Depois de ralar pra se sair bem no Enem e enfrentar a ansiedade até publicarem o resultado, o tão esperado momento chegou! As notas do Enem 2020 foram divulgadas nesta segunda-feira, dia 29 de março. Confira o resultado acessando a Página do Participante no site do Inep.
Lembrando que só consegue acessar a nota quem já finalizou o ensino médio. No caso dos candidatos das demais séries, os chamados treineiros, o resultado do Enem 2020 só estará disponível em maio.
Como a Desco é brother dos estudantes, separamos alguns tópicos muito importantes para os próximos passos, por exemplo, como consultar o resultado do Enem, como calcular a nota, o peso e algumas informações sobre os programas que dão acesso às universidades. Fique ligade!
Como consultar o resultado do Enem
Sei que a apreensão é grande, então vamos ao que importa!
Ao entrar na Página do Participante, a Nanda, a assistente virtual do Inep, lhe dará boas vindas e mostrará o ícone “Entrar com gov.br“. Clicando no ícone, você será redirecionado ao login único do Governo Federal.
Confira os próximos passos para prosseguir:
- Depois de abrir a página do gov.br, informe seu CPF e clique em “avançar“.
- Em seguida, informe sua senha de acesso.
Prontinho! Você voltará automaticamente para a Página do Participante e a partir daí conseguirá ver suas notas do Enem!
O mais legal foi que, antes do resultado oficial, a Descomplica ajudou os estudantes com um simulador de notas exclusivo! Com certeza facilitou a vida de muita gente!
Como posso usar a nota do Enem 2020?
Depois dos primeiros passos, você pode estar se perguntando o que fazer com a nota do Enem. Pode deixar que a Desco te ajuda!
Separamos as principais formas de ingressar em diversas universidades, dê uma olhadinha:
SiSU
O SiSU utiliza as notas do Enem 2020 como ingresso para diversos cursos do ensino superior em faculdades públicas. Fique atente pois as inscrições serão recebidas de 6 a 9 de abril de 2021 e o resultado sairá no dia 13 do mesmo mês.
E para te ajudar, a Desco oferece o simulador SiSU para você descobrir suas chances de aprovação no curso e universidade dos seus sonhos! Não perca tempo e confira!
ProUni
Com o ProUni você tem chances de conseguir bolsas de estudos de 100% e 50% em cursos superiores, para isso é necessário ter média de 450 pontos nas provas e não ter zerado a redação.
Além dos requisitos acima, existe uma outra exigência importante. A renda máxima precisa ser de 1,5 salário mínimo para bolsas integrais e de até 3 salários mínimos para as parciais.
Como a edição do primeiro semestre já foi encerrada, você poderá utilizar sua nota do Enem 2020 no ProUni 2021 do segundo semestre, logo após o SiSU.
Fies
Para participar do Fies, os candidatos devem ter média de 450 pontos e nota acima de zero na redação. Além disso, é preciso apresentar renda máxima de três salários mínimos por pessoa da família.
A primeira edição do Fies foi em janeiro e fevereiro de 2021, mas em breve acontecerá o segundo semestre, na qual os candidatos poderão utilizar qualquer edição do Enem de 2010 a 2020 para participar.
Vestibulares
Além dos programas do governo mencionados acima, é possível também entrar em diversas faculdades utilizando a nota do Enem. Essa tem sido uma alternativa em substituição às provas presenciais das faculdades particulares devido à pandemia de Covid-19.
Como calcular a média do Enem?
Calcular a média do Enem é facinho e você mesmo pode fazer! A pontuação média é utilizada em programas como o SiSU, ProUni e Fies. Bora lá que a gente te ensina como calcular.
Para saber a sua média, basta somar todas as provas e dividir por cinco (número de provas). Ainda tá difícil? Vamos a um exemplo pra ficar mais fácil. Confira:
Nota de Linguagens e Códigos + Nota de Ciências Humanas + Nota de Redação + Nota de Ciências + Nota de Matemática = Nota total ÷ 5 = Média
Simples, né?
Para encurtar ainda mais o processo, nós temos uma calculadora da nota do Enem exclusiva que faz essa conta rapidinho pra você. Corre lá e não perde essa!
Como calcular a nota do Enem com peso?
Depois de aprender a calcular a média do Enem, agora chegou a hora de saber como calcular a nota com peso.
Primeiro vamos entender o que são os pesos na nota do Enem. Dependendo do curso e da faculdade que você escolher, cada conhecimento terá um peso. Por exemplo, a nota que você tirou em ciências humanas pode ter mais peso em um curso específico e ter um peso menor em um curso diferente.
O que também pode acontecer é a definição de notas mínimas para cada uma das provas. Vamos supor que a nota mínima para aquela universidade ou curso que você escolheu é de 600. Para tentar uma vaga é necessário ter uma pontuação igual ou superior a nota estabelecida.
Viu como é importante entender como calcular a nota do Enem com peso? É tudo uma questão de estratégia.
Como é feito o cálculo da nota do Enem?
Provavelmente você já saiba como é feito o cálculo da nota do Enem ou já ouviu falar no método que é utilizado, o TRI. Independente disso, nós vamos explicar para ficar mais fresco na sua memória.
A metodologia é simples, ela basicamente leva em consideração os fatores de dificuldade das questões, então, você e seu amigo podem ter acertado a mesma quantidade de questões mas terem notas diferentes. Vamos detalhar para ficar mais fácil.
As questões são divididas em grupos; fáceis, médias e difíceis. Misturadas ao longo da prova, os estudantes não sabem qual questão pertence a cada grupo.
O TRI avalia a quantidade de acertos e os níveis de dificuldade. De acordo com as teorias matemáticas da metodologia, se for constatado que o aluno errou a maioria das questões mais fáceis e acertou muitas questões com um nível de dificuldade maior, provavelmente ele chutou.
Neste caso, a média do aluno pode cair e concluímos que a média do aluno que chutou pode cair.
A metodologia reforça a importância de um bom preparo para a prova, o foco e atenção na leitura e resposta das questões.