Blog Descomplica

Exercícios de briófitas e pteridófitas: veja aqui tudo sobre o assunto de forma prática

Biologia não tem mistério! Conheça 3 diferenças entre Briófitas e Pteridófitas e se prepare para se dar muito bem no vestibular!
porDescomplica| 12/09/2016
Exercícios briófitas

Compartilhe

Fazer exercícios de briófitas e pteridófitas pode ser uma boa forma pra conseguir fixar ainda mais um determinado conteúdo que está sendo aprendido. Portanto, neste artigo de hoje, a gente da Descomplica trouxe um super guia completo que vai te ajudar mais sobre o assunto!

Observando com calma, um jardim mágico e tranquilo como esse tem muito mais do que apenas verde. Pode até ser difícil de perceber, mas há muitas diferenças entre as plantas.

Nesta lista, vamos ver quais são as principais diferenças entre Briófitas e Pteridófitas que você tem que saber sequer se dar bem no vestibular!

Calma, não precisa ficar desesperado! Nós estamos aqui pra deixar tudo mais fácil pra você! 

Vamos começar só relembrando: os principais representantes das briófitas são os musgos, enquanto as pteridófitas mais conhecidas são as samambaias e as avencas, muito comuns em vasos enfeitando a casa. Conseguiu imaginá-las? Então vamos lá!

1. Vasos Condutores

Todos já devem ter reparado que os musgos sempre são pequeninos, e parecem um “tapete” cobrindo pedras, terra ou troncos de árvores. Enquanto isso, as samambaias apresentam tamanhos bem maiores. Qual o motivo disso?

As pteridófitas possuem vasos condutores (xilema e floema), que transportam água e nutrientes com facilidade e rapidez pra toda planta.

Já as briófitas não possuem estes vasos, e o transporte ocorre de forma lenta pela difusão. Se os musgos tivessem tamanhos muito grandes, acabariam morrendo, pois a água e os nutrientes não conseguiriam percorrer todo o corpo da planta.

2. Tecidos

Não adianta ter apenas vasos condutores. Existe outro diferencial importante pro tamanho destas plantas: “Quem é Briófita nunca será Pteridófita, nem com salto 15cm”.

As briófitas não apresentam tecidos verdadeiros! Como assim? É isso mesmo! Enquanto as pteridófitas possuem tecidos de sustentação e suporte, que formam as raízes, o caule e as folhas, as briófitas possuem rizoides, cauloides e filoides.

3. Dominância

Como vocês já sabem, na reprodução das plantas, há uma alternância de gerações, com uma fase gametofítica (n) e uma esporofítica (2n). Nas plantas, uma destas fases tem uma dominância sobre a outra.

Não, a dominância de uma fase não é um “controle” sobre a outra.

No ciclo reprodutivo das Briófitas, a fase dominante é a gametofítica, ou seja, os gametófitos estão presentes em toda a vida da planta, enquanto os esporófitos só aparecem pra liberação de esporos, morrendo depois.

Já no ciclo reprodutivo das Pteridófitas, a fase dominante é a esporofítica, ou seja, os esporófitos estão presentes em toda a vida da planta, e o gametófito (chamado de protalo) aparece apenas no momento da liberação dos gametas.

Exercícios briófitas

Exercícios de briófitas e pteridófitas com gabarito para  começar a praticar 

Agora que você já viu sobre as três principais diferenças que existem entre estes tipos de plantas, que tal a gente começar a aprender através de exercícios de briófitas e pteridófitas? 

No artigo de hoje, a gente separou uma lista de atividades! Ah, e claro, é importante dizer que a resposta que está correta vai estar em negrito. 

Dessa forma, você vai conseguir saber exatamente onde acertou e o que errou em cada uma das questões. Bora lá? 

Questão 1

Como já se sabe e todo mundo da biologia entende, as briófitas se tornaram conhecidas devido ao pequeno porte que faz com que necessidades de mais água. Isso acontece devido ao fato de que:

a) Há ausência de vasos condutores de seiva.

b) Elas precisam de mais água pra que haja o desenvolvimento de flores. 

c) As plantas precisam que haja mais água na parte debaixo visto que não possuem nenhum tipo de raiz. 

d) Não há motivo até então descoberto sobre o que faria com que essas plantas precisassem de mais água que as demais pra conseguir se desenvolver. 

Questão 2

As briófitas precisam de muita água pra que aconteça a sua germinação que, diferente das flores, não há o vento pra levar a polinização, e muito menos abelhas. Tendo isso em vista, marque a alternativa abaixo que mais está se relacionando com essa frase. 

a) Somente com a água é possível que haja a germinação das sementes. 

b) Eles precisam de água visto que por meio deste liguei que os anterozóides conseguem se locomover até a parte em que está a oosfera.

c) A água é crucial pra que haja a aprovação das flores somente durante a primavera. As briófitas são conhecidas pelo fato de que não contam com  sua polinização durante as épocas mais frias do ano. 

d) Os gametas deste tipo de planta precisam de água pra se locomoverem até a parte em que ocorre a polinização da flor.

Questão 3

(Questão que foi baseada no PUC-RS) Leia o texto abaixo e marque qual é o tipo de planta que mais se encaixa nestas características citadas. 

São pequenos vegetais que precisam da fixação e da condução de água onde estão pra que haja a dominação. Em suma, elas não contam com um sistema vascular e isso faz com que tenham um porte bem menor. É importante salientar, além disso, que nenhum dos seus representantes é encontrado no meio marinho. 

a) pteridófitas.
b) mixofitos.
c) briófitas.
d) clorófitas.
e) gimnospermas.

Enfim, neste artigo de hoje a gente falou mais sobre os exercícios de briófitas e pteridófitas. Tem mais alguma dúvida sobre o assunto? Comente aqui com a gente pra que possamos te ajudar sobre o tema. 

O que acha de continuar estudando com a gente? Vem conhecer os nossos preparatórios para o Enem.

Comentários

Luana
Luana
12/09/2016 às 16:54

Adorei!

ícone de atenção ao erroícone de atenção ao erroícone de atenção ao erro

Luana
Luana
12/09/2016 às 16:54

Adorei!

ícone de atenção ao erroícone de atenção ao erroícone de atenção ao erro

ícone de atenção ao erroícone de atenção ao erroícone de atenção ao erro
Quer receber novidades em primeira mão?
Prontinho! Você receberá novidades na sua caixa de entrada.

Veja também

Separamos alguns conteúdos pra você

logo descomplica