Blog Descomplica

Exercício Resolvido: Metabolismo Energético

Teste seus conhecimentos para o vestibular: resolva uma questão da UEM, sobre Metabolismo Energético, e confira a resposta comentada por nossos monitores.
porDescomplica| 24/11/2014

Compartilhe

Para resolver essa questão, assista uma aula sobre Metabolismo Energético.

E aí, galera? Prontos para dar continuidade aos nossos estudos para o vestibular? Hoje vamos descomplicar os sistemas respiratórios de alguns animais de forma comparativa, através da resolução de uma questão da Universidade Estadual de Maringá (UEM). Umas das características marcantes das provas da UEM são as questões do tipo analíticas, em que se deve somar a numeração das alternativas corretas, como no exemplo abaixo.

1. (UEM) Com relação ao sistema respiratório dos animais, assinale o que for correto.

(01) Independentemente de ser a respiração do tipo cutânea, traqueal, branquial ou pulmonar, a respiração celular ocorre no interior das mitocôndrias e a energia liberada é armazenada em moléculas de ATP.

(02) No homem, o ritmo respiratório é controlado pelo bulbo raquidiano, localizado na base do encéfalo. Esse controle deve-se, principalmente, à percepção de CO2 no sangue. Quando aumenta a concentração de CO2 no sangue, aumenta também o ritmo respiratório.

(04 ) Os sacos aéreos, presentes nas aves, além de ampliarem a eficiência do arejamento interno, constituem uma adaptação ao voo, uma vez que permitem a diminuição do peso específico do corpo.

(08) Em todos os animais, incluindo os terrestres, há necessidade de um meio líquido para as trocas gasosas. Assim, nos terrestres, a superfície respiratória é mantida úmida pelo próprio controle do animal.

(16) Nos animais de respiração traqueal, os pigmentos respiratórios necessários à condução do O2 são a hemoglobina e a hemocianina.

(32) Muitos são os distúrbios do sistema respiratório do homem causados pelo hábito do tabagismo. No entanto, doenças como a bronquite crônica e o enfisema não têm qualquer relação com tal hábito.

Soma das alternativas corretas:

 

 

 

 

GABARITO:

01) Correta. A mitocôndria, presente em todos os animais, é responsável pela fase aeróbia da respiração, dependente do oxigênio, que produz ATP por reações de oxidação de moléculas. A fase aeróbia divide-se em duas etapas: o ciclo de Krebs que ocorre na matriz mitocondrial das células eucarióticas e no citoplasma das células procarióticas (2 ATPs), e a cadeia respiratória que ocorre nas cristas mitocondriais e próximas à face interna da membrana plasmática, em eucariotos e procariotos (34 ATPs).

02) Correta.  O ritmo da nossa respiração é gerado e controlado pelo centro respiratório, grupos de células localizados no bulbo raquidiano e na ponte. É realizado através de pulsos nervosos que a cada poucos segundos viajam do alto do pescoço até os músculos inspiratórios (diafragma e intercostais externos), que então se contraem promovendo a entrada de ar nos nossos pulmões. Para tanto o gás carbônico possui um papel mais importante que o oxigênio no controle nervoso da respiração, pois é ele que estimula o centro respiratório. Um aumento na concentração de CO2 resulta numa respiração mais rápida e mais profunda.

04) Correta. Os sacos aéreos são bolsas que se estendem de alguns. Se encontram tanto na região posterior quanto na região anterior do corpo do animal, penetrando, inclusive, em alguns ossos. Os sacos aéreos têm a função de ventilar ar para os pulmões, tanto no processo de inspiração quanto no processo de expiração. Esse auxílio garante à ave um fluxo constante de ar rico em oxigênio, além de diminuir o peso específico do animal, facilitando o voo. O volume de gás nos sacos aéreos é 10 vezes maior do que nos pulmões!

08) Correta. É fundamental que as superfícies respiratórias permaneçam umedecidas de modo a permitir a difusão dos gases. Ex: organismos que realizam respiração cutânea, presente tanto em animais terrestres quanto em aquáticos, devem se manter em ambientes úmidos para que a respiração ocorra de forma eficiente.

16) Incorreta. Muitos a animais apresentam no sangue (vertebrados) ou na hemolinfa (alguns invertebrados), substâncias coloridas denominados pigmentos respiratórios, capazes de se combinar com o gás oxigênio, aumentando significantemente a capacidade de transporte desse gás pelo corpo. Os principais pigmentos respiratórios presentes nos animais são a hemoglobina e a hemocianina. No caso de organismos invertebrados, como os artrópodes, que apresentam respiração traqueal, o pigmento é a hemocianina, que apresenta átomos de cobre em sua composição, que ao se associarem ao oxigênio adquirem cor azulada. Em sua forma livre, entretanto, ela é incolor.

32) Incorreta. A bronquite é uma inflamação dos brônquios com produção excessiva de secreções, causando tosse seca, falta de ar e chiado. Esse acúmulo de secreção faz com que os brônquios fiquem permanentemente inflamados e contraídos. Pode ser causada geralmente por vírus, embora, em alguns casos, possa ser resultado de uma infecção bacteriana. Outra forma de adquirir a doença é inalando fumaça de cigarro, sendo rara em não fumantes.

O enfisema é uma irritação respiratória crônica, quase sempre causada pelo fumo, embora outros agentes (poeira, poluentes, vapores químicos) também possam provocá-lo.

Soma das alternativas corretas: 15 (01,02,04 e 08).

Comentários

ícone de atenção ao erroícone de atenção ao erroícone de atenção ao erro
Receba novidades em primeira mão!
Campo email é obrigatórioProntinho! Você receberá novidades na sua caixa de entrada.

Veja também

Separamos alguns conteúdos pra você

logo descomplica