Você sabia por que foi criada uma ciência da sociedade e qual é seu objetivo? A Sociologia, que surgiu no século XIX, na Europa, é resultado de uma intensa tentativa das pessoas de interpretarem a sociedade contemporânea, que passava por intensas mudanças sociais. Entender seu contexto histórico, como surgiu e seu objetivo é fundamental para quem vai prestar o Enem.
Você sabia, por exemplo, que as mudanças ocorridas no século XIX são derivadas de outras, que começaram no século anterior. Iluminismo, Revolução Francesa e Revolução Industrial foram importantes acontecimentos históricos, representando a mudança de um campo da experiência humana.
Se você busca um bom resumo de Sociologia para o Enem, vem com a Descomplica! A gente te ajuda a entender como a disciplina é cobrada no exame!
Como surgiu a Sociologia?
Com as mudanças de mentalidade na Europa, no século XIX, algumas pessoas buscaram construir uma ciência da sociedade para estudar esses movimentos tão intensos.
Prova disso é que alguns autores afirmam que a sociologia é a “ciência da crise”, já que se originou de uma crise na sociedade europeia.
Já no século XIX, a corrente de pensamento criada por Augusto Comte, denominada de Positivismo, teve grande importância para o Sociologia. De forma geral, essa corrente de pensamento defendia que a ciência era o único conhecimento útil a ser buscado pela humanidade. Isso significa que o caminho do progresso dependia necessariamente da aplicação da metodologia científica.
Com isso, os fenômenos sociais também deveriam ser analisados, segundo Comte, a partir dos métodos rigorosos da ciência. Foi desta forma que a Sociologia surgiu como o estudo científico acerca das sociedades.
Quem foi o fundador da Sociologia?
Embora se fale bastante de Comte, que influenciou o surgimento da Sociologia, Émile Durkheim é considerado o pai desta ciência. Psicólogo e sociólogo francês, ele foi o primeiro a criar um método sociológico que distinguiu a sociologia das demais ciências humanas.
O pensador também ocupa, junto a Karl Marx e Max Weber, a tríade da Sociologia Clássica. Seu método está baseado no reconhecimento e estudo do que ele chamou de fatos sociais.
Segundo ele, é necessário desfazer-se do conhecimento de senso comum e da tradição para poder entender cientificamente as estruturas sociais que ordenam o mundo humano.
Qual é o contexto histórico da Sociologia?
A Sociologia surgiu na época conhecida como “o século das luzes”. Como já dissemos acima, nesta época, surgiram os movimentos da Revolução Francesa, bem como o Iluminismo e a Revolução Industrial.
Neste período, o sistema feudal era simples e não necessitava de grandes esforços para ser compreendido, já que era estamental e tinha pouca mobilidade social. Por isso mesmo, não havia espaço para questionamentos.
Com o nascimento dos burgos, o aumento da comercialização, mercantilismo e o contato com novos povos, boa parte da população começou a enxergar uma nova organização social.
É neste contexto que surge o Renascimento, quando a humanidade se voltou para a racionalidade como forma de alcançar a verdade. O Iluminismo trouxe a ideia de maior separação entre a Igreja e o Estado, a partir de um olhar objetivo e científico.
Já a Revolução Industrial, com a descoberta da máquina a vapor, permitiu que a economia saísse de um eixo familiar de manufatura e subsistência para um cenário de maquinofatura com grandes trocas mercantis.
Houve, ainda, o êxodo rural, com formação de aglomerações urbanas e mudança na estrutura social. Surgem, com isso, situações de fome, miséria, desemprego, violência e pandemias, exaltando a necessidade de quebrar o poder monárquico e estimular uma política laica – algo impulsionado pela Revolução Francesa.
Em um primeiro momento, os sociólogos buscavam entender as modificações na sociedade e propor novas formas de arranjos sociais para o povo francês, como fizeram Karl Marx e Marx Weber.
E aí? Conseguiu entender melhor o tema Sociologia? Vem saber mais no cursinho pré-vestibular da Descomplica e faça bonito no exame!