Você já ouviu falar sobre alguns exemplos de soft skills? Cada vez mais importantes para as empresas, elas tendem a fazer toda a diferença nos processos seletivos.
Quem não possui as soft skills desejadas pelo mercado tem grande desvantagem em relação à concorrência e, por isso, é muito importante se tornar um profissional que se preocupa em desenvolver essas habilidades.
Nos dias de hoje, ainda é comum que se dê mais importância às capacidades operacionais e de execução de um profissional.
Entretanto, cada vez mais, a inteligência emocional ganha destaque e se torna um fator que pode fazer toda a diferença em um processo seletivo ou até em promoções dentro da companhia.
Habilidades como escuta ativa, gestão do tempo e pensamento sistêmico são essenciais para ter motivação, foco e colaborar de maneira produtiva.
Quer entender melhor as soft skills e como saber se você já possui alguma? Siga as nossas dicas a seguir!
O que são as soft skills e como elas impactam o mercado de trabalho?
A tradução de soft skills para o português pode ser resumida em “habilidades comportamentais”.
Muitas delas já estão presentes em nós e outras podem ser desenvolvidas. Há, ainda, as que fogem do nosso repertório – embora todas possam ser melhoradas.
Especialistas dizem que o QI garante um emprego, a inteligência emocional garante uma promoção e a falta de inteligência emocional faz com que o profissional seja demitido.
É por meio das soft skills que os profissionais podem conquistar espaço e confiança para além de suas habilidades técnicas (hard skills).
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Exemplos de soft skills exigidas pelo mercado
Existem inúmeras soft skills, mas algumas delas não podem faltar em um profissional que almeja as melhores oportunidades. As principais são:
Resiliência
Quem acredita que errar no trabalho é proibido costuma estar sempre estressado e tem muita dificuldade em ouvir feedbacks negativos. Profissionais resilientes compreendem as falhas, as interpretam e criam novos caminhos com base em experiência e aprendizado.
Colaboração
Saber trabalhar em grupo é muito importante no dia a dia das empresas. Quem busca o melhor resultado para si e para toda a equipe deve, eventualmente, tomar atitudes em prol dos seus colegas.
Gestão do tempo
É preciso entender que os rumos dos desafios podem mudar de acordo com imprevistos. Quem consegue entender isso e se adaptar às mudanças sai na frente da concorrência.
Trabalhar sob pressão
Nas grandes empresas, essas expectativas costumam ser altas e as pessoas precisam aprender como se guiar no dia a dia tendo que suportá-las.
Escuta ativa
A escuta ativa, que deve ser atenta e empática, faz parte da boa comunicação em uma companhia. É importante compreender sua importância para a compreensão mútua e evolução de todos.
Orientação para resultados
É importante atentar sempre para os objetivos coletivos e pessoais dentro de uma empresa. Para essa habilidade comportamental, o indivíduo precisa saber analisar o que serve e o que não serve, durante a rotina, para gerar o resultado final.
Pensamento sistêmico
O pensamento sistêmico prega que o todo é sempre mais importante do que as partes que o compõem. Ele é fundamental na análise de um sistema complexo como um todo.
Como saber se tenho alguma soft skill?
Está na dúvida se você possui alguma dessas soft skills ou precisa desenvolvê-las? Vem fazer o nosso teste de soft skill! Totalmente gratuito, ele permite que você descubra o que já está legal e o que pode melhorar.
Desenvolver as soft skills é algo possível e bastante importante para os profissionais. Então, é hora de saber quais são suas fortalezas e pontos fracos.
Dá uma olhada na websérie da Descomplica, feita em parceria com o Porta dos Fundos, e veja quais são as soft skills mais quentes do mercado!