Esperar pra receber a nota da prova é quase um martírio, né não? Quem faz o exame, não vê a hora de saber se passou ou não, se conseguiu ou não uma vaga no curso que deseja e, pra te ajudar, explicamos como calcular a nota do Enem!
Antes de mais nada, é essencial conhecer o funcionamento da prova e como as notas são calculadas. Depois, acessar a gabarito Enem Descomplica para que o aluno calcule a sua nota logo depois de fazer o Enem.
Quer entender como calcular a nota do Enem após a prova? Vem com o Descomplica que você não passa ansiedade!

Como funciona o cálculo das notas do Enem
A nota do Enem não se baseia apenas nos erros e acertos dos candidatos, sabia? Isso porque o Inep usa a Teoria de Resposta ao Item (TRI) para chegar à nota final.
Ela é calculada a partir de uma escala que mede o nível de conhecimento do participante. Por isso mesmo, quem pretende ir no chutão, geralmente se dá mal no exame, que detecta quando você não se preparou e tá só enrolando pra tentar uma boa nota.
As questões do Enem são classificadas de acordo com o seu nível de dificuldade. O desempenho médio dos candidatos fica nos 500 pontos, então, as perguntas situadas abaixo de 500 têm um nível de dificuldade menor para a maioria dos estudantes; as acima de 500, maior.
Então, por essa lógica, se alguém acerta as questões mais difíceis, mas erra aquelas consideradas fáceis, provavelmente chutou as respostas. Por isso, terá uma nota inferior à de um estudante que acertou o mesmo número de questões mais fáceis e errou as mais complexas.
Por isso mesmo, é possível que duas pessoas que fizeram a mesma edição do Enem e tiveram número igual de acertos tenham notas diferentes.
Já a nota da redação do Enem não é calculada pelo TRI. Os textos são corrigidos individualmente por mais de 5 mil avaliadores. Todas as redações são avaliadas por dois professores em plataforma online, com texto sem identificação.
A nota máxima prevista para a redação do Enem é 1.000. Textos com até sete linhas ou que fujam ao tema estão entre os quesitos para zerar a redação.
Como calcular sua nota do Enem após a prova
Agora que você entendeu como funciona o cálculo de notas do Enem, é hora de saber como chegar à sua nota logo depois que fizer o exame.
Não dá pra fazer a prova e ficar naquela ansiedade maluca esperando a nota, né? Por isso, o Descomplica criou uma ferramenta top pra você saber se vai rolar ou não aquela faculdade que você deseja.
Por meio do Gabarito Enem do Descomplica, você chega à sua nota do Enem e ainda conhece as respostas para todas as questões. Dá uma olhada em como usá-lo!
- Acesse gabarito Enem do Descomplica em descomplica.com.br/gabarito-enem/
- Selecione o dia da prova que você deseja simular a nota
- Escolha a cor da prova que você recebeu no dia da prova do Enem
- Escolha a língua estrangeira que você selecionou (Inglês ou Espanhol)
- Marque suas respostas no caderno de resposta e clique em avançar
- Faça seu cadastro e veja sua estimativa de resultado!
Simples, né? O gabarito Enem do Descomplica ainda compara sua performance com as médias dos anos anteriores e com outros candidatos. Vale a pena conhecê-la e usar seus recursos depois de fazer o Enem!
Agora vai uma super dica! Pra te ajudar na reta final, a gente preparou o Aulão de Revisão para o Enem 2021! É uma maratona de aulas completa descontraída e gratuita. Para participar basta se inscrever na página do Aulão de Revisão para o Enem e ficar ligado em nossas redes sociais!
O que fazer com a nota do Enem
Depois de tudo, você deve estar se perguntando o que fazer com a nota do Enem, não é mesmo?
Algumas universidades permitem o ingresso por meio da nota do Enem, mas o governo oferece alguns programas que também são acesso às faculdades, confere aí:
ProUni
Para ingressar em uma faculdade com o ProUni, os estudantes devem apresentar renda familiar entre 1,5 e 3 salários mínimos, ter participado de alguma edição do Enem desde 2010, ter atingido, pelo menos, 450 pontos na prova e não ter zerado a redação.
Imagina só conseguir bolsas de estudos de 50% ou 100%? Com o ProUni é possível!
SiSu
Para participar do processo, é preciso ter atingido nota acima de zero na redação aplicada no Enem. Os estudantes são selecionados para ingressar em universidades públicas, estaduais ou federais.
? Acesse o Simulador SiSu e confira suas chances ?
Fies
Atingindo pelo menos 450 pontos na prova do Enem, o estudante consegue participar deste programa do governo. O Fies é destinado para faculdades privadas, onde o candidato conclui o curso desejado, mas realiza o pagamento depois de formado.