Já pensou em construir robôs? É isso que uma pessoa formada em Engenharia Robótica está habilitada a fazer profissionalmente.
Mas o que exatamente está envolvido nesse trabalho? Qual o salário pra área? Qual a formação necessária? Onde fazer o curso? Confira as respostas durante a leitura!
O que faz um engenheiro de robótica?
O engenheiro de robótica, também conhecido como engenheiro mecatrônico ou de automação, é o profissional responsável pela produção e manutenção de máquinas industriais.
A principal meta é automatizar os processos industriais, trazendo benefícios pras empresas, por exemplo:
- maior produtividade;
- redução de custo;
- diminuição de erros;
- e assim por diante.
Qual o salário para a área de Engenharia Mecatrônica?
O Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (CONFEA) é o órgão que determina o piso salarial mínimo pros engenheiros.
Em geral, a Engenharia Robótica é uma área valorizada, mas as oportunidades costumam apresentar variações de salários de acordo com o nível de experiência do candidato, ou seja, se é júnior, pleno ou sênior.
Mas como descobrir qual é a sua classificação? Veja mais detalhes sobre essa divisão:
- Júnior: os primeiros 4 anos de atuação no cargo;
- Pleno: entre 4 a 6 anos de exercício da função;
- Sênior: a partir de 6 anos de prática profissional.
De acordo com os dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED) de 2020, a faixa salarial varia entre R$ 5.000,00 e R$ 14.000,00 a depender do grau de experiência da pessoa.
Além disso, vale ressaltar que pros trabalhadores mais experientes existe a possibilidade de empreender, por exemplo, oferecendo consultorias pra empresas. Nesse caso, os ganhos não têm limites, já que o indivíduo não fica preso a um salário mensal.
Também, é possível escolher a opção de seguir a carreira de docência, ensinando sobre Engenharia Robótica em cursos de formação profissional.
Como ser um engenheiro de robótica?
Pros que desejam atuar com Engenharia Mecatrônica, há três opções de curso:
- técnico;
- graduação;
- pós-graduação (especialização).
Então, se você ainda está no ensino médio e vai iniciar a faculdade, o mais indicado é que escolha um curso de técnico ou de graduação, que vai proporcionar todos os conhecimentos necessários pra fabricação de robôs.
Porém, se você já é formado em alguma área da Engenharia ou está quase concluindo o curso, mas quer migrar pra robótica, a melhor opção é investir em uma pós-graduação.
Afinal, você já tem os conhecimentos básicos, por isso, pode fazer um curso mais rápido e já ingressar no mercado.
O que você vai aprender na faculdade de Robótica?
Da mesma maneira que em outros cursos de Engenharia, o aluno vai ter contato frequente com disciplinas que envolvem Física e Matemática. Além disso, o estudante vai aprender bastante sobre programação e automação industrial.
Quantos anos dura a faculdade de Engenharia Robótica?
O curso de graduação tem a duração média de 5 anos.
E a pós-graduação?
A pós-graduação em Engenharia Robótica pode ser concluída a partir de 6 meses, vai depender do ritmo de aprendizado do próprio aluno. E o melhor, é que você pode fazer o curso totalmente a distância, sem enfrentar trânsito e definindo seus próprios horários.
Então, que tal começar a sua pós-graduação em Robótica? Conheça o curso da Pós Descomplica em Automação de Processos Industriais e Robótica!