Blog Descomplica

Pós-Graduação reconhecida pelo MEC: conheça as principais informações

Confira as informações mais importantes que você precisa saber sobre cursar uma pós-graduação reconhecida pelo MEC. Acesse!
porDescomplica| 17/07/2021

Compartilhe

Já pensou se esforçar ao máximo pra finalizar um curso de especialização e descobrir que ele não tem validade? É por isso que você precisa ter muita atenção e checar se está fazendo uma pós-graduação reconhecida pelo MEC.

Ter o reconhecimento do MEC é essencial pra que um curso superior, seja de graduação ou de pós-graduação, emita certificados válidos pra educação a distância e presencial. Dessa forma, ajuda a atestar a qualidade dele e ajuda você a ficar longe de instituições fraudulentas.

Felizmente, esse processo é bastante simples de fazer. O MEC disponibiliza acesso livre a essas informações, além de ser possível conferir a portaria de autorização que a sua instituição de ensino divulga.

A seguir, você vai aprender sobre a importância de fazer uma pós-graduação reconhecida pelo MEC e como checar se o seu curso tem esse selo de aprovação. Confira!

Pós-graduação reconhecida pelo MEC: imagem de uma mão em detalhe escrevendo com uma caneta em um caderno pequeno ao lado de um notebook

Por que uma pós-graduação reconhecida pelo MEC é importante?

O MEC é o órgão público responsável por regulamentar os vários cursos educacionais do Brasil. Toda universidade que abre um curso de graduação ou de pós-graduação precisa receber o reconhecimento dele pra atestar sua qualidade.

Não se limite a uma instituição que é apenas credenciada pelo MEC. Esse é outro processo, um que toda faculdade e universidade precisa realizar pra começar a funcionar. A avaliação individual dos cursos vem somente com o reconhecimento.

Infelizmente, ainda existem muitos cursos sem reconhecimento que emitem certificados inválidos. Ou seja, os alunos formados nessas especializações terão dificuldades pra ingressar nos mercados escolhidos.

Então, ao cogitar fazer uma pós-graduação, um passo importante que você deve tomar é checar o reconhecimento dele junto ao órgão máximo do setor no país.

Pós-graduação reconhecida pelo MEC: detalhe de uma mão segurando um smartphone junto a um notebook

Como identificar uma pós-graduação reconhecida pelo MEC?

Agora que você já entendeu como é importante fazer uma pós-graduação reconhecida pelo MEC, o próximo passo é saber como ter certeza de que o seu curso se encaixa nesse critério. Afinal, pode ser uma surpresa bem desagradável descobrir isso logo no semestre final, certo?

O processo é bastante simples e envolve buscar na fonte. Ou seja, basta acessar o site do e-MEC e clicar em “Consulta Avançada”. Em seguida, escolha “Curso de Especialização”. Abaixo, você pode escrever o nome do curso ou simplesmente o da instituição de ensino.

Na lista que aparecer, é só selecionar o ícone da lupa pra abrir mais informações sobre a situação do curso. Por fim, você pode conferir se ele está com situação marcada como ativa.

Homem com a mão no queixo em frente a um computador.

Quais outras informações são importantes?

Você também pode clicar na aba “Instituição de Educação Superior” pra ver mais informações sobre ela. Nessa tela, você poderá se certificar de que está estudando em uma instituição que está em conformidade com o MEC.

Pra começar, veja se ela está em situação ativa no texto em vermelho na seção relacionada à IES. Além disso, vale a pena checar se esses dados correspondem com os que você tem e se são verdadeiros.

A partir dessa tela, você também pode ver uma lista completa dos cursos disponíveis nessa instituição de ensino. Ou seja, é uma maneira de conhecer outras opções de graduação e pós-graduação além da que você buscou.

Conferir se você está prestes a fazer uma pós-graduação reconhecida pelo MEC é essencial pra sua qualificação. Afinal, você precisa de um curso que emita um certificado válido, que servirá de porta de entrada pro mercado de atuação onde você pretende ingressar.

Quer conhecer várias opções de pós-graduações reconhecidas pelo MEC? Então conheça os cursos da Pós-graduação Online Descomplica!

Comentários

ícone de atenção ao erroícone de atenção ao erroícone de atenção ao erro
Quer receber novidades em primeira mão?
Prontinho! Você receberá novidades na sua caixa de entrada.

Veja também

Separamos alguns conteúdos pra você

logo descomplica