Blog Descomplica
Imagens de canos de PVC para ilustrar o artigo sobre ácido muriático, que é usado em uma das etapas de sua produção

Entenda para que serve o ácido muriático?

Ácido muriático é o nome usual para o ácido inorgânico conhecido como ácido clorídrico (HCl). Podemos encontra-lo tanto dentro de aplicações industriais, reações orgânicas e até mesmo em nosso organismo, no estômago (ácido gástrico).

Atualizado em

Compartilhe

O ácido muriático está presente no cotidiano de todo estudante. São vários os momentos em que nós iremos trabalhar com esse ácido. É claro que vamos chamá-lo pelo nome de ácido clorídrico, seguindo as regras da IUPAC. Como curiosidade, quando ele está na forma gasosa, ele é chamado de cloreto de hidrogênio. Mas não precisa se preocupar, os dois primeiros são os mais comuns.   

O ácido clorídrico é extremamente forte. Quando adicionado em meio aquoso ele irá sofrer completa dissociação. Isso quer dizer que irá liberar todos os cátions H+. Se formos medir uma solução de ácido muriático, iremos encontrar uma pH abaixo de 7, caracterizando uma solução ácida. 

Veja também: Quais são as fórmulas químicas que todo estudante precisa saber?

O que significa ácido muriático?

Ácido muriático é o nome usual para ácido clorídrico. Esse ácido é formado pelo elemento hidrogênio e cloro. O hidrogênio apresenta apenas um elétron na camada de valência e o cloro está no grupo 17 e apresenta 7 elétrons na camada de valência. Dessa forma, eles irão adquirir estabilidade compartilhando um elétron de cada.

acido muriatico formula

Pensando nas teorias ácido-base, a primeira teoria que nós vemos é a de Arrhenius. A sua teoria diz que um ácido é uma substância capaz de liberar o cátion H+ em meio aquoso. Sendo assim, podemos escrever a seguinte reação de dissociação para o ácido muriático.

HCl  ——-H2O——-> H+(aq) + Cl(aq)

Características do ácido muriático

O ácido clorídrico é um ácido da química inorgânica amplamente utilizado. As suas características são de suma importância para as suas aplicações.

  • Ácido forte
  • Realiza ligação covalente
  • Solução incolor ou levemente amarela
  • Higroscópico, absorve água da atmosfera.
  • Volátil

Aplicações

O ácido muriático pode aparecer em vários setores. Na indústria ele pode ser usado para:

  • Decapagem de aço
  • Remoção de ferrugens
  • Laminação
  • Galvanização

Na química orgânica o ácido clorídrico também está presente em várias reações. Como pode exemplo na reação de adição entre o eteno e o ácido clorídrico para a produção do dicloroetano, um reagente necessário para produção do PVC.

Por ser um ácido inorgânico forte, nós podemos utiliza-lo para o controle de pH de solução básicas. Caso tenhamos a presença de OH o ácido muriático por liberar completamente seu H+ para o meio, consumindo a OH alterando o pH.

As aplicações são muito amplas. De acordo com a concentração, ele pode até mesmo ser utilizado em processamento de couro, limpeza doméstica e entre outras utilidades.

Ácido gástrico

Dentro de nosso estômago nós podemos encontrar o ácido clorídrico. Pode parecer estranho, visto que ele é muito forte e se nós ingeríssemos ele o dado a saúde seria enorme, visto que ele é tóxico também.

O suco gástrico é composto principalmente por ácido clorídrico. Muito importante para a nossa digestão, visto que o ácido clorídrico é capaz de desnaturar proteínas. Mas como o nosso estômago suporta essa ácido tão forte?

O nosso organismo possui mecanismos de proteção para esse ácido. Como por exemplo uma cama espessa de muco. Quando alguns mecanismos começam a falhar, é aí que surgem as azias e até mesmo úlceras.

>>> CONHEÇA O CURSINHO PRÉ-ENEM DA DESCOMPLICA <<<

Comentários

ícone de atenção ao erroícone de atenção ao erroícone de atenção ao erro
Quer receber novidades em primeira mão?
Prontinho! Você receberá novidades na sua caixa de entrada.

Veja também

Separamos alguns conteúdos pra você