Variáveis x Invariáveis
Os pronomes relativos invariáveis, como o próprio nome sugere, não irão se modificar de acordo com o gênero ou número. São eles:- Que (quando no sentido de > a o qual e flexões)
- Quem (quando no sentido de > o qual e flexões)
- Onde (quando no sentido de > no qual e flexões)
- qual: o qual, a qualns quais, as quais
- cujo: cujo, cuja, cujos, cujas
- quanto: quanto, quanta, quantos, quantas
Utilizando os pronomes relativos
Uma vez conhecidos os pronomes e suas variações, é necessário compreender como utilizar. Em primeiro lugar, o emprego de cada um virá precedido de preposição se a regência do verbo exigir. Em tese: preposição exigida pelo verbo + pronome relativo + termo que se faz regente.Que, o qual e suas variações
Ambas as palavras, quando inseridas no contexto de pronome relativo, referem-se, geralmente, a pessoas ou coisas, sempre mencionando o termo antecedente. Quando a regência verbal pedir uma preposição, também irá aparecer na mesma formulação apresentada acima. Exemplos:Os assuntos sobre os quais falei cairão na prova de amanhã. Eu comprei um apartamento quenão é perto do centro da cidade.
Cujo e suas variações
Indicando relação de posse sobre o termo anteriormente mencionado, o cujo é utilizado sempre de forma variável, por não haver a presença de artigo posterior a sua apresentação. Assim, analisemos algumas sentenças:Encontrei o homemcujo nariz era quebrado devido a um acidente. Aquela é a moça cujas pernas estão acidentadas.
Quem
Diferentemente de outros já apresentados, o quem, quando inserido na função de pronome relativo, terá função de mencionar pessoas ou coisas personificadas. Normalmente, o termo vem antecedido de preposição. Vejamos:Você não é mais a pessoa por quem me apaixonei quando jovem.
Quanto
O quanto é um pronome relativo que virá, obrigatoriamente, antecedido por um pronome indefinido (tanto, tudo, todas, todos, toda, todo). Exemplos:Tudo quantoera gente esteve presente em meu casamento.
Onde
Também podendo ser substituído por “em que”, possui valor de localização, fazendo referência a um lugar. Vejamos exemplificações:Rio de janeiro é a cidade onde nasci.
Atenção: Muitas vezes, o pronome “onde” é empregado de maneira coloquial. Na língua culta, o uso desse relativo deve ser limitado aos casos em que há referência a lugares físicos e espaciais. Caso não haja, devemos utilizar “em que”, “no qual” (e suas flexões).Assim, compreender a utilização dos pronomes relativos vai muito além da clássica “decoreba” dos termos, é necessário entender sua utilização e seus modos de variar em determinados contextos. Conhecendo sua definição e aplicação, podemos utilizá-los da maneira correta, de acordo com a gramática da língua portuguesa. Veja também alguns exercícios sobre pronomes. Esse é um dos temas importantes para a sua preparação par ao Enem. Caso você queira ter acesso a diversos conteúdos completos como esse, além de aulas e monitorias com os melhores professores do Brasil, conheça o Cursinho Pré Vestibular da Descomplica.