Blog DescomplicaInscreva-se

Geografia Agrária – Parte 2

Atualizado em

Olá, boa tarde, meus nerds muito queridos! :)

O fim de semana está chegando e sei que todo mundo está louco pra dar uma relaxada no ritmo de estudos. Mas o Desconversa não para e visando fechar a semana bem preparamos mais um resumo importante para vocês.

O tema de hoje é a Geografia Agrária. Na primeira parte, falamos sobre a agricultura tradicional e moderna. Já nessa segunda parte, falaremos sobre os diferentes tipos de pecuária no Brasil.

E aí, preparados? Então, vamos lá! :)

– Pecuária Extensiva:

A pecuária extensiva faz uso de uma quantidade menor de tecnologia, utilizando, normalmente, ou pasto natural ou pasto plantado. Necessita de uma grande área para produção (médias e grandes propriedades).

– Pecuária Intensiva:

A pecuária intensiva é praticada em pequenas propriedades e o gado é de estábulo. Além disso, é mais tecnológica (zootecnista, tecnologia para extração de leite, biotecnologia) e o emprego do capital é em larga escala. Muitas vezes está integrada aos complexos industriais.

Quando falamos de pecuária intensiva, falamos de uma agricultura que se baseia em pouca terra. Isso quer dizer que a agricultura moderna se utilizada de pouca terra, ao contrário da agricultura tradicional. Como exemplo, podemos citar a suinocultura que é praticada em propriedades de pequeno porte.
No Brasil, essa suinocultura é amplamente desenvolvida no oeste catarinense, onde se tem fazendas bem pequenas e que mesmo assim conseguem manter uma alta produtividade. Portanto, é importante ressaltar que na pecuária intensiva o tamanho da terra perde espaço devido ao uso em grande escala de tecnologia.

*

E aí, descomplicou? Espero que tenham gostado! 🙂

Até a próxima e bons estudos! 🙂

Hora do Treino de História - Ciências Humanas e suas Tecnologias

Últimos posts