• Aumentar Fonte
  • Diminuir Fonte
  • Trocar contraste

Qual a diferença entre vagas de ampla concorrência, vagas reservadas para ações afirmativas e Lei de Cotas no Sisu?

Na hora de selecionar seu curso e universidade no Sisu, você terá que escolher uma dessas modalidades de concorrência: vagas de ampla concorrência, vagas reservadas para ações afirmativas e Lei de Cotas. A gente te explica agora o que cada uma significa e os requisitos para se inscrever nelas.

  • Vagas de ampla concorrência: para concorrer nessa modalidade, você só precisa ter feito o Enem, só isso!

 

  • Vagas reservadas para ações afirmativas: esse tipo de vaga depende de cada universidade e da política de ações afirmativas que ela adota, já que elas não são obrigatórias. Por isso mesmo, elas podem aparecer de maneiras diferentes dependendo da instituição (se adotar) – por exemplo, como uma outra categoria de vaga ou como um bônus na sua nota.
  • Lei de Cotas: diferente das políticas de ações afirmativas, as vagas reservadas para Lei de Cotas são obrigatórias! Todas as universidades participantes do Sisu devem ter metade das suas vagas voltadas para cotas – raciais ou estudante de escola pública (essa definição é que depende de cada instituição).

 

Fique atento: ao escolher uma modalidade de concorrência, você passa a só concorrer por uma vaga com pessoas que optaram pela mesma modalidade! Ou seja, se você se inscrever para uma vaga de Lei de Cotas, só vai disputar com vestibulandos também da modalidade de Lei de Cotas – a galera de ampla concorrência ou de ações afirmativas não vai entrar na disputa com você.