Blog Descomplica

Aprenda variações linguísticas com esse mapa mental!

O mapa mental de variações linguísticas pode ser uma boa forma de te ajudar a estudar de modo ainda mais prático e objetivo. Veja aqui!

Atualizado em

Compartilhe

menina segurando um caderno e encostando um lápis no lábio para ilustrar o conteúdo sobre variação linguistica mapa mental

O mapa mental de variações linguísticas pode ser uma boa forma de te ajudar a estudar o conteúdo na prática, de forma completamente objetiva. 

Estudar através de mapas mentais pode ser uma forma de fixar o conteúdo e de estimular o tipo de aprendizagem visual, fugindo um pouco do meio tradicional.

Os mapas mentais contam com imagens que ajudam na associação cerebral, ao mesmo tempo em que permitem que o ensino seja mais leve. Tem coisa melhor do que isso? 

Enfim, neste artigo de hoje, a gente trouxe um mapa mental de variações linguísticas e mais alguns princípios básicos que vão te ajudar a entender o que precisa saber no momento de estudar pra sua prova. Vamos lá!? 

O que são variações linguísticas? 

A variação linguística é um fenômeno que acontece com a língua humana em que o indivíduo acaba tendo uma mudança da sua fala devido ao local em que se encontra, seu contexto de vida, classe, etc. 

Por exemplo, se alguém está morando no Rio, tende a falar de uma forma diferente de alguém que está morando no Rio Grande do Sul ou no estado de Santa Catarina. 

Muita gente tende a ter preconceito quanto às pessoas que falam de jeito diferente, mas isso é correto, remotamente normal e faz parte da ciência da linguística. 

É muito importante estar ciente de que falar de uma desejada forma não faz um cidadão brasileiro melhor que o outro. 

Geralmente, as falas tendem a repercutir sobre a classe social. Por exemplo, quem está estudando mais e que está em graus mais avançados academicamente falando, tende a ter uma fala mais formal e complexa, sem tantas gírias.

O que faz com que uma grande parte da sociedade acredite que essa pessoa é “melhor” que as outras. Mas, esquecem de levar em conta que essa pessoa teria recebido mais oportunidade que as outras pra estar falando de determinada forma. 

Isso acaba repercutindo em nossa sociedade de forma negativa através do preconceito linguístico

Tipos de variações linguísticas 

Você sabia que existe mais de um tipo de variação linguística? Neste tópico, a gente pretende falar mais sobre o assunto de forma prática! 

Variações históricas (diacrônicas)

Uma das mais comuns se trata das variações da língua que acontece, com o decorrer do tempo, que fazem com que eles tenham significados completamente diferentes. 

Por exemplo, o termo “bidê’,’ pra algumas pessoas, nada mais seria do que um armário que fica ao lado da cama, enquanto pra outras se trata de um lavabo. 

Outro exemplo seria o termo VOCÊ que teria vindo de “vossa mercê”. Muitas pessoas tendem a chamar outros de Você ou de Tu. 

Variações estilísticas (diafásicas)

Essas são as que mais geram o preconceito linguístico porque mostram que há uma divergência de classe e sempre uma está sobrepondo a outra. 

Por exemplo, quem fala de determinada forma tende a se sentir superior que outro apenas por causa disso. 

Marcos Bagno aborda em sua obra Preconceito Linguístico sobre o assunto e, segundo ele, isso é bastante comum de acontecer, mesmo que a arguição de línguas seja algo natural devido ao amplo espaço que o Brasil possui e à população milionária. 

Variações geográficas (diatópicas)

Também podemos citar sobre as falas que mudam de acordo com a geografia. Ou seja, pra determinado local, um termo significa X enquanto o outro é algo completamente diferente. 

Um exemplo claro disso é o pão francês que no sul é chamado de “cacetinho” e que no Sudeste recebe o nome de “pãozinho”. 

Outro exemplo que podemos citar é sobre a tangerina, que pra muitos é chamada de bergamota ou de laranja poncã. 

Por fim, um outro exemplo polêmico que a gente pode citar é quanto ao termo Bolha. Em muitas regiões as pessoas tendem a dar o nome de biscoito. 

