• Aumentar Fonte
  • Diminuir Fonte
  • Trocar contraste

Como dar aula em faculdade? Conheça o curso de Docência do Ensino Superior

O curso de docência do ensino superior é essencial pra todos aqueles que querem cruzar as portas de uma faculdade com o título de docente. A palavra docente vem do latim Docens, que significa, em tradução literal, aquele que ensina.

O ensino é uma forma de transmissão de conhecimento sistemática, que pode ocorrer de várias formas e em vários níveis, e tem como fator de êxito a aprendizagem bem-sucedida.

Porém, antes de começar a ensinar, o profissional precisa se preparar, e quanto maior o nível dos alunos, maior deve ser o nível do docente.

É nesse ponto que entra o Curso de Docência do Ensino Superior. Neste artigo, a gente vai te explicar todos os detalhes sobre este curso de pós-graduação. Continue a leitura!

Como o curso de Docência do Ensino Superior ajuda futuros professores?

Quando o assunto é educação, é proibido pensar em parar de estudar. Professores bem capacitados precisam de uma especialização. Portanto, se você quer trabalhar com o ensino em uma faculdade, o curso de Docência do Ensino Superior pode ser o melhor caminho!

Esta pós-graduação vai te ensinar a ter um pensamento mais crítico sobre o processo de aprendizagem. Afinal, você vai estudar a fundo temas como o sistema educacional e as metodologias de ensino.

Além disso, o curso vai te manter por dentro dos novos recursos tecnológicos: as TICs — Tecnologias da Informação e Comunicação —, que são ferramentas como softwares, vídeos, jogos, áudios e slides usadas pra estimular o processo de aprendizagem, além de aumentar a interação e a comunicação entre o grupo. 

Essa pós-graduação também permite que os alunos desenvolvam uma visão pedagógica mais ampla. Assim como possibilita que você aprimore suas práticas de ensino, como o planejamento didático e a criação de atividades avaliativas.

Quem pode trabalhar como professor universitário?

Quem pode trabalhar como professor universitário?

Muitas pessoas sonham com um cargo de professor universitário. Pode ser pelo salário, pela estabilidade financeira, pelas duas férias anuais, pela possibilidade de licença sem vencimento ou, ainda, pelo reconhecimento gerado pela carreira. Mas, será que qualquer um pode se tornar professor em uma faculdade? Veja o que diz a lei!

Sobre as instituições de ensino superior, a Lei de Diretrizes e Bases (LDB) faz os seguintes levantamentos:

“As universidades são instituições pluridisciplinares de formação dos quadros profissionais de nível superior, de pesquisa, de extensão e de domínio e cultivo do saber humano, que se caracterizam por:

I – produção intelectual institucionalizada mediante o estudo sistemático dos temas e problemas mais relevantes, tanto do ponto de vista científico e cultural, quanto regional e nacional;

II – um terço do corpo docente, pelo menos, com titulação acadêmica de mestrado ou doutorado;”

Então, como visto nestes trechos da LDB, pra se tornar professor universitário, no caso das universidades privadas, é necessária uma pós-graduação lato sensu. A palavra, em latim, significa “em sentido amplo”, ou seja, é necessário que o profissional tenha, além da graduação, um MBA ou uma especialização em determinada área.

Assim, se uma pessoa que é formada em pedagogia decide que quer dar aulas em uma faculdade particular, por exemplo, ela pode fazer um dos cursos de pós-graduação na área da Educação que a Faculdade Descomplica oferece, buscando algo de seu interesse.

Já no caso das universidades públicas, porém, as exigências são um pouco maiores. É pré-requisito que o profissional possua a chamada pós-graduação stricto sensu, que são os cursos de mestrado e doutorado.

Saiba mais sobre as diferenças entre os cursos de pós-graduação e mestrado.

LDB: por trás da lei

LDB: por trás da lei

A primeira Lei de Diretrizes e Bases (LDB) foi promulgada em 1961. Porém, a lei que está em vigência atualmente é de 1996. Esta é a legislação que foi responsável por nortear a educação no Brasil.

