Sendo o termo “barroco” significado para uma pérola sem formato correto, a corrente artística da era colonial ainda traz extrema representatividade para a formação cultural do Brasil.
Não só na literatura, com Gregório de Matos e Padre Antônio Vieira, o movimento também garantiu espaço nas artes plásticas e na arquitetura, consolidando como um dos principais momentos da história que cai nos vestibulares. Vamos analisar as principais características!
A corrente barroca: conceito
Nascida entre os séculos XVII e XVIII, a arte barroca é conhecida pelo seu alto grau de exuberância e grandiosidade em suas produções, sendo considerada uma das principais marcas expressivas do Ocidente, sendo não só voltada para a literatura, mas para a escultura, pintura e arquitetura.
Na Europa, cada vez mais elaborada, as produções eram apresentadas pelos artistas, pautada em uma estética exagerada, buscando a inspiração e a admiração. Já no Brasil, a expressão barroca surgiu de vertentes italianas e portuguesas, de modo a incorporar elementos da ainda primitiva cultura nacional.
Características principais
Com a chegada e a instalação dos portugueses colonizadores no Brasil, diversas percepções socioculturais também foram trazidas para o contexto nacional, a fim de incentivar a produção artística no país. Desse modo, algumas características da arte barroca no contexto europeu foram consolidadas aqui. Vejamos as principais marcas desse movimento:
Artes:
- cores ricas e temáticas religiosas – também com presença da mitologia em alguns artistas;
- Riqueza em detalhes e formas;
- Rostos trabalhados com profundidade em expressões;
- Jogos de iluminação – contrastes entre luz e sombra.
Arquitetura:
- Extravagância nas produções;
- Abandono dos preceitos Renascentistas;
- Transformação da arquitetura clássica – subjetiva e ornamentada;
- cártulas, frontões interrompidos e colunas torsas – busca da ideia de movimento.
Arte Barroca – principais representantes
Visando a exaltação das temáticas religiosas e paradoxais que envolviam o contexto do século XVII, os representantes das artes plásticas barrocas conseguiram consolidar seus conceitos e interpretações no Brasil, são eles:
Aleijadinho (Escultor): Considerado o principal artista do Barroco mineiro, ficou conhecido por suas obras em pedra-sabão e entalhes em madeira.
Eusébio de Matos e Guerra (Pintor): baiano e irmão do escritor também barroco, Gregório de Matos, Eusébio ficou reconhecido por suas pinturas extravagantes e relacionadas ao estilo vigente.
José Joaquim da Rocha (pintor): pintor, dourador e restaurador brasileiro, José Joaquim da Rocha desenvolveu suas obras baseadas na arte sacra. Dessa maneira, afastando-se do característico popular, focou em traçar o caráter erudito em cada traçado.
Exemplos da arquitetura barroca
Embora tenha sido altamente referenciado pelo estilo português, o Barroco brasileiro possui arquiteturas até hoje consolidadas por todo território nacional, sendo algumas delas centros principais para o turismo local. Vejamos algumas estruturas abaixo:
Com a Descomplica é sucesso demais! E, se precisar de cursinho para o Enem, conte com a gente!