• Aumentar Fonte
  • Diminuir Fonte
  • Trocar contraste

Como encontrar questões resolvidas do Enem e usá-las nos estudos?

O Enem é uma prova realizada desde 1998 e que, ao longo dos anos, foi aprimorada e transformada de acordo com as necessidades e perfil do segmento educacional. Quando você se inscreve para o exame, tem início um processo de estudo dedicado, que envolve a resolução de exercícios para conhecer melhor o funcionamento da prova.

Resolver questões anteriores do Enem é uma das formas mais indicadas pelos especialistas para se sair bem na prova, sabia? Isso porque, quando você entra em contato com exercícios cobrados em edições mais antiga, entende a estrutura da prova e os assuntos mais cobrados.

Quer saber onde encontrar questões resolvidas do Enem e como usá-las da melhor forma? Vem com o Descomplica que é sucesso!

Por que vale a pena resolver exercícios anteriores do Enem

Praticar é uma das melhores formas de fixar o conteúdo que foi visto em sala de aula. Quando você está estudando para o Enem, é fundamental rever esses conteúdos e entender a estrutura da prova. Nessas horas, nada melhor do que apostar nas questões resolvidas!

Algumas das vantagens de estudar utilizando exercícios de provas anteriores do Enem são:

Diagnosticar seu nível de conhecimento

Quando você resolver exercícios, além de fixar o conhecimento, consegue identificar seus pontos fortes e fracos. Com esse procedimento, fica muito mais fácil estabelecer um plano de ação para ficar nos estudos específicos.

Combinar aulas com exercícios no mesmo dia

Se você está fazendo o curso online para o Enem do Descomplica, por semana, tem aula de duas disciplinas. Então, no momento de estudar, vale a pena escolher as questões resolvidas do Enem de acordo com essa disciplina. 

Uma meta legal para bater é de 100 exercícios resolvidos por semana (aqui, contabilizam-se duas matérias por dia, com dez exercícios para cada). 

Entender a estrutura da prova

Fazer uma prova do Enem sem conhecer bem sua estrutura não é boa ideia. Por isso, resolver questões antigas do exame ajuda a entender os conteúdos mais cobrados, fazendo com que você se sinta mais familiarizado com a prova no dia do “vamos ver”.

Uma dica, nesse momento, é cronometrar o tempo dedicado a cada questão, como se fosse o dia do exame mesmo. Assim, você identifica o que precisa melhorar e se há necessidade de ser mais ágil no momento de fazer a prova.

Aqui no Gabarito Enem, você encontra todas as questões de provas anteriores do Enem para ir treinando!

Onde encontrar questões resolvidas do Enem

No Descomplica você encontra todas as edições anteriores do Enem 2009 até o Enem 2019, incluindo segundas e terceiras aplicações, com gabaritos e comentários!

Temos um conteúdo super amplo, destinado a todos os alunos que vão prestar o Enem e estão em processo de organizar estudos e cronograma.

Todos os anos do Enem estão bem divididos e os exercícios são comentados por nossos especialistas. A estrutura que montamos ajuda o aluno a seguir por partes, evoluindo de acordo com o ano ou começando pelo último ano, se desejar.

Que tal dar um gás nos estudos para o Enem resolvendo questões e observando nossas dicas? É só clicar aqui e ter acesso ao conteúdo completo!

Gabarito Enem 2019 – Dia 1

Vídeo com comentários sobre a prova de humanas, linguagens e redação.