A LDB trata da educação desde o nível fundamental até o superior, tanto em instituições públicas como privadas. É por meio dela que a gente recebe informações a respeito dos investimentos em educação, finalidades educacionais, assim como as diretrizes da educação nacional.

Desde que foi promulgada, a LDB passou por várias atualizações. A última delas aconteceu em 2017, mas atualmente existem 5 projetos de lei em tramitação no Congresso Nacional que podem trazer novas atualizações.

É muito importante que o professor esteja sempre por dentro das atualizações da LDB e lutando por melhorias na educação do país, afinal o seu trabalho depende diretamente desta lei.

Por que fazer uma especialização EaD?

Por que fazer uma especialização EaD?

O número de alunos matriculados em cursos de graduação e pós-graduação EaD já soma mais de 28% do total de estudantes de nível superior, e esse número está crescendo cada vez mais.

Uma das razões disso é que grande parte dos estudantes não pode abrir mão de suas rotinas, sejam elas familiares ou profissionais.

Com os cursos de pós-graduação a distância que a Faculdade Descomplica oferece, isso não vai ser um problema. Afinal, as aulas são disponibilizadas em vídeo pro aluno assistir quando e onde quiser.

Veja, abaixo, 6 outros motivos pra escolher uma especialização EaD:

  1. Qualificação profissional: o mercado de trabalho está cada vez mais exigente, por isso, quanto maior for o seu nível educacional, maiores serão as suas chances de conseguir uma boa colocação profissional;
  2. Mensalidades mais baixas: um curso na modalidade EaD pode custar até 10 vezes menos do que um curso presencial, já que a instituição economiza bastante com infraestrutura, por exemplo;
  3. Economia extra: além da mensalidade, ao optar pelo ensino remoto você também economiza com transporte e alimentação, já que não precisará sair da sua casa pra aprender;
  4. O diploma tem o mesmo valor do presencial: os cursos EaD são planejados de acordo com as leis de diretrizes e bases educacionais, por isso, não deixam a desejar quando comparados aos cursos presenciais;
  5. Contribui pro desenvolvimento da autodisciplina: antes de qualquer coisa, o aluno precisa se organizar pra conseguir acompanhar um curso EaD. É importante definir horários e locais de estudo pra que o aprendizado seja efetivo. Colocando isso em prática nas aulas, logo você fará isso também em outros âmbitos de sua vida;
  6. O aluno tem mais tempo: graças à tecnologia é muito fácil e rápido se conectar à internet pra acompanhar as aulas. Além disso, você evita o deslocamento até a faculdade, que consome, em muitos casos, um tempo precioso da rotina.

Procure uma instituição reconhecida pelo MEC

Existem várias instituições oferecendo cursos de pós-graduação e MBAs. Porém, é importante pensar bem antes de fazer sua escolha. Pra não errar nessa decisão tão importante, procure uma instituição reconhecida pelo MEC.

Afinal, pra receber a certificação do Ministério da Educação, a instituição de ensino é avaliada a fim de manter um alto nível de ensino no país.

Organize uma rotina de estudos

Não existe um padrão de estudos que seja perfeito pra todas as pessoas. Cada aluno desenvolve-se e consegue compreender o conteúdo de uma forma diferente. Portanto, procure uma rotina de estudos que seja eficiente pra você.

Além disso, estudar a distância te garante um tempo precioso que você pode administrar de forma inteligente, utilizando pra organizar a sua rotina de estudos em geral, por exemplo.

Caso você seja uma dessas pessoas com dificuldades de concentração na hora do estudo, confira o texto que a gente escreveu dando dicas práticas sobre como aumentar a concentração nos estudos.

Como ser um bom professor universitário?

Como ser um bom professor universitário?

É verdade que não existe uma fórmula pra ser um bom professor. Entretanto, é possível manter uma série de práticas que podem te ajudar a exercer a sua profissão com maestria.

