Com as mudanças recentes, é provável que você esteja com algumas dúvidas sobre o Enem e é super normal, viu? Afinal, ele abre portas pra cursos em faculdades públicas e privadas e tem uma baita concorrência.
Isso porque, a prova serve como critério pra programas como o ProUni (Programa Universidade Para Todos) e Sisu (Sistema de Seleção Unificada).
O Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais) elabora a prova com alguns meses de antecedência. Assim, as questões são embaralhadas em 5 versões diferentes da prova: rosa, amarelo, azul, branco e cinza.
Com todo mundo falando sobre a prova, algumas dúvidas sempre aparecem, né? Então, a gente vai explicar direitinho pra você como a prova funciona e no que você precisa ficar ligado. Bora lá?
Quais são as principais dúvidas sobre o Enem?
O Enem abre espaço pra programas do governo e até pra financiamento especial. A ideia costuma ser vantajosa porque há critérios diferenciados pros estudantes de baixa renda ou que estudaram em escolas públicas, por exemplo.
Como o Enem funciona?
O Enem tem 180 perguntas e uma redação. Essas questões se dividem em quatro provas, com 45 perguntas cada.
Aqui, os exames acontecem em dois dias (dois domingos) e o objetivo é testar tudo o que você aprendeu no ensino médio. Com notas boas, há a chance de ser selecionado em uma universidade pública pelo Sisu ou privada pelo ProUni.
O que cai na prova?
Existem quatro temas:
- Ciências humanas e suas tecnologias — geografia, história, sociologia e filosofia;
- Ciências da natureza e suas tecnologias — física, biologia e química;
- Matemática e suas tecnologias — matemática;
- Linguagens, códigos e suas tecnologias e redação — literatura, língua portuguesa, educação física, tecnologias da informação e comunicação, língua estrangeira e artes.
O que é o Sisu?
O Sisu é o sistema criado pra selecionar os estudantes pras faculdades públicas. A seleção acontece duas vezes no ano: no começo e no meio.
Aqui, as únicas coisas necessárias pra participar é concluir a última prova sem zerar a redação. Mas as vagas costumam ser concedidas pros estudantes que tiraram pelo menos 650.
O que é ProUni?
O ProUni é focado na concessão de bolsas pra estudantes de baixa renda em faculdades privadas.
As bolsas de 100% são pros estudantes com renda familiar de até 1,5 salário mínimo por pessoa, enquanto as parciais são pra aqueles com menos de 3 salários mínimos por pessoa. Aqui, a nota mínima é de 450.
O que é Fies?
Diferentemente dos outros programas, o Fundo de Financiamento Estudantil funciona como um empréstimo.
O modelo é vantajoso por ter juros mais baixos do que os oferecidos pelo mercado e há um limite de R$ 5 mil por mês pros alunos. O pagamento é simples e funciona por boleto bancário.
Quais foram as mudanças recentes?
A partir de 2017, o Enem mudou e passou a acontecer em dois domingos consecutivos, ao invés dos originais fins de semana únicos.
A ordem também mudou, com a redação indo pro primeiro dia e a prova de matemática pro segundo. As 4h30min do segundo dia ainda foram estendidas pra 5h.
Como a prova é feita?
A elaboração acontece com alguns meses de antecedência pelo Inep, com os alunos do 1° e do 2° ano servindo como “cobaias” pra testar as perguntas.
Isso é feito de forma sigilosa e, desse modo, há a divisão em níveis de dificuldade. Assim, acontece a distribuição em um percentual de fáceis, médias e difíceis.
Quando acontecem as provas?
O Enem acontece há alguns anos, no começo de novembro, embora 2020 tenha tido uma exceção. Por isso, esse é o mês em que você precisa ficar ligado.
Em 2022 a prova vai acontecer nos dias 13 e 20. Mas as inscrições são de 30 de junho a 14 de julho. Assim, o pagamento acontece até o dia 19 de julho.
Como fazer a inscrição?
Oprocesso pra se inscrever é simples. Basta acessar o site do Enem, informar seus dados e criar uma senha.
A partir daí, você informa se há necessidades especiais, define um idioma e responde um questionário socioeconômico. Por fim, há a emissão de um boleto. Desse modo, basta pagar até a data de vencimento.
Quanto é a taxa de inscrição?
Quem faz o Enem precisa pagar R$ 85,00 e o valor segue o mesmo em 2022. Mas algumas pessoas têm direito à isenção.
Por exemplo, quem estuda em escola pública ou como bolsista integral em escola privada, quem tem renda per capita inferior a 1,5 salários mínimos e quem vai terminar o ensino médio no ano da prova por escola pública, faz jus ao benefício.
Como funciona a redação do Enem?
A avaliação começa com uma frase-tema. Assim, você pode escrever em até 30 linhas e, pelo menos, 7. A maior nota possível pra redação é 1000. Também é possível zerar: geralmente, isso acontece ao fugir do tema, copiar o texto temático ou deixar em branco.
Como consultar o local de prova?
A forma de consultar o local de prova é a mesma há alguns anos. Você pode acessar a “página do participante”, preencher o login, escolher “aplicação”, selecionar “local de prova” e acessar o cartão de confirmação.
Como se preparar para a prova?
Além de matar as dúvidas sobre o Enem, você pode estudar em casa com a ajuda do Descomplica! A gente tem professores preparados, aulas ao vivo e gravadas, correção de redação e várias outras coisas.
É como um cursinho presencial, só que mais divertido e na comodidade da sua casa. Matar as dúvidas sobre o Enem melhora as chances de se dar bem na hora de fazer a prova, concorda?
Com uma boa nota, você entra na disputa por uma vaga em várias instituições por meio de programas como Sisu e ProUni.
E seu destino nem precisa estar no Brasil. Isso porque há algumas faculdades portuguesas que aceitam o Enem como critério de aprovação pra imigrantes brasileiros. Basta ter o ensino médio concluído e alcançar uma pontuação compatível com o curso.
Com o Descomplica você pode ficar por dentro das matérias dos vestibulares, aulas tira-dúvidas ao vivo, exercícios e um montão de outras coisas. Ah! A gente quase esqueceu: lembre-se de levar o documento com foto e a caneta preta transparente no dia da prova, viu? 😉