Em um universo cada vez mais recheado de informações, redes sociais e pessoas querendo se destacar, fica difícil separar o que é fato do que é fake, né? Mas sabia que um dos segredos para ser um profissional de sucesso é a habilidade de ter um pensamento crítico e identificar a veracidade das informações?
Desenvolver o pensamento crítico e ter a habilidade de diferenciar o que é verdadeiro, evitando a disseminação de algo falso, é algo muito valioso no mundo corporativo. Afinal de contas, o uso racional da informação é determinante para boas tomadas de decisão nas empresas e para o sucesso dos times.
Quer entender melhor como funciona a identificação da veracidade de informações e seu reflexo no mundo corporativo? A gente te explica!
Ciência da Informação: como ela ajuda a verificar se algo é verdadeiro
Com o aumento do número de informações na internet, surgiram métodos para a análise e organização de grandes quantidades de informação. Um deles é a Ciência da Informação.
Ela tem o objetivo de analisar o processo de informação desde a sua formação até o processo em que os dados são transformados em conhecimento. Suas áreas são Modelagem de Dados e Análise, Logística da Informação, Planejamento da Informação e Teoria da Organização.
Dentro das organizações, por exemplo, a ciência da informação é de extrema importância no que se refere a interações entre pessoas de diversos setores e entre diferentes sistemas de informação.
Sabia que entender como localizar informação é uma competência essencial do século XXI? Quem aprende a fazer isso se destaca em meio aos demais profissionais.
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Como fazer uma busca pela melhor informação
O pensamento crítico é uma habilidade essencial para o profissional moderno. É por meio dele que se consegue buscar informações verdadeiras e seguras, mas como fazer essa busca?
Atualmente, existem ainda as formas analógicas de se checar uma informação, mas usamos, prioritariamente, as digitais, como os buscadores.
Uma dica é usar palavras que possam ser adicionadas às pesquisas para ajudar a restringir os resultados. Você pode, ainda, usar a página Pesquisas Avançadas do Google para refinar a sua busca.
Uma capacidade essencial é conseguir identificar notícias falsas e, mais do que isso, aprender a “ler” a internet. Isso porque informação é o que não falta. Tem pra todos os gostos, né?
Outras dicas para fazer buscas mais refinadas e assertivas para suas pesquisas são:
- Quando fizer uma pesquisa usando sinais de pontuação ou operadores, não adicionar espaço entre o operador e os termos;
- Use um asterisco para termos desconhecidos nas buscas;
- Use aspas quando quiser resultados específicos para a sua busca exata.
A desinformação é uma ameaça a toda a humanidade. Ao longo dos séculos, ela foi responsável por disseminar racismo, xenofobia e discurso de ódio. Vale sempre fugir dela buscando fontes confiáveis, entendendo o contexto, propósito da notícia e sua execução.
Para finalizar, o que acha de conferir o nosso ebook sobre soft skills? Lá você encontra um tópico específico sobre como ter pensamento crítico e localizar a informação necessária.
No universo das habilidades essenciais a um profissional, que tal conhecer melhor quais são as soft skills mais valorizadas do mercado? Vem assistir à nossa websérie em parceria com o Porta dos Fundos aqui!