Agora que a gente já te explicou o que é o Curso de Docência do Ensino Superior, veja algumas dicas de ouro que vão te ajudar a ser um professor de qualidade e que faz a diferença:

  • Esteja sempre atualizado: a educação está sempre mudando, por isso, é importante que o professor esteja por dentro dessas mudanças. Participar de eventos, assim como acompanhar pesquisas e revistas científicas fazem toda a diferença pro seu perfil profissional;
  • Pesquise: as pesquisas científicas também são essenciais pra quem deseja seguir carreira acadêmica, afinal de contas, elas influenciam no desenvolvimento do pensamento científico, assim como possibilitam uma melhor interpretação de textos do mesmo gênero, facilitando futuras pesquisas necessárias durante o exercício da função;
  • Tenha um bom currículo acadêmico: a plataforma Lattes, do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), armazena currículos de todos os professores universitários do nosso país. Por isso, construa um bom perfil na plataforma que contenha todas as informações sobre suas pesquisas.

O compromisso do professor

Além das dicas acima, o professor deve, sobretudo, ter comprometimento com a sua profissão, compreendendo o seu papel social e intelectual na sociedade. Só assim poderá verdadeiramente entender o papel da educação e poderá transmiti-la da melhor forma possível ao aluno.

Vale lembrar que a educação está em constante mudança, entretanto, nos últimos anos (principalmente a partir da pandemia), ela tem sofrido mudanças bruscas. E, visto essas mudanças, o professor precisa não apenas adaptar-se a elas, mas também entendê-las a fundo pra poder ter autonomia. Assim, será um profissional melhor a cada dia.

Curso de Docência do Ensino Superior da Faculdade Descomplica

Curso de Docência do Ensino Superior da Faculdade Descomplica

Na Faculdade Descomplica você vai encontrar 3 opções de curso de Docência do Ensino Superior. Por meio deles, você pode evoluir sua carreira e conquistar o seu lugar no mercado de trabalho. Abaixo, veja os detalhes sobre os nossos cursos:

1) Pós em Docência do Ensino Superior e Metodologias Ativas de Aprendizagem

Desenvolvida pra apresentar novos conceitos e recursos de educação baseados em metodologias ativas, a Pós em Docência do Ensino Superior e Metodologias Ativas de Aprendizagem prepara o pós-graduando pro sucesso no processo de ensino.

O objetivo principal da metodologia ativa é fazer do aluno o protagonista no processo de aprendizagem, estimulando uma maior participação e responsabilidade na construção do conhecimento.

A carga horária do curso é de 390 horas e as disciplinas do programa são organizadas em módulos, de acordo com a proposta de cada uma delas. Veja, abaixo, alguns detalhes sobre os módulos do curso:

  • Módulo de Nível: as disciplinas deste módulo têm foco em desenvolver habilidades e competências que vão formar profissionais capacitados e preparados pro mercado de trabalho em geral. Neste módulo, você vai estudar tópicos como Gestão do tempo, Gestão de Pessoas, Liderança, e Metodologia da pesquisa científica;
  • Módulo de Eixo: nesta parte, você vai estudar disciplinas que se aprofundam nas bases científicas da educação com Metodologias Ativas, além de tratar sobre os modelos de avaliação usados nesta metodologia de ensino;
  • Módulo de Especialização: o último módulo traz as disciplinas mais específicas do curso, ou seja, todo o conteúdo relacionado com a docência do ensino superior. Aqui, você vai aprender tudo sobre ferramentas digitais que podem ser usadas na educação, além de temas como planejamento, didática e pedagogia.

2) Pós em Docência do Ensino Superior para o Novo Formato de Aula do Futuro

Esta pós-graduação foi desenvolvida pra quem quer ser capaz de dominar as novas ferramentas disponíveis na educação e, assim, transformar a sala de aula e a aprendizagem dos alunos.

A pós em Docência do Ensino Superior para o Novo Formato de Aula do Futuro é indicada pra profissionais que querem ingressar no ensino superior online ou presencial.

