O sistema endócrino é formado por um conjunto de glândulas endócrinas, responsáveis pela produção de hormônios. Essas glândulas são chamadas de endócrinas pois lançam os hormônios diretamente no sangue.
[caption id="attachment_70041" align="aligncenter" width="387"]
O Sistema Endócrino Humano
Vejamos algumas glândulas que constituem o sistema endócrino humano e a função dos hormônios produzidos por elas. HipotálamoEstá localizado na base do encéfalo, abaixo da região encefálica chamada de tálamo. Apresenta células neurossecretoras, que são neurônios especializados na produção e liberação de hormônios.
Hipófise
Está localizada sob o encéfalo e ligada ao hipotálamo. Pode ser considerada a mais importante glândula do organismo, já que ativa diversas outras glândulas com seus hormônios. Também é chamada de pituitária e é constituída de duas partes: a adeno-hipófise e a neuro-hipófise.
[caption id="attachment_70039" align="aligncenter" width="483"]
Neuro-hipófise (lobo posterior da hipótese):
Libera dois principais hormônios produzidos pelas células neurossecretoras do hipotálamo: a ocitocina e o hormônio antidiurético (vasopressina ou ADH).
[caption id="attachment_70032" align="aligncenter" width="638"]
Adeno-hipófise (lobo anterior da hipófise):
Produz diversos hormônios, cuja secreção depende de estímulos do hipotálamo.
[caption id="attachment_70031" align="aligncenter" width="646"]



A espécie humana apresenta quatro glândulas paratireóides, que ficam aderidas à parte posterior da tireóide.
O paratormônio participa, junto a calcitonina da tireoide, de um delicado equilíbrio do cálcio sanguíneo. O paratormônio sinaliza aos osteoblastos, para que estimulem os osteoclastos e resultem assim na liberação de cálcio no sangue. Esse aumento suprime a produção de paratormônio, para que não haja uma descalcificação excessiva. A calcitonina da tireoide atua de forma oposta, inibindo a ação dos osteoclastos, permitindo assim que haja osteogênese, ou seja, reabsorção do cálcio para a matriz óssea, diminuindo sua concentração no sangue, o que estimula a produção de paratormônio, prosseguindo com o ciclo. PâncreasO pâncreas apresenta funções endócrinas e exócrinas, sendo classificado como uma glândula mista. A parte exócrina é constituída por pequenas bolsas que liberam suco pancreático no duodeno. A parte endócrina é formada por células denominadas ilhotas de Langerhans. Essas ilhotas possuem dois tipos celulares: células alfa (produzem glucagon) e células beta (produzem insulina).
[caption id="attachment_70044" align="aligncenter" width="265"]

São localizadas sobre o rim e constituídas por tecidos secretores distintos: o córtex (parte externa da glândula) e a medula (porção interna).
[caption id="attachment_70048" align="aligncenter" width="300"]

Chamadas de testículos nos machos e ovários nas fêmeas, as gônadas produzem hormônios sexuais esteróides que controlam o ciclo reprodutivo e o comportamento sexual.
- Homem
[caption id="attachment_70051" align="aligncenter" width="636"]

Exercícios
1. (Fuvest-1998) Uma jovem que sempre foi saudável chegou a um hospital em estado de coma. O histórico da paciente revelou que ela recebera erroneamente injeção de uma dose excessiva de insulina.
a) Por que a injeção de insulina induziu o coma na jovem? b) A insulina é normalmente administrada a pacientes com disfunção de que órgão? Qual é a doença causada pela deficiência de insulina?
2. (Vunesp-2008) Os esportes radicais são atividades muito difundidas entre os jovens e têm recebido crescente atenção da mídia, inclusive com veiculação pela televisão. Uma característica deles, utilizada na sua propaganda, é a capacidade de induzir um aumento na produção de adrenalina nos participantes. Indique a alternativa que descreve corretamente o local de produção e a ação da adrenalina.
a) Pâncreas – vasoconstrição, sudorese e elevação do nível de açúcar no sangue. b) Hipófise – vasodilatação, aumento na freqüência dos batimentos cardíacos e dilatação de pupilas e brônquios. c) Supra-renais – vasodilatação, sudorese e dilatação das pupilas. d) Hipófise – redução no volume sanguíneo, redução na pressão sanguínea sistêmica e elevação do nível de açúcar no sangue. e) Supra-renais – vasoconstrição, aumento na freqüência dos batimentos cardíacos e elevação do nível de açúcar no sangue.
3. (UFC-2007) Um amigo meu ficou sabendo que estava com câncer na tireóide e teria que se submeter a uma cirurgia para a retirada desse órgão. Ele foi informado de que, como conseqüência da cirurgia, teria que tomar medicamentos, pois a ausência dessa glândula:
a) provocaria a ocorrência do aumento do volume do pescoço, caracterizando um quadro clínico conhecido como bócio endêmico. b) reduziria a produção do hormônio de crescimento, provocando a redução de cartilagens e ossos, fenômeno conhecido como nanismo. c) diminuiria a concentração de cálcio no sangue, levando à contração convulsiva das células musculares lisas, o que provocaria a tetania muscular. d) comprometeria a produção do hormônio antidiurético, aumentando a concentração de água no sangue e diminuindo o volume de urina excretado. e) levaria a uma queda generalizada na atividade metabólica, o que acarretaria, por exemplo, a diminuição da temperatura corporal.