• Aumentar Fonte
  • Diminuir Fonte
  • Trocar contraste

Áreas da Psicologia: conheça as 5 principais para seguir carreira

Existem muitos caminhos para uma pessoa formada em Psicologia seguir, e essa é uma grande vantagem de cursar essa graduação. Para você que está cogitando prestar vestibular para o curso, a gente vai apresentar as 5 áreas da Psicologia mais comuns de atuar.

Nesse post, a gente espera despertar algum interesse específico em você. Mas, se gostar de mais de um campo, não se preocupe! Você terá cerca de 5 anos para decidir (a duração da graduação). Aproveite a leitura!

áreas da psicologia - pessoa pensativa com a mão na lateral da face

Como saber qual das áreas da Psicologia é a melhor para mim?

Ao longo do curso, o aluno de Psicologia vai se identificar com alguns assuntos e, naturalmente, fará sua escolha. Por outro lado, conhecer previamente os principais setores de atuação pode ajudar você a começar a disciplina com outro olhar.

Da mesma forma, além de conhecer bem as áreas, é importante que o estudante viva na prática pelo menos algumas delas. Por isso, nossa dica é fazer o máximo de estágios profissionais que você puder, em diferentes campos.

Há algumas dicas bem simples e práticas que você pode desenvolver durante a sua graduação que podem te ajudar bastante a conhecer as áreas. Aqui vai algumas delas:

  • conversar com profissionais do ramo (se não conhecer nenhum, sugira ao professor levar algum convidado para a aula);
  • conversar com o professor da disciplina da área que você cogita seguir;
  • buscas oportunidades de estágios voluntários;
  • sempre que for oportuno, fazer os trabalhos de pesquisa da faculdade puxando para o ramo que você pensa em seguir.

Ter um contato mais próximo com o assunto é uma forma de se preparar para as dificuldades e ponderar a decisão.

Afinal, nem tudo são flores, e cada campo de atuação pode ter seus “espinhos”, mas, se você tiver paixão, algum deles vai valer muito a pena. 

pessoa no consultório conversando com a psicóloga

1. Psicologia clínica

Essa é provavelmente a área mais conhecida. Trata-se dos psicólogos que atendem pessoas em consultórios particulares ou públicos, com a caraterística de serem mais generalistas.

Eles acolhem pacientes com problemas pessoais que queiram ou precisem de acompanhamento.

O psicólogo clínico, por exemplo, pode se especializar em alguma abordagem de atendimento, como:

  • Psicanálise (de diversas vertentes, como Freudiana, Junguiana etc);
  • Terapia Cognitivo Comportamental (TCC);
  • Psicoterapia corporal; e
  • Psicoterapia breve focal.
áreas da psicologia - psicóloga anotando o que outra pessoa diz

2. Psicologia hospitalar

Na Psicologia Hospitalar, atuam especialistas em prestar atendimento psicológico aos familiares e aos enfermos de um hospital.

Essa é uma área importantíssima para garantir a saúde mental, especialmente em situações de perdas e grandes traumas, tendo em vista o contexto que vivenciam.

áreas da psicologia - aluno em sala de aula sorrindo para outro aluno

3. Psicologia escolar 

Esses profissionais ajudam as crianças e adolescentes a lidarem com conflitos, decisões e relacionamentos típicos da idade. A maioria das escolas dispõe de um profissional de psicologia escolar, porque entendem que para muitos alunos é difícil tratar esses temas em casa.

Psicólogos escolares, além de fazerem atendimentos particulares com os estudantes, devem propor debates e atividades periódicas, como aconselhamento para pré-vestibulandos. Além disso, devem se mostrar sempre presentes, visitando as salas de aula para lembrar a importância do diálogo.

áreas da psicologia - psicólogo conversando com uma equipe de trabalho

4. Psicologia organizacional 

A Psicologia Organizacional, também é conhecida como Gestão de Pessoas. Nesse campo, profissionais da Psicologia trabalham com os conflitos dentro de uma empresa.

Assim, podem atuar no desenvolvimento ou acolhimento dos funcionários que precisam de suporte emocional, na seleção de candidatos, junto ao Recursos Humanos (RH), entre outras funções. 

trânsito com congestionamento de carros

5. Psicologia do trânsito

Sabe o teste psicotécnico para Carteira Nacional de Habilitação (CNH)? Pois bem, ele é desenvolvido e aplicado por psicólogos.

Diante disso, esse profissional está apto a dar pareceres e laudos que certifiquem que os candidatos à CNH estão aptos a dirigirem de forma segura.

Viu como psicólogos são importantes na nossa sociedade? Seja em consultórios, escritórios, escolas ou qualquer um dos ambientes citados, eles ajudam a manter nossa saúde e lidar com nossas batalhas internas. 

Por fim, agora que você sabe quais são as principais áreas da psicologia, escolha a pós-graduação perfeita para você na Faculdade Descomplica!