A duração do curso é de 390 horas, e as disciplinas são divididas em 3 módulos:

  • Módulo 1: neste primeiro momento, você vai estudar disciplinas ligadas ao conhecimento pessoal e bases metodológicas, como Planejamento de Carreira, Modelagem da Aprendizagem Ativa e Elementos Digitais Aplicados à Educação;
  • Módulo 2: no segundo módulo, você vai aprender temas relacionados à prática docente, como técnicas de Storytelling e Metodologias Ativas para Aprendizagem em Equipes e Individual;
  • Módulo 3: nesta última parte do curso, você vai entender melhor como construir uma Avaliação para Aprendizagem Ativa, além de tópicos como Planejamento da Docência e Pedagogia do Ensino Superior.

3) Pós em Docência do Ensino Superior para a Nova Geração de Alunos

Este curso vai apresentar a você uma nova forma de ensinar, a partir de técnicas modernas que visam o desenvolvimento da nova geração de alunos.

Na Pós Descomplica em Docência do Ensino Superior para a Nova Geração de Alunos, você vai aprender tudo sobre os recursos educacionais que podem acelerar o processo de ensino, além de estudar tópicos como comportamento, gestão e pedagogia.

A duração do programa é de 420 horas, e as disciplinas do programa são divididas em 3 módulos:

  • Módulo 1: primeiramente, você vai estudar disciplinas que dizem respeito ao autoconhecimento e bases metodológicas, como Gestão do Tempo, Coaching e Planejamento de Carreira e Elementos Digitais Aplicados à Educação;
  • Módulo 2: no segundo módulo, você vai aprender a respeito do universo da prática docente, como técnicas de Storytelling e Metodologias Ativas para Aprendizagem em Equipes e Individual;
  • Módulo 3: no último módulo, você vai aprender melhor como construir uma Avaliação para Aprendizagem Ativa, envolvendo tópicos como Planejamento da Docência e Pedagogia do Ensino Superior.
Por que estudar na Faculdade Descomplica?

Por que estudar na Faculdade Descomplica?

A Faculdade Descomplica tem nota máxima no MEC e é considerada a maior plataforma de ensino online do Brasil. Aqui, a gente acredita que “aprender é pra todo mundo”, ou seja, uma educação de qualidade não precisa excluir ninguém.

Então, aqui, a educação online é vista como um fator transformador de vidas. Afinal, com o EaD, o aprendizado não é um privilégio pra poucos, mas pra todos! 

Todos os nossos cursos de pós-graduação contam com conteúdos de alta qualidade gerados por profissionais renomados do mercado. Isso é essencial pra te ajudar a conquistar o sucesso profissional.

Além disso, o Descomplica já foi considerado a 3ª empresa mais inovadora da América Latina pela Fast Company e, por isso, nossos cursos vão te ajudar a se destacar no mercado de trabalho.

E tem mais: você acredita que mais de 40.000 alunos já passaram por aqui e 92% deles recomendam os nossos cursos? Dá pra entender por que o Descomplica é o maior do Brasil, né?

A partir da realização da sua matrícula, o conteúdo já fica disponível pra você começar a estudar. Isso garante que você aprenda sempre no seu ritmo. Abaixo, veja mais alguns diferenciais dos nossos cursos:

  • Estude 100% online: você não precisa ir à instituição de ensino em momento algum. Todo o curso é disponibilizado online, inclusive as avaliações! Você pode estudar pelo computador, tablet e até pelo celular; tudo sem sair de casa! 
  • Profissionais renomados: desde o começo do curso você terá aula com professores capacitados e reconhecidos no mercado.
  • Aprenda no seu tempo: em geral, as aulas são compostas por vídeos de 5 a 10 minutos. Isso quer dizer que você pode encaixar seus estudos no tempo que tem disponível. E o melhor: se preferir, você pode baixar suas aulas pra assistir quando e onde puder. 
  • Nota máxima no MEC: todos os cursos da Pós Descomplica têm os certificados emitidos por uma instituição com nota máxima no MEC.
  • Certificados em menos de 1 ano: aqui, você pode conseguir seus primeiros certificados em um período de seis meses!

