Quem está no Ensino Médio e pretende entrar na faculdade já ouviu essa palavra inúmeras vezes: vestibular. Uma das principais formas de entrar em universidades brasileiras, ele varia de formato, de acordo com cada instituição.
Há, por exemplo, diferenças no vestibular quanto ao número de questões, etapas a serem percorridas, época do ano em que é aplicado e matérias cobradas. Atualmente, um dos maiores vestibulares do Brasil é a FUVEST, mas existem muitos outros.
A seguir, conheça melhor o que é vestibular e prepare-se pra esse momento tão importante da sua vida!
O que é e como funciona o vestibular
O vestibular é uma das formas mais tradicionais de ingressar em uma faculdade brasileira. Ele funciona assim: o candidato tem um período específico para se inscrever no concurso e faz a prova com outros estudantes, em datas e horários definidos pela faculdade.
O vestibular pode ocorrer em fase única ou em várias etapas, dependendo da instituição.
No geral, ele testa conhecimentos dos candidatos sobre as matérias aprendidas no Ensino Médio. Grande parte dos vestibulares têm questões de múltipla escolha e/ou ou discursivas. Existem por exemplo, vestibulares com menos de 50 questões e outros com mais de 100, acredita?
Qual é o vestibular mais concorrido do Brasil?
A FUVEST, vestibular mais concorrido do País, seleciona candidatos para a Universidade de São Paulo (USP) e a Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo (FCMSC-SP).
Ela acontece em duas fases: a primeira tem 90 questões de múltipla escolha. Quem atingir a quantidade exigida de acertos passa para a segunda fase, que tem 3 dias de provas com questões discursivas (as matérias dependem da carreira escolhida) e uma redação.
Alguns cursos (como Moda, Arquitetura e Urbanismo, Dança e Música) exigem provas de habilidades específicas, que são aplicadas em datas diferentes do vestibular geral.
Outras formas de entrar na universidade
O vestibular é um processo seletivo utilizado por faculdades privadas e públicas, mas há outras formas de se ingressar nessas instituições. Usar a nota do Enem, por exemplo, tem se tornado cada vez mais comum nas universidades, inclusive substituindo o vestibular.
Nesta modalidade, as faculdades usam a nota do Enem como substituta do vestibular. As regras variam de acordo com a instituição, mas a maioria aceita a nota de qualquer edição a partir de 2010.
Dependendo do curso, principalmente nos casos de Medicina, Medicina Veterinária e Odontologia, essa opção de ingresso pode não estar disponível.
É possível, ainda, complementar a nota do vestibular com a nota do Enem, elevando a pontuação final. Neste caso, as faculdades costumam aceitar a edição mais recente do exame.
Vai prestar vestibular e precisa estudar pra conseguir aquele notão sinistro? Vem com o Descomplica e faça nosso cursinho do Enem. A gente prepara os melhores alunos pra detonar em qualquer vestibular!