• Aumentar Fonte
  • Diminuir Fonte
  • Trocar contraste

Pós-graduação e mestrado: qual a diferença?

Quando terminamos uma graduação, uma nova etapa de decisões se inicia. Se seus planos são de dar continuidade nos estudos, é importante saber qual é a diferença entre as opções de pós-graduação (especialização, MBA ou mestrado).

A gente te explica!

O que é uma pós-graduação?

Cometemos um equívoco na pergunta: devo fazer uma pós-graduação OU um mestrado?

O mestrado já é um tipo de pós-graduação, pois é uma formação feita depois da conclusão de um curso superior. Em suas diferentes modalidades, o objetivo de uma pós é aprofundar os conhecimentos adquiridos pelo aluno na faculdade e capacitá-lo para atuar na sua área profissional.   

Os cursos de pós-graduação são divididos em duas categorias: Lato Sensu e Stricto Sensu.

Tipos de pós-graduação

As pós-graduações Lato Sensu são direcionadas pra capacitar o aluno frente ao mercado de trabalho e se dão de duas diferentes formas:  

  • Especialização: será um aprimoramento teórico e técnico na área profissional da sua escolha (pode até ser em uma diferente da sua graduação). Aqui, você vai se preparar pra atuar em uma função no mercado de trabalho e terá o título de especialista no assunto! Pra ser aprovado, é necessário que você faça uma monografia (trabalho de conclusão do curso).
  • MBA (ou Master of Business Administration): são as conhecidas pós-graduações na área de Administração e mais visadas, geralmente, por executivos, empresários ou gerentes. Você irá aprender e discutir sobre temas estratégicos de negócios, gestão e finanças.

Já na modalidade Stricto Sensu, as pós possuem um perfil acadêmico e são voltadas para a formação de pesquisadores. Se escolher por esta modalidade, você irá realizar um Mestrado e poderá ainda aprofundar com a sua pesquisa em um Doutorado.

  • Mestrado: direcionado por uma metodologia de pesquisa científica, você irá se aprofundar nos estudos teóricos de um tema, em suas aplicações, e defenderá uma dissertação. Nesta opção, como você produz conhecimento científico, é possível receber um bolsa auxílio de fundações como a Fapesp, a Capes e o CNPq.
  • Doutorado: você realiza uma investigação científica para defender uma tese acadêmica inédita. A duração em média se dá de 4 a 5 anos, e propõe um aprofundamento teórico, filosófico e prático no assunto. Isso te capacita a ser um profissional com um conhecimento extremamente especializado.

Escolho o mestrado ou outro tipo de pós-graduação?

Explicamos porque o mestrado é uma entre outras opções de Pós-graduação, e agora você conhece a diferença entre elas. 

O mestrado é um ótimo caminho se você gostaria de participar da formação de outros profissionais sendo professor universitário e se deseja produzir pesquisa científica sobre um determinado assunto.

Se você prefere, contudo, uma pós-graduação para turbinar o seu currículo, se capacitar de forma prática, e se destacar no mercado profissional, considere as opções de pós-graduação Lato Sensu!

Para decidir entre as alternativas, considere suas prioridades e suas características profissionais. Lembre-se: pensar na nossa carreira também é uma forma de exercitar o autoconhecimento!A Descomplica oferece ótimas opções de Pós-graduação em diferentes áreas, dê uma olhadinha!