1- Não ler o texto atentamente.
Se você é apressadinho, e tem medo de perder tempo lendo todos os textos, saiba que isso pode ser um ponto negativo para sua pontuação. Afinal, se a questão é interpretação de texto, a resposta só poderá estar no….TEX-TO!
[caption id="" align="aligncenter" width="358" class=" "]

Algumas coisas na vida não podem ser feitas com pressa. O vestibular não é uma delas.[/caption]
2- Ler o texto e desprezar palavras que não conhece.
Nós sabemos que você não precisa ser um dicionário ambulante e saber o significado de todas as palavras. Mas, normalmente, os textos com vocabulário mais específico – ou rebuscado – acompanham um glossário. Não deixe de conferi-lo! Uma palavra pode fazer TODA a diferença!
[caption id="" align="aligncenter" width="212" class=" "]

Essa é a atitude que você NÃO pode ter ao encontrar palavras desconhecidas no texto.[/caption]
3- Não prestar atenção ao comando do enunciado!
Uma coisa muito comum é não prestar atenção ao comando. Se a palavra principal é “descrição” ou “descreva”, então a resposta deve atender a esse quesito. Além disso, se a questão pede para assinalar a alternativa INCORRETA, cuidado para não se empolgar assinalando uma correta!
[caption id="" align="aligncenter" width="350" class=" "]

A JLo provavelmente não prestou atenção no enunciado do contrato da Copa. Agora não adianta ficar de cara feia, né[/caption]
4- Considerar que o texto não diz nada.
Isso faz com que você leia o texto com desprezo e não preste atenção a ele da maneira adequada. Apesar de algumas questões serem muito superficiais, o texto SEMPRE tem algo a dizer que pode ser conectado ao enunciado!
[caption id="" align="aligncenter" width="317" class=" "]

Um bom exemplo: o texto NÃO é esse cara aleatório e sozinho. Ele sempre está conectado às questões (ou cheerleaders, no caso).[/caption]
5- Confundir a sua opinião com a opinião de quem escreveu o texto.
Esse é um erro muito comum! Lembre-se que, numa questão de múltipla escolha, normalmente, pede-se para que se reconheça a visão do autor, e não a sua. A sua visão pode até ser melhor do que a do autor, mas deixe-a para a redação!

[caption id="" align="aligncenter" width="245" class=" "]

Tudo bem se a opinião do texto é uma coisa que você não consegue engolir: não pedem para você concordar com ela, mas sim interpretá-la.[/caption]
6- Marcar uma alternativa sem ter lido todas.
Você pode estar SUPER confiante de que a resposta B é a correta, mas lembre-se que, na múltipla escolha, nem sempre há uma só opção correta. É muito comum que existam três alternativas certas e, dentre elas, uma mais certa que as outras – às vezes por algum pequeno detalhe.
[caption id="attachment_28264" align="aligncenter" width="400" class=" "]

Detalhes são muito importantes: não tomar cuidado com eles, pode significar uma desgraça.[/caption]
7- Não distinguir ideias principais de ideias secundárias.
Em muitas questões com textos argumentativos, pede-se um dos argumentos utilizados como resposta. Confundir argumento com tese numa hora dessas pode significar a alternativa errada! Saiba elencar a importância das ideias num texto!
[caption id="" align="aligncenter" width="500" class=" "]

De acordo com a titia Hilary, “são escolhas difíceis”, mas se você estudar direitinho vai saber como diferenciar as ideias de um texto.[/caption]