Variações sociais (diastráticas)

As variações sociais também acham se relacionadas com as classes. Em suma, as variações sociais nada mais são do que as gírias que um determinado grupo social usa e que faz com que eles se identifiquem entre si. 

Um exemplo disso é o termo MANO, que nada mais é do que irmão. Por exemplo: “Mano, você não sabe o que aconteceu!”

? Confira um modelo de redação sobre preconceito linguistico

Mapa mental e exercícios de variações linguísticas

Logo abaixo você pode acompanhar um mapa mental de variações linguísticas e já partir pros exercícios. Então, que tal começar a praticar o conteúdo na prática agora mesmo? 

No desenho, a gente compilou apenas os pontos mais importantes pra realização do seu estudo. Até porque, fica quase impossível decorar tudo. E é exatamente por isso que a síntese é a melhor maneira de estudar.

A gente separou algumas atividades que podem te ajudar a deixar de forma ainda mais simples o conteúdo. Ah, e claro, a resposta correta vai estar em negrito. 

mapa-portugues-variacao-linguistica

Questão 1

Qual teria sido o autor mais influente quando o assunto é variação linguística e preconceito contra as formas naturais de fala em todo o Brasil? 

a) Marcos Bagno que teria escrito a obra Preconceito Linguístico.

b) Fernando Pessoa, um grande influenciador sobre as necessidades do povo brasileiro em ter a sua própria língua.

c) Machado de Assis, que sempre adotou os mais variados dialetos em seus textos, pros deixarem ricos e mais complexos com a língua brasileira.

d) Clarice Lispector que teria escrito a obra “Aroma da Manhã”.

Questão 2

O que são variações diafásicas? 

a) Variação estilística

b) Algum tipo de variação de cunho regional

c) Variação de cultura e idade

Questão 3

Enem 2022 | Reaplicação 

Gírias das redes sociais caem na boca do povo

Nem adianta fazer a egípcia! Entendeu? Veja o glossário com as principais expressões da internet

Lacrou, biscoiteiro, crush. Quem nunca se deparou com ao menos uma dessas palavras não passa muito tempo nas redes sociais. Do dia para a noite, palavras e frases começaram a definir sentimentos e acontecimentos, e o sucesso desse tour foi parar no vocabulário de muita gente. O dialeto já não se restringe só à web. O contato constante com palavras do ambiente on-line acaba rompendo a barreira entre o mundo virtual e o mundo real. Quando menos se espera, começamos a repetir, em conversas do dia a dia, o que aprendemos na internet. A partir daí, juntamos palavras já conhecidas do nosso idioma às novas expressões.

Glossário de expressões

Biscoiteiro: alguém que faz de tudo para ter atenção o tempo inteiro, para ter curtidas.

Chamar no probleminha: conversar no privado.

Crush: alguém que desperta interesse.

Divou: estar muito produzida, sair bem em uma foto, assim como uma diva.

Fazer a egípcia: ignorar algo.

Lacrou/sambou: ganhar uma discussão com bons argumentos a ponto de não haver possibilidade de resposta.

Stalkear : investigar sobre a vida de alguém nas redes sociais.

Embora migrando do ambiente on-line para o vocabulário das pessoas fora da rede, essas expressões não são consideradas como características do uso padrão da língua porque

a) definem sentimentos e acontecimentos corriqueiros na web

b) constituem marcas específicas de uma determinada variedade

c) passam a integrar a fala das pessoas em conversas cotidianas

d) são empregadas por quem passa muito tempo nas redes sociais

e) complementam palavras e expressões já conhecidas do português

Gabarito

  1. A
  2. A
  3. B

E aí, gostou do conteúdo que trouxemos? Então, que tal conhecer o cursinho preparatório para o Enem da Descomplica?

Comentários

Erycka
Erycka
18/06/2024 às 21:30

Estou aprendendo muito com as suas explicações. Acredito que irei tirar 10 na prova de português

ícone de atenção ao erroícone de atenção ao erroícone de atenção ao erro

ícone de atenção ao erroícone de atenção ao erroícone de atenção ao erro

Hora do Treino de Redação - Linguagens, Códigos e suas Tecnologias

Últimos posts

Quer receber novidades em primeira mão?
Prontinho! Você receberá novidades na sua caixa de entrada.

Veja também

Separamos alguns conteúdos pra você