Blog Descomplica

Geografia: Formação do Espaço e Revoluções Industriais

Chegou a hora de você aprender Formação do Espaço e Revoluções Industriais de uma vez por todas! Baixe os materiais de apoio da aula ao vivo de Geografia!
porDescomplica| 10/02/2015

Compartilhe

Quem aí está doido para conhecer o Hansen, o melhor professor de Geografia do Brasil? 😀
Então presta atenção: Formação do Espaço e Revoluções Industriais é o tema das aulas ao vivo de Geografia de hoje! Não quer perder nada sobre esse assunto e se preparar para eliminar os concorrentes do vestibular? Confira os horários das aulas e o material de apoio abaixo:

Geografia: Formação do Espaço e Revoluções Industriais

Turma da Manhã: 10:15 às 11:15, com o professor Cláudio Hansen

Turma da Noite: 19:45 às 20:45, com o professor Cláudio Hansen

Faça download dos materiais de apoio! É só clicar abaixo!

Material de Apoio

Lista de Exercícios

 

Material de Apoio

Sem título
Considerando-se a dinâmica entre tecnologia e organização do trabalho, a representação contida no cartum é caracterizada pelo pessimismo em relação à:
a) ideia de progresso.
b) concentração do capital.
c) noção de sustentabilidade.
d) organização dos sindicatos.
e) obsolescência dos equipamentos.
 
 

GABARITO

1. A

Lista de Exercícios

1. (Mackenzie 2014)
Sem título
Tendo como base de análise a figura e os aspectos que definiram a Primeira Revolução Industrial, considere as afirmativas a seguir:
I. Inicia-se nas últimas décadas do século XVIII e estende-se até meados do século XIX. A invenção da máquina a vapor e o uso do carvão como fonte de energia primária marcam o início das mudanças nos processos produtivos.
II. O Reino Unido foi o primeiro país a reunir condições básicas para o início da industrialização devido à intensa acumulação de capitais no decorrer do Capitalismo Comercial.
III. Os mais destacados segmentos fabris desta fase foram o têxtil, o metalúrgico e o de mineração.
IV. As transformações produtivas desta fase atingiram rapidamente outros países como a Alemanha, França e Estados Unidos ainda no Século XVIII recrutando operários com salários atrativos promovendo, assim, um intenso êxodo rural.
Estão corretas:
a) apenas I, II e III.
b) apenas I, II e IV.
c) apenas II, III e IV.
d) apenas I, III e IV.
e) I, II, III e IV.
 
 
2. (Pucrs 2013) Leia o texto a seguir, sobre fontes de energia, e selecione as palavras/expressões que preenchem correta e coerentemente as lacunas. O _________ foi importante fonte de energia para a Primeira Revolução Industrial. Atualmente as maiores reservas estão localizadas no hemisfério _______. É um dos principais responsáveis pela __________, pois sua queima libera grande quantidade de óxido de enxofre na atmosfera.
a) carvão mineral – norte – chuva ácida
b) petróleo – sul – poluição dos oceanos
c) petróleo – sul – chuva ácida
d) carvão mineral – sul – poluição dos oceanos
e) petróleo – norte – chuva ácida
 
 
3. (Uepb 2012) Essas observações estão escritas em uma revista de perfil econômico.

“Máquinas não ficam doentes, não se acidentam, não precisam descansar, nem reclamam do que fazem.”

O fenômeno da globalização alterou fortemente não só as relações econômicas dos países, mas também os aspectos sociais e, em última instância, o próprio cotidiano da população. Logo:
I. Um dos problemas da nova revolução industrial é o de como assegurar a manutenção de um exército de pessoas estruturalmente desempregadas, em consequência da automação e da robotização na produção e nos serviços.
II. Na era dos robôs, eficácia, rapidez e padronização são palavras de ordem. A inovação tecnológica melhora a qualidade dos produtos, diversifica a produção e reduz custos, mas não esconde as feridas profundas dos desempregados que a tecnologia criou.
III. Nas décadas de 1970 e 1980, a mão de obra que migrava em busca de trabalho era bem recebida nos países desenvolvidos. A partir da década de 1990, com a aceleração do desemprego estrutural, passaram a não ser bem vistos pelos trabalhadores desses países, acentuando-se os movimentos de xenofobia.
IV. O trabalho com robôs não tem nenhuma influência na população jovem que está iniciando sua vida produtiva. Toda essa mão de obra é absorvida por essa inovação tecnológica.
Estão corretas as proposições:
a) II e III, apenas
b) I, II e III, apenas
c) I e III, apenas
d) I e IV, apenas
e) I, II, III e IV
 
 
4. (Unemat 2010) Em relação às fases do capitalismo e suas características, enumere a segunda coluna de acordo com a primeira.
Coluna I – Fases do Capitalismo
I. Comercial
II. Industrial
III. Financeiro
Coluna II – Características
( ) Segunda Revolução Industrial ou Tecnológica, o capitalismo se tornou monopolista. Empresas ou países monopolizaram o comércio; os bancos adquiriram cada vez mais importância; o capital financeiro passou a dominar e a controlar a economia dos países; domínio das transnacionais.
( ) Ressurgimento dos Centros urbanos e intensificação do comércio; acumulação de recursos; inovações nos transportes marítimos, nos armamentos e nas técnicas de navegação; expansão comercial do final do século XIV e início do século XV.
( ) Forte mecanização, abrangendo diversos setores da economia. As fábricas empregavam grande número de trabalhadores.
Assinale a alternativa correta.
a) III, II e I.
b) I, II e III.
c) III, I e II.
d) II, I e III.
e) I, III e II
 
 

GABARITOS

1. A
2. A
3. B
4. C

Comentários

ícone de atenção ao erroícone de atenção ao erroícone de atenção ao erro
Quer receber novidades em primeira mão?
Prontinho! Você receberá novidades na sua caixa de entrada.

Veja também

Separamos alguns conteúdos pra você

logo descomplica