• Aumentar Fonte
  • Diminuir Fonte
  • Trocar contraste

Como dar aulas de administração? Descubra aqui o que é necessário

O curso de Administração é um dos mais buscados pelos estudantes brasileiros. Com inúmeros profissionais formados, é comum que haja questionamentos sobre a possibilidade de atuar como professor nessa área. Afinal de contas, quem é formado em Administração pode dar aulas?

Embora não exista curso de Licenciatura em Administração e a graduação seja oferecida apenas com a titulação de bacharelado, é possível, sim, dar aulas de Administração. Veja, a seguir, como isso é possível!

Bacharel em Administração pode dar aulas?

Como não existe curso de licenciatura em Administração, o bacharel em Administração não pode dar aulas no Ensino Médio e demais níveis da educação básica. Ele só consegue ser um professor se tiver conhecimentos sobre a prática pedagógica.

Bacharéis em Administração podem se tornar professores de três formas:

Fazendo um mestrado

No mestrado, o estudante se dedica a uma pesquisa e seus desdobramentos teóricos, defendendo uma tese ao final do curso. Com duração média de um a dois anos, os mestrados permitem que quem é formado em Administrador concorra a uma vaga de professor e inicie sua carreira acadêmica.

Cursando uma Pós-graduação em Prática Docente

Como o mestrado exige mais tempo, quem tem pouca disponibilidade pode optar pela pós-graduação em Docência do Ensino Superior, Docência, Metodologia e Práticas Educativas ou Metodologia do Ensino na Educação Superior. Assim, o profissional estará apto para dar aulas.

Pedindo uma autorização a título precário

Título precário é uma concessão feita com um prazo de validade. Quem concluiu a graduação em Administração e pretende dar aulas pode solicitar essa autorização a título precário na Secretaria de Educação de sua cidade. Em geral, esse título é concedido com o prazo de um ano e ajuda quem pretende ter uma experiência antes de entrar de vez na carreira acadêmica.

O que um administrador pode fazer na prática

Quem se forma em Administração pode trabalhar em diversas áreas, nas mais variadas empresas. Pode, ainda, atuar como autônomo, prestando consultoria a organizações.

Em geral, o administrador tem múltiplas responsabilidades dentro de uma empresa. Ele pode liderar pessoas, estruturar processos gerenciais e controlar recursos internos, como materiais, finanças, etc.

Ele também pode atuar como gestor, distribuindo tarefas e mantendo a equipe focada em metas e objetivos organizacionais. Outra atribuição pode ser resolver eventuais problemas e desafios corporativos, monitorando e cobrando resultados. 

A adoção de práticas de sustentabilidade e responsabilidade social é uma atribuição possível do administrador, diante das exigências cada vez maiores do mercado.

Administradores que pretendem dar aulas podem, como dissemos acima, fazer mestrado ou pós-graduação. Entretanto, o trabalho de consultor tem se tornado cada vez mais frequente e vantajoso para quem se forma nessa área.

Quando se torna um consultor, o administrador pode prestar serviços de maneira autônoma, orientando empresas sobre processos e gestão. Dessa forma, ele pode criar sua própria empresa e gerenciar uma cartela de clientes da forma que desejar.

Marketing, produção, vendas, financeiro, logística e compras, recursos humanos e tantas outras áreas podem receber o administrador de empresas, que tem uma das formações mais versáteis do mercado. 

Oportunidades para quem se forma em Administração

Pequenas e médias empresas têm entrado cada vez mais no radar dos administradores. As grandes organizações, como de praxe, necessitam muito desses profissionais, que ajudam a controlar o dia a dia das empresas.

Quanto mais especializado você for, melhor. Uma dica é focar em tecnologia, já que há cada vez mais softwares especializados para ajudar na gestão, além de investir em boas práticas para gerir tempo e conhecimento – algo cada vez mais valorizado pelas empresas.

Quem pretende conseguir destaque em Administração precisa estudar e se dedicar constantemente. Pós-graduações, MBAs e especializações são bastante indicados, além dos idiomas estrangeiros, que ajudam a se destacar e disputar boas vagas. 

O Descomplica tem a faculdade de Administração certa pra você. Online, flexível e com um preço que cabe no seu bolso. E o melhor de tudo é que somos reconhecidos com nota máxima pelo MEC! Confira nossos planos e matricule-se!