Entender as relações alimentares é um ponto indispensável pra conseguir compreender por completo como funciona um ecossistema em si. Nesse caso, elas estão relacionadas com as teias e cadeias alimentares, e com o fluxo de energia entre os seres vivos.
Entendendo o que é uma cadeia alimentar
De uma forma simples, uma cadeia alimentar é justamente a própria relação alimentar que existe dentro de um ecossistema. Assim, trata-se do fluxo de energia entre os seres vivos, através do processo de alimentação.
Afinal, é por meio desse sistema que os seres vivos conseguem retirar a energia necessária pra sobreviver, se alimentando de outro ser. Nesse caso, esse processo possui categorias bem definidas, que são os níveis tróficos.
O que é um nível trófico?
Esses níveis podem ser entendidos como a classificação dos seres vivos dentro da cadeia alimentar em si. Nesse caso, tudo vai depender de qual posição ele ocupa em relação ao fluxo de energia.
A divisão mais comum desse sistema é considerar 3 níveis tróficos: produtores, consumidores e decompositores. Vejamos melhor cada um deles!
Produtores
Os produtores são a base dasrelações alimentares, representando o nível inicial da cadeia. Como o próprio nome já permite entender, são os seres vivos capazes de produzir a sua própria alimentação.
Trata-se de organismos autotróficos, que se alimentam por meio do processo de fotossíntese, como as plantas. Mas há também seres quimiossintetizantes, como algumas bactérias.
De todo modo, eles não precisam consumir outros seres vivos pra se alimentar, mas sim tirar seus nutrientes da própria natureza, da luz, etc. E exatamente por isso que formam a base inicial.
Consumidores
Diferentemente dos organismos produtores, os consumidores são heterotróficos e não conseguem produzir sua alimentação. Pra isso, precisam retirá-los diretamente de outros seres vivos.
As relações alimentares começam a ser percebidas justamente a partir desse ponto, com o fluxo de energia direto, onde o consumidor se alimenta do produtor ou de outros consumidores.
Dentro dessa categoria, existem ainda diversas outras divisões, que estão relacionadas com os níveis estabelecidos entre os consumidores. Afinal, uma grande parte dos seres vivos não se alimenta dos produtores em si, mas sim de um outro consumidor.
É possível identificar os primários, secundários, terciários, etc., sempre subindo o nível dentro da cadeia de alimentação. Os animais herbívoros, por exemplo, são primários, já os carnívoros estão em níveis mais altos da cadeia.
Decompositores
Oterceiro nível trófico, por outro lado, fecha esse ciclo das relações alimentares.
Fazem parte dessa categoria os seres que decompõem os demais organismos, reciclando os nutrientes pro início de um novo processo. Os seus principais representantes são as bactérias decompositoras.
Relações alimentares entre os seres vivos: teia alimentar
Diferentemente das cadeias alimentares, que são mais unidirecionais, a teia alimentar mostra realmente o emaranhado de diversos ciclos alimentares. Afinal, um mesmo ser consegue ocupar níveis tróficos diferentes, e estar em cadeias variadas.
Quando se pensa nos animais onívoros, por exemplo, que se alimentam de tudo um pouco (como é o caso dos seres humanos), eles acabam ocupando pontos diferentes dentro da cadeia alimentar, passando por consumidores primários, terciários, etc.
Fluxo de energia dentro da cadeia alimentar
Em relação ao início da cadeia alimentar, vale lembrar que é a justamente a energia luminosa do Sol que dá início a todo o processo. Os seres autotróficos fazem a sintetização dessa energia, que pouco a pouco vai sendo passada pros demais organismos.
No entanto, durante esse processo, não há a transferência completa dessa produção, já que os seres vivos vão liberando energia ao longo de suas atividades.
Quando consumido, apenas uma parte da energia inicial é que é realmente repassada. Assim, não é ela que retorna pro início do ciclo, mas sim os nutrientes da matéria.
Exercício sobre as relações alimentares
Pra entender mais sobre as relações alimentares, é fundamental praticar através de exercícios específicos sobre essa temática. Por isso, confira algumas questões relacionadas:
Questão 1
As cadeias alimentares mostram o fluxo de energia entre os organismos, com relação a sua produção e consumo por parte dos seres vivos. Já as teias estão relacionadas ao próprio emaranhado de diversas cadeias em um ecossistema.
Nesse sentido, os níveis tróficos servem justamente pra classificar em qual nível um organismo ocupa dentro dessas relações alimentares. Sobre isso, marque a alternativa correta:
- Na base da cadeia alimentar estão os consumidores, que conseguem consumir a energia do seu próprio corpo.
- Os seres heterotróficos são capazes de produzir a sua própria alimentação, e por isso ocupam o primeiro nível trófico.
- Os seres autotróficos são capazes de produzir a sua própria alimentação, e por isso ocupam o primeiro nível trófico.
- A cadeia alimentar é formada por organismos dentro de um mesmo nível trófico, sendo todos consumidores.
- Os produtores são responsáveis por fazer a decomposição da matéria, dando início a um novo ciclo dentro da cadeia alimentar.
Questão 2
Na Amazônia, diversas plantas aquáticas atuam como produtores iniciais das relações alimentares, sendo a base da cadeia de alimentação. Afinal, diversos outros animais como tambaquis e lambaris consomem essas plantas naturalmente.
Por sua vez, são as piranhas que se alimentam dos lambaris e tambaquis. Seguindo mais pra cima dessa cadeia, os jacarés possuem uma alimentação à base de peixes, consumindo os tambaquis e inclusive as piranhas.
Nesse sentido, a teia alimentar mostra que os organismos conseguem ocupar mais de um nível trófico. Assim, qual dos seres vivos descritos acima está inserido em níveis diferentes?
- Plantas aquáticas
- Lambaris
- Tambaquis
- Jacarés
- Todos
Resposta dos exercício sobre as relações alimentares
Questão 1 – A resposta desse exercício é a alternativa C, já que os seres autotróficos são realmente os que possuem a capacidade de produzir a sua alimentação. Nesse caso, eles não precisam retirar sua energia consumindo outro organismo.
Questão 2 – Em suma, a resposta correta é a alternativa D, jacarés. Afinal, eles se alimentam dos lambaris, tornando-se então consumidores secundários. Por outro lado, também consomem piranhas, que já se alimentam de outros peixes.
Por isso, os jacarés também são consumidores terciários.
E então, curtiu o assunto? Aproveite também pra conhecer mais sobre sua futura carreira profissional aqui.