Quais são os objetivos dos cursos de Docência do Ensino Superior?

Abaixo, conheça os principais objetivos das pós-graduações da Faculdade Descomplica:

  • especializar profissionais pra atuarem como professores, coordenadores e educadores do ensino de nível superior, considerando alguns detalhes importantes como o perfil do aluno, as metodologias pedagógicas aplicadas, e os instrumentos de avaliação utilizados na educação superior;
  • apresentar a teoria das metodologias ativas como recursos educacionais que possibilitam maior sucesso no processo de aprendizagem da educação superior;
  • praticar atividades que permitam o exercício das metodologias ativas em cenários de educação corporativa e profissional.

Quem pode cursar a Pós Descomplica?

Pra se matricular na Pós Descomplica, basta ter um diploma de graduação, ou seja, já ter colado grau.

Os cursos são destinados a todos os graduados nas diversas áreas do conhecimento que já atuam ou pretendem atuar no segmento da educação básica ou superior, seja em cargos de docência ou coordenação.

Como se matricular nos cursos de Pós-graduação da Faculdade Descomplica?

É só acessar o nosso site com o seu RG, seu CPF, o comprovante de residência e o diploma de ensino superior (ou declaração de colação de grau) em mãos. 

Aí, você vai escolher o curso de sua preferência, subir os seus documentos lá na nossa plataforma, fazer o pagamento e pronto! Sua matrícula já estará pronta. Depois disso, você já pode iniciar os seus estudos.

Quem são os professores do curso?

Além de todas as vantagens que a Pós Descomplica oferece, a gente ainda conta com um time de profissionais supercapacitados e que está sempre se atualizando, a fim de garantir a satisfação de todos os alunos.

Os professores da Pós Descomplica estão, sobretudo, comprometidos com a educação. Então, o que acha de conhecer um pouco sobre o incrível corpo docente do Desco?

  • Lisandro Gaertner: é professor de Storytelling aqui na Pós Descomplica; além de roteirista pela Escola de Cinema Darcy Ribeiro, ele ainda conta com o título de bacharel em Psicologia pela UFRJ. Ah, o Lisandro também é especialista em aprendizagem, storytelling e game designer;
  • Gilberto Guimarães: mestre em Filosofia e Psicanalista, o professor Gilberto ainda conta com a publicação do livro “Liderança Positiva”, além de ser o responsável pela coluna “Divã Executivo”, do jornal Valor Econômico;
  • Marcos Martins: bacharel em Engenharia Mecânica pela UFRJ, Corretor de Seguros e sócio-diretor da M11 Consultoria e Corretora de Seguros de Vida Ltda desde 2004. Como se não bastassem todos esses títulos, o Marcos ainda é especialista em Empreendedorismo pela UNCTAD/SEBRAE e pela BABSON College, além de professor no MBA executivo no IBMEC;
  • Marcus Vianna: mestre em Sistema de Gestão da Qualidade pela UFF, bacharel em Comunicação Social e em Publicidade e Propaganda pela UFG. Ele é mais um dos profissionais Descomplica, possuindo mais de 18 anos de experiência na área acadêmica;
  • Gustavo Fernandes: Bacharel em Marketing Estratégico e especialista em Gestão de Tempo e Produtividade, Gustavo é nosso professor convidado. Seu currículo ainda conta com a direção-geral do Colégio e Curso Intellectus e a direção do Grupo JMN (CTG, Hoop Sports e Imaginar Content).

Bem, agora que você já sabe tudo sobre os cursos de Docência do Ensino Superior, é importante lembrar que ensinar é um desafio que exige constante atualização.

Então, se você quer ser professor universitário, pense bem a respeito dessa decisão tão importante pra sua vida. Se for isso que você realmente quer, que tal escolher um dos cursos de pós-graduação da Faculdade Descomplica e destacar-se no mercado de trabalho? Confira as opções disponíveis agora mesmo!