Blog Descomplica

Saiba como calcular a nota do Enem após a prova!

Sempre que uma prova termina, logo vem a ansiedade para conhecer o resultado. Quem fez o Enem tem uma ferramenta gratuita para calcular a nota.
porDescomplica| 12/11/2021

Compartilhe

Esperar pra receber a nota da prova é quase um martírio, né não? Quem faz o exame, não vê a hora de saber se passou ou não, se conseguiu ou não uma vaga no curso que deseja e, pra te ajudar, explicamos como calcular a nota do Enem!

Antes de mais nada, é essencial conhecer o funcionamento da prova e como as notas são calculadas. Depois, acessar a gabarito Enem Descomplica para que o aluno calcule a sua nota logo depois de fazer o Enem. 

Quer entender como calcular a nota do Enem após a prova? Vem com o Descomplica que você não passa ansiedade!

gabarito enem - Descrição: CTA direcionando para a ferramenta do gabarito Enem Descomplica

Como funciona o cálculo das notas do Enem

A nota do Enem não se baseia apenas nos erros e acertos dos candidatos, sabia? Isso porque o Inep usa a Teoria de Resposta ao Item (TRI) para chegar à nota final. 

Ela é calculada a partir de uma escala que mede o nível de conhecimento do participante. Por isso mesmo, quem pretende ir no chutão, geralmente se dá mal no exame, que detecta quando você não se preparou e tá só enrolando pra tentar uma boa nota.

As questões do Enem são classificadas de acordo com o seu nível de dificuldade. O desempenho médio dos candidatos fica nos 500 pontos, então, as perguntas situadas abaixo de 500 têm um nível de dificuldade menor para a maioria dos estudantes; as acima de 500, maior.

Então, por essa lógica, se alguém acerta as questões mais difíceis, mas erra aquelas consideradas fáceis, provavelmente chutou as respostas. Por isso, terá uma nota inferior à de um estudante que acertou o mesmo número de questões mais fáceis e errou as mais complexas. 

Por isso mesmo, é possível que duas pessoas que fizeram a mesma edição do Enem e tiveram número igual de acertos tenham notas diferentes.

Já a nota da redação do Enem não é calculada pelo TRI. Os textos são corrigidos individualmente por mais de 5 mil avaliadores. Todas as redações são avaliadas por dois professores em plataforma online, com texto sem identificação. 

A nota máxima prevista para a redação do Enem é 1.000. Textos com até sete linhas ou que fujam ao tema estão entre os quesitos para zerar a redação.

Como calcular sua nota do Enem após a prova

Agora que você entendeu como funciona o cálculo de notas do Enem, é hora de saber como chegar à sua nota logo depois que fizer o exame.

Não dá pra fazer a prova e ficar naquela ansiedade maluca esperando a nota, né? Por isso, o Descomplica criou uma ferramenta top pra você saber se vai rolar ou não aquela faculdade que você deseja.

Por meio do Gabarito Enem do Descomplica, você chega à sua nota do Enem e ainda conhece as respostas para todas as questões. Dá uma olhada em como usá-lo!

  1. Acesse gabarito Enem do Descomplica em descomplica.com.br/gabarito-enem/
  2. Selecione o dia da prova que você deseja simular a nota
  3. Escolha a cor da prova que você recebeu no dia da prova do Enem
  4. Escolha a língua estrangeira que você selecionou (Inglês ou Espanhol)
  5. Marque suas respostas no caderno de resposta e clique em avançar 
  6. Faça seu cadastro e veja sua estimativa de resultado!

Simples, né? O gabarito Enem do Descomplica ainda compara sua performance com as médias dos anos anteriores e com outros candidatos. Vale a pena conhecê-la e usar seus recursos depois de fazer o Enem!

Agora vai uma super dica! Pra te ajudar na reta final, a gente preparou o Aulão de Revisão para o Enem 2021! É uma maratona de aulas completa descontraída e gratuita. Para participar basta se inscrever na página do Aulão de Revisão para o Enem e ficar ligado em nossas redes sociais!

O que fazer com a nota do Enem

Depois de tudo, você deve estar se perguntando o que fazer com a nota do Enem, não é mesmo?

Algumas universidades permitem o ingresso por meio da nota do Enem, mas o governo oferece alguns programas que também são acesso às faculdades, confere aí:

ProUni

Para ingressar em uma faculdade com o ProUni, os estudantes devem apresentar renda familiar entre 1,5 e 3 salários mínimos, ter participado de alguma edição do Enem desde 2010, ter atingido, pelo menos, 450 pontos na prova e não ter zerado a redação.

Imagina só conseguir bolsas de estudos de 50% ou 100%? Com o ProUni é possível!

SiSu

Para participar do processo, é preciso ter atingido nota acima de zero na redação aplicada no Enem. Os estudantes são selecionados para ingressar em universidades públicas, estaduais ou federais.

Acesse o Simulador SiSu e confira suas chances ?

Fies

Atingindo pelo menos 450 pontos na prova do Enem, o estudante consegue participar deste programa do governo. O Fies é destinado para faculdades privadas, onde o candidato conclui o curso desejado, mas realiza o pagamento depois de formado.

Comentários

ícone de atenção ao erroícone de atenção ao erroícone de atenção ao erro
Quer receber novidades em primeira mão?
Prontinho! Você receberá novidades na sua caixa de entrada.

Veja também

Separamos alguns conteúdos pra você

logo descomplica