As empresas falam, cada vez mais, nos temas “diversidade e inclusão”. Isso porque, nos dias de hoje, é inadmissível que uma companhia não considere os diferentes tipos de profissionais existentes no mercado e as características dessas pessoas. Para lidar bem com a diversidade, é muito importante trabalhar as soft skills. Como será que estão as suas?
As soft skills são habilidades pessoais que dizem respeito ao comportamento social e à forma com que nos expressamos emocionalmente. Isso influencia diretamente a maneira como cada pessoa trabalha ou interage com outras pessoas.
Por isso mesmo, não adianta ser um profissional reconhecido pelo mercado e com várias certificações e não se destacar quando o tema são as soft skills. Cada vez mais, elas serão determinantes nos processos seletivos.
Quer saber como as soft skills são importantes para que as pessoas respeitem as diferenças no ambiente de trabalho? A gente te conta!
O que são soft skills
Antes de mais nada, é importante falar um pouco sobre o que são soft skills e como elas impactam a trajetória de um profissional dentro de uma empresa.
Elas geralmente aparecem no formato de características que remetem à personalidade, como empatia, comunicação, organização e flexibilidade. Entretanto, também podemos incluir nas soft skills a capacidade de trabalhar sob pressão ou se adaptar a mudanças.
Olha que legal este dado: um estudo realizado pelo LinkedIn, em 2019, mostrou que as soft skills se tornaram tão importantes quanto as hard skills no momento da contratação. E até mais! Um estudo realizado pela Deloitte Access Economics prevê que um terço das empresas vão ter soft skills como prioridade até 2030.
Como abordar o tema da diversidade nas empresas?
Existem diversos aspectos a serem considerados quanto o tema é diversidade nas empresas. Os principais, quando falamos em inclusão, incluem:
- Etnia: pretos, pardos, indígenas e amarelos merecem o mesmo tratamento dado a pessoas brancas;
- Gênero: transexuais/ travestis, não binários, etc. devem ser incluídos no mercado e serem tratados com dignidade;
- Nacionalidade: quem vem de outros países deve ter o mesmo tratamento que os brasileiros, inclusive refugiados;
- Orientação sexual: homossexuais, gays, lésbicas, pansexuais, etc. precisam ser tratados como os heterosexuais;
- Religião: qualquer cidadão tem direito de manifestar sua fé do jeito que for no Brasil, sem ser repreendido por isso;
- PCDs: pessoas com deficiência devem ter seus acessos e mobilidade garantidos.
Outro tema muito importante a ser considerado é a valorização e o respeito às mulheres no ambiente corporativo. A luta por salários iguais, o direito à amamentação para quem trabalha e estuda e o empoderamento feminino são pautas bastante relevantes e indispensáveis.
Quer saber como ajudar mesmo não sofrendo com essas questões ou sendo vítima de preconceito? Colabore na empregabilidade e representatividade desses grupos no Brasil!
Quais são as soft skills mais importantes para o futuro?
O World Economic Forum produz, anualmente, um relatório sobre o futuro do emprego, o The Future of Jobs Report. Neste cenário de inclusão e diversidade nas empresas, muito se fala em empatia, escuta ativa e outras habilidades essenciais para se colocar no lugar do outro, que pode ser menos favorecido.
Sobre o assunto Soft Skills, o Future of Jobs Report 2020 apresentou quais são as habilidades interpessoais mais importantes para o futuro:
- Resolução de Problemas Complexos
- Pensamento Crítico
- Criatividade
- Gestão de Pessoas
- Liderança e influência social
- Pensamento analítico e inovação
- Resiliência, tolerância e flexibilidade
- Inteligência emocional
- Persuasão e negociação
- Gestão do tempo
- Aprendizado ativo
Quando o assunto é Diversidade nas empresas, é muito importante aprender a respeitar etnias, gênero, nacionalidade, orientação sexual, religião e deficiências de qualquer tipo. No papel tudo funciona bem, mas será que você tem as habilidades necessárias para lidar bem com as diferenças no dia a dia?
A Descomplica, que é parceira dos alunos e quer sempre formar os melhores profissionais, fez uma websérie com a galera do Porta dos Fundos com as soft skills mais valorizadas do mercado. Se liga nos vídeos!
Com a pauta diversidade e inclusão nas empresas cada vez mais em destaque, desenvolver e trabalhar essas soft skills faz com que um profissional se torne completo. Além disso, ele consegue entender melhor as diferenças e respeitá-las. Em uma visão mais ampla, as empresas que investem nisso ganham muito e se tornam cada vez mais atraentes para novos talentos.
Você pode ter lido tudo isso e ficado na dúvida se possui as soft skills necessárias para lidar com Diversidade e Inclusão nas empresas. Se esse for o caso, que tal fazer o nosso teste de soft skills pra ver se você é um mestre das soft skills, hein?
Ah, tem mais! A gente preparou um e-book incrível com as principais soft skills exigidas pelo mercado quando o assunto é Diversidade e Inclusão. Não deixe de conferir!