Business Intelligence, o que é? A gente descomplicou para você!
O mercado está muito competitivo. Portanto, as empresas usam cada vez mais os dados com a finalidade de melhorar seus desempenhos. Por isso, muitos profissionais querem saber: Business Intelligence, o que é?
Uma vez que ela é uma atividade chave pro futuro dos negócios, a gente descomplica pra você. Agora, você saberá tudo. Desde o que engloba até por que é tão importante dominá-lo. Bora ler?
Afinal, Business Intelligence, o que é?
Conhecido como Business Intelligence, bem como Inteligência de Negócios ou ainda BI, é o conjunto de metodologias, processos, técnicas e ferramentas que transformam dados em insights.
Acima de tudo, serve pra apoiar a tomada de decisão. Mas, também, pra realizar o acompanhamento dos resultados. Ao mesmo tempo, é uma maneira de descobrir oportunidades pra empresa.
Quais são as atividades que fazem parte do Business Intelligence?
A melhor maneira pra entender o Business Intelligence é conhecer as atividades que fazem parte dela. Desse modo, você entende o que é na prática.
Mineração de dados
Os bancos de dados são desorganizados demais pra gente entender. Ou seja, nem tudo o que tá lá é útil. Por isso se faz mineração de dados.
Preparação de dados
Nessa etapa, reúnem-se os dados de várias fontes. Posteriormente, eles são organizados e padronizados. Por fim são analisados gerando as informações.
Geração de relatórios
Essa é a parte que é usada pra tirar conclusões e tomar decisões. Assim, vale lembrar que, com bons relatórios, são feitas escolhas ainda mais certeiras.
Análise estatística
Indicadores estatísticos permitem um diagnóstico rápido. Não apenas nos resultados, mas em toda a empresa. Já que são aplicáveis em todo o processo. Desde que se tenha informações pra isso.
Benchmarking e métricas de desempenho
Saber tudo o que está acontecendo na empresa o tempo todo é difícil. Ainda mais, acompanhar o desempenho. Pois bem, essa é outra faceta do que é BI.
Análise descritiva
Através dessa análise de dados do passado, são criados cenários futuros. Pra que a gente possa evitar situações negativas e aproveitar boas oportunidades. Com isso, é possível ajustar a estratégia empresarial.
Visualização de dados
A forma mais visual de se analisar dados são os gráficos. Não é mesmo? Eles fazem de imensas planilhas uma única imagem.
Análise visual
Apesar de não parecer, a análise visual é diferente da visualização de dados. Afinal, a segunda serve pra divulgar as informações.
Por que é importante dominá-lo agora?
O mercado está muito competitivo. Assim sendo, o Business Intelligence torna os negócios mais eficientes. Por causa dele são tomadas decisões melhores. Mais ainda, os processos se tornam mais ágeis.
Ou seja, quer a gente olhe do ponto de vista estratégico, quer do operacional, há otimização. Desse modo, quem souber entregar esse diferencial sairá na frente na busca por emprego.
Em Business Intelligence, o que é útil pra decidir fica claro. Com isso, ela gera vantagem competitiva. Sendo, assim, uma parte importante dos planos de negócio. Como resultado, estudar BI ajuda a alavancar os negócios.
Show, né? Ficou tão íntime do BI que quer aprender mais? Corre lá, conheça o MBA em Business Intelligence e veja como a Faculdade Descomplica pode te ajudar!