Blog Descomplica

O impacto das atividades físicas nos estudos

porDescomplica| 18/02/2022

Compartilhe

No dia 19/2 foi comemorado o dia do esportista. Portanto, resolvemos fazer esse artigo, para mostrar como a prática  de atividades físicas pode ajudar na produtividade. Nesse post, você receberá dicas sobre esportes, alimentação, e os benefícios que a inclusão de atividades pode trazer para a sua rotina.

Manter uma vida saudável te torna muito mais focado nos objetivos e, consequentemente, te leva a ter um melhor rendimento nos estudos, pois, o praticante de atividades físicas dispõe de maior energia e disposição para realizar as suas tarefas, atingindo as metas com mais facilidade, pois tal atividade estimula o corpo promovendo a saúde mental e o bem-estar de quem pratica.

Se você quer saber como melhorar a sua produtividade nos estudos, fique aqui com a gente e leia o artigo até o final. ?

Qual é a importância de praticar atividades físicas?

Praticar atividades físicas regularmente é importante, pois melhora a sua circulação sanguínea, fortalece o sistema imunológico, auxiliar no emagrecimento, diminui o risco de doenças cardíacas e fortalece os ossos.

Todos esses benefícios você consegue alcançar em cerca de 1 mês,  após o começo das atividades físicas regulares, como: correr, pular corda, ir à academia ou, até mesmo, praticar algum esporte coletivo ou individual de sua preferência.

Além do mais, fazer algum exercício físico antes de estudar é uma ótima estratégia, pois traz mais disposição ao longo do dia,  e praticar atividades físicas após ter estudado, te ajudará a consolidar o aprendizado devido ao aumento da circulação sanguínea cerebral e o aumento da produção de neurotransmissores no cérebro, como a serotonina, noradrenalina e a dopamina, que são substâncias essenciais para a memória, humor, sono, apetite e ritmo cardíaco.

3 principais benefícios de quem pratica atividades físicas

1. Promove a sensação de bem-estar

As atividades físicas estimulam a produção e liberação de endorfina, que é um hormônio produzido pela glândula hipófise no cérebro que tem a ação de anestesiar o corpo, isso ajuda a promover a sensação de bem-estar físico e mental. 

Além disso, as atividades físicas ajudam a aumentar o relaxamento, melhoram o humor, prazer, autoconfiança e a autoestima, tudo isso promove uma sensação de melhor qualidade de vida e bem-estar.

2. Combate a ansiedade e depressão

De acordo com o tópico acima, quando os neurotransmissores se encontram em baixas concentrações no corpo. De acordo com o tópico acima, quando os neurotransmissores se encontram em baixas concentrações no corpo, podem causar ansiedade e depressão, por isso as atividades físicas aumentam a quantidade dessas substâncias no corpo, evitando causar ansiedade e depressão.

Geralmente pessoas ansiosas costumam ter muita insônia, então a atividade física ajuda a melhorar a qualidade do sono, permitindo que a pessoa consiga dormir melhor.

3. Mais concentração

Se você criar o hábito de pôr na sua rotina exercícios físicos, a sua concentração nos estudos pode melhorar consideravelmente. Além do mais, a liberação de endorfina durante a prática esportiva, favorece as conexões entre os neurônios, são eles que vão facilitar o raciocínio, a lógica e a concentração durante os estudos.

Como a alimentação influencia na produtividade?

Já ouviu falar na expressão “o que você come influencia na sua produtividade”?
Pois bem, isso é um FATO e não um MITO. A alimentação é a parte mais importante do seu dia a dia e mantê-la saudável vai fazer com que você seja mais produtivo e tenha mais disposição para fazer suas tarefas.

Para ter um melhor rendimento  nos estudos, é necessário selecionar alimentos saudáveis que serão ingeridos por você ao longo do dia, isso vai fazer uma grande diferença na sua rotina na hora de cumprir suas metas, não se atrasar para os seus compromissos e fará o seu dia render mais. Além disso, a alimentação pode ser a sua grande aliada, mas também pode sabotar a sua cognição, memória e energia, gerando estresse e fadiga, por isso ter uma alimentação boa trará mais benefícios para a sua saúde.

Um estudo feito na Universidade de Brigham Young, nos EUA, diz que quem tem hábitos alimentares ruins tem 66% mais chances de ter queda de produtividade em comparação com pessoas que seguem uma dieta e uma vida saudável.

Quais alimentos aumentam a produtividade nos estudos?

Ter uma alimentação saudável é fundamental para manter a saúde física e mental. Para isso existem alimentos próprios que ajudam na concentração, capazes de estimular a memória e até mesmo melhorar o raciocínio.

Trouxemos para vocês seis alimentos para ajudar na produtividade dos estudos e que te trarão mais disposição para estudar. Se liga:

1. Açaí

Fonte de gorduras boas, proteínas, vitaminas C, B1, B2, ferro e antioxidantes, o açaí também é rico em carboidratos, o que ajuda a aumentar a energia e afasta o cansaço.

2. Água

Antes de começar a estudar, tome um copo de água e deixe uma garrafinha ao seu alcance durante os estudos.

3. Água de coco

A água de coco, além de ajudar na hidratação, é considerada um isotônico natural, pois é rica em minerais e possibilita uma absorção rápida no corpo, principalmente de sódio e potássio que são fundamentais para o funcionamento celular, ajudando o organismo a recuperar os nutrientes.

4. Aveia

A aveia é fonte de vitaminas do complexo B, ela melhora os níveis de produção de energia e disposição, também é capaz de liberar energia aos poucos para o organismo.

5. Chocolate meio Amargo

O chocolate possui muitas propriedades que ajudam a dar energia, uma delas é a cafeína, que é um alimento que deixa a pessoa mais ligada, em alerta.

Além disso, ao ingerir o cacau, há uma melhora significativa na memória, atenção, retenção de dados visuais e na rapidez do pensamento. Mas para a produtividade nos estudos é recomendado comer chocolate 70% amargo.

6. Ovos

O ovo contém a vitamina, B12 que ajuda na formação dos componentes das células do cérebro, fazendo com que funcionem corretamente.

Além disso, a gema do ovo possui colina, uma substância que ajuda na memória, concentração e disposição.

Como a Descomplica pode ajudar?

Ter um bom acompanhamento nutricional é a base para manter nosso organismo e fornecer os nutrientes necessários para realizarmos as atividades do nosso dia a dia com mais eficiência, por isso viemos te ajudar nessa missão!

O nosso plano Descomplica Enem, além de ter uma preparação completa para o Enem e outros vestibulares, oferece acesso a:

  • Aulas ao vivo de bem-estar ( nessas aulas vocês terão encontros mensais com psicólogos e nutricionistas para poder tirar suas dúvidas)
  • Aulas ao vivo de Organização (GEP)
  • Plano de estudos personalizado ( você poderá montar como quiser) 
  • Aulas ao vivo e bibliotecas de aulas gravadas 
  • Pack de exercícios objetivos e discursivos. 

E muito mais! Tudo para você aproveitar os estudos e render cada vez mais.

Caso queira saber mais sobre o Plano Descomplica Enem, leia esse artigo

Comentários

ícone de atenção ao erroícone de atenção ao erroícone de atenção ao erro
Quer receber novidades em primeira mão?
Prontinho! Você receberá novidades na sua caixa de entrada.

Veja também

Separamos alguns conteúdos pra você

logo descomplica