• Aumentar Fonte
  • Diminuir Fonte
  • Trocar contraste

Qual a importância da educação no mundo?

Você já parou pra pensar sobre a importância da educação pras pessoas, sociedade e mundo? Esse é um tema bastante abrangente, mas que merece a consideração de todos.

Quando falamos de educação, a ideia costuma remeter ao ambiente da sala de aula e o conhecimento sendo transmitido pelos professores. Esse é o cenário mais clássico relacionado à formação da cidadania, sendo também um exemplo que reforça a importância da educação no mundo.

Isso porque, tal formato de transmissão de conhecimentos é bastante antigo e difundido. Ou seja, não há dúvidas sobre o papel que a educação exerce no progresso da sociedade em qualquer contexto. No entanto, hoje em dia sobram debates sobre como conduzi-la.

A educação tem o seu histórico intimamente ligado ao desenvolvimento da escrita. Os primeiros registros de escolas vêm do Egito Antigo, sob a orientação do tesoureiro do faraó Mentuhotep II. Isso foi em cerca de 2050 a.C.

Quer saber mais sobre a importância da educação pra sociedade? Então, fique de olho no artigo que preparamos a seguir!

a importância da educação - crianças realizando atividades na escola

Qual é a importância da educação na vida das pessoas?

A educação é um dos aspectos da vida que até pode ser que alguém não dê tanta importância, mas coletivamente entendemos o seu valor. Tanto que a Constituição Federal de 1988 prevê a educação como direito de todos e dever do Estado e da família.

Veja abaixo os principais argumentos que sustentam a importância da educação pra vida das pessoas.

Ingresso no mercado de trabalho

A importância da educação também se reforça diante da necessidade de se qualificar pra exercer uma profissão.

Independentemente da área de atuação, é fundamental não apenas ter conhecimentos básicos pra viver em sociedade, como também o entendimento adequado pra conduzir as atividades desse ofício.

Nenhuma escola profissionalizante ou até mesmo faculdade de ensino superior são capazes de entregar todo o conhecimento que alguém precisa pra exercer uma profissão. Afinal, também é importante ter aquela educação básica vinda da escola.

Auxílio na tomada de decisões

A educação também é fundamental pra que as pessoas consigam absorver o máximo de informação possível sobre determinado tema antes de tomar decisões. Fazer escolhas sem embasamento pode ser altamente desastroso e é o que acontece quando não existe cuidado ao seu informar.

Aliás, isso reforça o quanto o processo de educação não termina após a saída da escola. As pessoas devem estar em constante aprendizado pra que absorvam novos conceitos e saibam distinguir informações legítimas daquelas que não são.

Solução de problemas

Durante o dia a dia, é comum que encontremos alguns problemas que necessitam de solução. No entanto, nem sempre essa resposta é óbvia, sempre exigindo uma formação competente de alguém capaz de analisá-lo cuidadosamente e resolvê-lo.

A educação oferece as ferramentas que as pessoas precisam pra ponderar adequadamente diante de problemas de quaisquer tipos e usar a criatividade pra pensar em soluções efetivas. Elas geralmente são um apanhado do repertório adquirido até o momento pela pessoa.

a importância da educação - pessoa escolhendo um livro na biblioteca

Qual é a importância da educação na formação do cidadão?

Ao falar sobre a importância da educação, também é importante considerar como isso afeta a formação do cidadão. Ou seja, a vida em sociedade prevê que seus integrantes tenham uma educação plena que os permita dar continuidade a ela e também evoluí-la.

Conheça a seguir em quais aspectos fica nítida a importância da educação sobre a formação do cidadão.

Postura ética

Nem todos os valores do cidadão vêm da família. Muitos deles também vêm da educação vinda de professores, como os da escola ou de outras fases da vida. Essa formação ética é essencial pro bom funcionamento da sociedade, além de contribuir positivamente pros demais aspectos desta lista.

Saber reconhecer e analisar de forma crítica possíveis dilemas éticos é algo que faz parte da vida de todos. Considerar a importância da educação envolve entender que ela é essencial pra que o cidadão possa se posicionar de forma correta e alinhada com o bom funcionamento da sociedade em que ele está inserido.

Direitos e deveres

Ao ter uma boa educação, um cidadão se torna capaz de entender dois aspectos fundamentais da vida em sociedade: seus direitos e deveres.

Enquanto os primeiros resguardam aquilo que ele tem liberdade pra fazer ao viver sob esse contexto, os segundos apontam exigências pra continuar contribuindo com o coletivo.

Sem o entendimento de direitos e deveres, não é possível contar com cidadãos devidamente formados em sociedade. O resto do coletivo tende a sofrer com isso, já que o desequilíbrio será cada vez mais insustentável.

Compromisso democrático

Falar sobre a importância da educação também entra no aspecto político, especificamente naquele referente ao cidadão exercer seu papel democrático.

Isso não significa apenas votar a cada dois anos, mas também acompanhar de perto os acontecimentos da área e cobrar os agentes públicos.

O compromisso democrático exige uma boa educação da parte da sociedade porque esse é o único modo de garantir a boa condução de seus governos. E eles, por sua vez, têm a responsabilidade de resguardar a sociedade no aspecto político e administrativo.

a importância da educação - duas crianças no notebook

Como dar mais valor à importância da educação?

Considerando como a educação é importante sob inúmeros contextos, é fundamental que sempre existam esforços dedicados a protegê-la e garanti-la junto à sociedade.

Ao mesmo tempo, como a Constituição Federal prevê a educação como direito pro coletivo, é essencial que sempre existam mecanismos pra atendê-la.

Além disso, o exercício democrático é uma forma de se certificar de que a educação continue recebendo a importância necessária em todos os âmbitos.

Votar em políticos comprometidos com essa pauta é essencial pra que ela não seja esquecida ou se torne vítima de um planejamento que não considera as suas necessidades.

Por fim, a valorização da educação é algo que deve ser conscientizada desde a infância. Certifique-se de que as crianças próximas a você tenham acesso à formação adequada e contribua da forma que puder pra que mais gente aproveite esse benefício.

Como você pôde acompanhar, falar da importância da educação envolve considerar diferentes aspectos da sociedade e as suas demandas.

Por um lado, as pessoas precisam dela pro aspecto individual, seguirem carreiras e tomarem decisões inteligentes. Em paralelo, há a necessidade de educação pra perpetuar a vida em uma sociedade justa e digna.

Ainda no assunto da importância da educação, não podemos deixar de lado o aspecto do acesso fácil a ela. Acesse o site e conheça as opções de cursos online da Faculdade Descomplica!