Blog Descomplica

Exercícios Resolvidos: Operadores argumentativos e Coesão

Resolva exercícios de vestibular sobre "Operadores Argumentativos e Coesão", aprenda o passo-a-passo das resoluções e e gabarite o Enem e os vestibulares!
porDescomplica| 22/04/2016

Compartilhe

Leia o resumo “Operadores Argumentativos e Coesão” e resolva os exercícios abaixo.

Operadores Argumentativos e Coesão

1. (ENEM 2001)

O mundo é grande

O mundo é grande e cabe
Nesta janela sobre o mar.
O mar é grande e cabe
Na cama e no colchão de amar.
O amor é grande e cabe
No breve espaço de beijar.
(ANDRADE, Carlos Drummond de. Poesia e prosa. Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 1983)

Neste poema, o poeta realizou uma opção estilística: a reiteração de determinadas construções e expressões linguísticas, como o uso da mesma conjunção para estabelecer a relação entre as frases. Essa conjunção estabelece, entre as ideias relacionadas, um sentido de:

a) comparação
b) conclusão.
c) oposição.
d) alternância.
e) finalidade.

 

2. (Enem 2011)

Cultivar um estilo de vida saudável é extremamente importante para diminuir o risco de infarto, mas também de problemas como morte súbita e derrame. Significa que manter uma alimentação saudável e praticar atividade física regularmente já reduz, por si só, as chances de desenvolver vários problemas. Além disso, é importante para o controle da pressão arterial, dos níveis de colesterol e de glicose no sangue. Também ajuda a diminuir o estresse e aumentar a capacidade física, fatores que, somados, reduzem as chances de infarto. Exercitar-se, nesses casos, com acompanhamento médico e moderação, é altamente recomendável.
(ATALIA, M. Nossa vida. Época. 23 mar. 2009)

As ideias veiculadas no texto se organizam estabelecendo relações que atuam na construção do sentido. A esse respeito, identifica-se, no fragmento, que

a) a expressão “Além disso” marca uma sequenciação de ideias.
b) o conectivo “mas também” inicia oração que exprime ideia de contraste.
c) o termo “como”, em “como morte súbita e derrame”, introduz uma generalização.
d) o termo “Também” exprime uma justificativa.
e) o termo “fatores” retoma coesivamente “níveis de colesterol e de glicose no sangue”.

 

3. (UERJ) Observe as formas sublinhadas em:
“Morava então (1893) em uma casa de pensão no Catete. Já por esse tempo este gênero de residência florescia no Rio de Janeiro. Aquela era pequena e tranquila.” (l. 11-14)

Esse, este e aquela são formas empregadas como recursos de coesão textual. Indique a classe gramatical a que pertencem essas palavras e justifique a escolha de cada uma no trecho de acordo com a respectiva função textual.

 

GABARITO

1. C

Comentário: Nem sempre o e funcionará como adição. Dependendo do contexto, uma mesma conjunção pode estabelecer relações diferentes entre os enunciados. É o que o ocorre com o e no poema em questão: as orações são introduzidas pelo e que, neste caso, atua como uma conjunção adversativa, uma vez que estabelece confronto em relação à oração anterior. Se substituirmos tal conjunção pelo MAS, por exemplo, verificaremos claramente que a oposição é estabelecida, por isso que a alternativa C é a única possível para o que se pretende. No poema, contrapõe a ideia de grandeza do mundo à pequenez da janela, a grandeza do mar à pequenez da cama e do colchão, a grandeza do amor ao “breve espaço de beijar.”
Sendo assim, as demais alternativas não contemplariam o sentido que se espera, pois para não há nenhuma comparação (alternativa A) estabelecida tampouco uma conclusão (alternativa B); também não há nenhuma alternância (alternativa D) e não expressa nenhuma finalidade (alternativa E)

 

2. A

Comentário: Comentário: A locução ‘’além disso’’ estabelece coesão e marca uma sequência de ideias e enumera os benefícios de um estilo de vida saudável, com a prática regular de exercícios físicos e alimentação equilibrada. A expressão introduz mais ideias em consonância com as apresentadas anteriormente.
As outras alternativas estão incorretas pelo seguinte: o conectivo ‘’mas também’’, ao contrário do que se afirma na letra B, traz uma ideia de soma, por ser essa uma locução conjuntiva aditiva; o ‘’como’’ (letra C) não introduz uma generalização, mas sim especifica, cita alguns problemas que podem ser evitados quando se tem um estilo de vida saudável; ‘’também’’ (letra D) é uma palavra denotativa que traz consigo a ideia de inclusão; já o termo ‘’fatores’’ retoma na verdade as expressões ‘’diminuir o estresse e aumentar a capacidade física’’.

 

3. Comentário: As palavras esse, este e aquele são pronomes demonstrativos, sendo os mesmos importantes operadores coesivos, pois servem para fazer referência ao que já foi dito (anáfora) e ao que se vai dizer (catáfora). A coesão referencial é um processo linguístico que remete a interpretação de um elemento expresso no texto a outro que já foi utilizado para construir esse texto. No trecho em questão, esse refere-se ao ano de 1893, mencionado no início do trecho; este refere-se ao gênero de residência, mencionado na sequência e aquela retoma uma informação dita anteriormente: uma casa de pensão no Catete.


Enem Power R$ 19,90

Comentários

ícone de atenção ao erroícone de atenção ao erroícone de atenção ao erro
Quer receber novidades em primeira mão?
Prontinho! Você receberá novidades na sua caixa de entrada.

Veja também

Separamos alguns conteúdos pra você

logo descomplica