O ácido muriático está presente no cotidiano de todo estudante. São vários os momentos em que nós iremos trabalhar com esse ácido. É claro que vamos chamá-lo pelo nome de ácido clorídrico, seguindo as regras da IUPAC. Como curiosidade, quando ele está na forma gasosa, ele é chamado de cloreto de hidrogênio. Mas não precisa se preocupar, os dois primeiros são os mais comuns.
O ácido clorídrico é extremamente forte. Quando adicionado em meio aquoso ele irá sofrer completa dissociação. Isso quer dizer que irá liberar todos os cátions H+. Se formos medir uma solução de ácido muriático, iremos encontrar uma pH abaixo de 7, caracterizando uma solução ácida.
Veja também: Quais são as fórmulas químicas que todo estudante precisa saber?
O que significa ácido muriático?
Ácido muriático é o nome usual para ácido clorídrico. Esse ácido é formado pelo elemento hidrogênio e cloro. O hidrogênio apresenta apenas um elétron na camada de valência e o cloro está no grupo 17 e apresenta 7 elétrons na camada de valência. Dessa forma, eles irão adquirir estabilidade compartilhando um elétron de cada.
Pensando nas teorias ácido-base, a primeira teoria que nós vemos é a de Arrhenius. A sua teoria diz que um ácido é uma substância capaz de liberar o cátion H+ em meio aquoso. Sendo assim, podemos escrever a seguinte reação de dissociação para o ácido muriático.
HCl ——-H2O——-> H+(aq) + Cl–(aq)
Características do ácido muriático
O ácido clorídrico é um ácido da química inorgânica amplamente utilizado. As suas características são de suma importância para as suas aplicações.
- Ácido forte
- Realiza ligação covalente
- Solução incolor ou levemente amarela
- Higroscópico, absorve água da atmosfera.
- Volátil
Aplicações
O ácido muriático pode aparecer em vários setores. Na indústria ele pode ser usado para:
- Decapagem de aço
- Remoção de ferrugens
- Laminação
- Galvanização
Na química orgânica o ácido clorídrico também está presente em várias reações. Como pode exemplo na reação de adição entre o eteno e o ácido clorídrico para a produção do dicloroetano, um reagente necessário para produção do PVC.
Por ser um ácido inorgânico forte, nós podemos utiliza-lo para o controle de pH de solução básicas. Caso tenhamos a presença de OH– o ácido muriático por liberar completamente seu H+ para o meio, consumindo a OH– alterando o pH.
As aplicações são muito amplas. De acordo com a concentração, ele pode até mesmo ser utilizado em processamento de couro, limpeza doméstica e entre outras utilidades.
Ácido gástrico
Dentro de nosso estômago nós podemos encontrar o ácido clorídrico. Pode parecer estranho, visto que ele é muito forte e se nós ingeríssemos ele o dado a saúde seria enorme, visto que ele é tóxico também.
O suco gástrico é composto principalmente por ácido clorídrico. Muito importante para a nossa digestão, visto que o ácido clorídrico é capaz de desnaturar proteínas. Mas como o nosso estômago suporta essa ácido tão forte?
O nosso organismo possui mecanismos de proteção para esse ácido. Como por exemplo uma cama espessa de muco. Quando alguns mecanismos começam a falhar, é aí que surgem as azias e até mesmo úlceras.