A escuta ativa é uma ferramenta altamente valiosa na comunicação. Ela consiste em prestar atenção ao que a outra pessoa diz, demonstrando real interesse no que está sendo dito. A capacidade de realmente ouvir é algo muito valorizado no ambiente de trabalho e, por isso, é fundamental exercitar a escuta ativa!
Você pode até achar algo simples, mas ouvir, compreender e interagir com o que outra pessoa está dizendo não é tão fácil. A boa comunicação é muito importante, pois ela permite que atinjamos nossos objetivos, sem eles pessoais ou profissionais.
Dentro do universo das soft skills, a escuta ativa está entre uma das habilidades mais importantes. Veja como desenvolver a sua!
O que é escuta ativa?
Quando começamos uma conversa, é importante que haja interesse no assunto do outro e que escutemos o que a pessoa fala. A escuta ativa diz que, além de ouvir, é preciso absorver com atenção e empatia a mensagem que a outra pessoa transmite.
Quando alguém faz isso, demonstra generosidade e habilidade de se colocar no lugar do outro. Ganhar essa atenção por alguns minutos é muito importante para quem fala.
A escuta ativa também considera que, diante de você, existe alguém que quer dar a sua opinião, ou a sua visão, sobre determinado assunto. Por isso, no momento em que escutamos essa pessoa, precisamos mostrar por ela certa compaixão.
Deixar de lado julgamentos e entender que a visão do outro também é importante é uma das premissas de uma boa capacidade de ouvir.
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Benefícios da escuta ativa no trabalho
No ambiente profissional, em que valores como empatia e boa comunicação são cada vez mais importantes, é importante colocar em prática a escuta ativa.
Entre os benefícios que ela traz estão:
- Traz mais segurança a todos no trabalho;
- Promove confiança entre os times;
- Economiza tempo com erros e retrabalho por falta de comunicação;
- Une a equipe;
- Eleva a empatia;
- Melhora o clima organizacional;
- Reduz os conflitos internos.
A escuta ativa traz uma comunicação eficiente no ambiente de trabalho. As pessoas não ficarão discutindo pontos de vistas diferentes, mas entenderão o lado das outras.
Desta maneira, quem fala se sentirá valorizado e respeitado – trazendo benefícios para todos.
Como praticar a escuta ativa no seu dia a dia
Existem algumas formas de praticar a escuta ativa no ambiente de trabalho e fora dele. São elas:
1. Evite distrações e interrupções durante uma conversa ou apresentação: não deixe celulares, tablets, conversas de terceiros ou telefonemas atrapalharem este momento;
2. Faça contato visual com o seu interlocutor: deixe o ambiente descontraído, mesmo nas piores situações;
3. Tenha foco: fique atento à linguagem corporal e verbal que passará ao seu interlocutor.
4. Não tente tirar conclusões da apresentação sem antes ouvir todas as informações;
5. Faça perguntas até ter certeza de que você entendeu tudo;
6. Seja positivo: use gestos, uma boa postura, um tom de voz amigável e expressões que mostrarão ao interlocutor que você está ali para ouvi-lo e não em outro lugar, distraído;
7. Dê feedbacks: faça a pessoa entender que você assimilou tudo o que foi dito. Também faça perguntas, ofereça críticas ou elogios.
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