O Gabarito Enem Extraoficial do Descomplica 2021 está quase no ar

Imagem de estudante sorrindo lendo um artigo
Enquanto isso cadastre-se e receba de graça o Resumão de Atualidades!

Preencha o formulário para receber seu e-book de atualidades do semestre

Novas funcionalidades

Conheça o nosso diferencial

Usabilidade

Use o teclado para navegar

Para facilitar o uso, o Gabarito Enem conta agora com recursos de navegação e seleção no teclado.

Imagem exemplo da página de cartão resposta

Comparativo de notas

Compare com os anos anteriores

Depois da simulação da nota, no Simulador Descomplica é possível conferir se a sua performance foi melhor ou pior do que a média dos anos anteriores.

Imagem exemplo da página de resultados
Estrela Decorativa

Sistema de Seleção Unificada

Simule seu resultado no SiSU

Depois de ver sua performance no Enem, é possível fazer uma simulação de notas no simulador SiSU. Com o resultado, você consegue saber em quais faculdades tem chances de passar.

Imagem exemplo da página do Simulador SISU

Como funciona

Aprenda a usar o simulador

Nosso simulador de notas é muito preciso, com grau de acerto de 92%. Portanto, as chances de você saber quanto realmente tirou no Enem são bem grandes. Além disso, é possível comparar suas notas com os anos anteriores, tudo de um jeito simples e intuitivo.

gif do preenchimento do gabarito
01

Passo numero 1

Selecione o dia da sua prova
02

Passo numero 2

Escolha a língua estrangeira
03

Passo numero 3

Indique a cor de sua prova
04

Passo numero 4

Preencha suas respostas
Foto de professores sorrindo
Nossa Correção

Saiba porque nossa correção dá aulas

Após a prova, nossos professores se reúnem em uma live para corrigir as questões em tempo real e, em seguida, elas ficam salvas no Gabaquest, caso queira conferir depois.

Ver questões dos anos anteriores

Dúvidas Frequentes

O Ministério da Educação (MEC) informou que o resultado do Enem 2021 será divulgado no dia 11 de fevereiro de 2022. Para saber a sua nota, basta acessar a Página do Participante. Depois, basta clicar na opção “Entrar com o gov.br” e inserir seus dados de CPF e senha. É possível, ainda, baixar o app do Enem para conhecer a sua nota do Enem 2021. Ele está disponível na Apple Store e no Google Play. Ali, você faz a mesma coisa: insere seu CPF e senha para acessar o serviço.

A nota do Enem é bastante valiosa, sabia? Com ela, você tem diversas possibilidades para estudar e conseguir bolsas de estudo. Universidades do Brasil e também do exterior aceitam a nota do Enem 2021 para que o candidato entre em um curso.

Além de poder estudar nas mais prestigiadas instituições de Ensino Superior do Brasil (universidades federais, estaduais e municipais, além dos institutos federais de educação, ciência e tecnologia), a nota do Enem 2021 dá a possibilidade de tentar uma bolsa pelo SiSU, programa do Governo que concede bolsas em diversas instituições.

Todos os anos, o SiSU distribui mais de duzentas mil vagas em cursos de todas as áreas do conhecimento. Recentemente, também incluiu cursos a distância. Quem não conseguir entrar no SiSU com a nota do Enem pode tentar uma bolsa de estudos bancada pelo Governo Federal usando o ProUni, que oferece mais de 250 mil bolsas por ano.

Outra alternativa para usar a nota do Enem 2021 é o Fies, que financia estudos universitários a juros baixos e só cobra as parcelas da dívida depois que o participante se forma. A seleção é feita principalmente pela nota do Enem, então, é importante caprichar no exame.

Se quiser estudar no exterior, a nota do Enem também já é aceita em faculdades portuguesas, por exemplo. Mais de 40 delas consideram o resultado no exame!

Quer ver suas notas antigas do Enem? É fácil, mas é importante conhecer o ano de participação para descobrir a melhor forma de fazer isso. O boletim do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) funciona assim:

Para quem fez o Enem de 2001 até 2008, o acesso é pelo site do Enem.

Já para os anos de 2009 a 2014, a consulta do Enem pode ser feita neste link.

As notas do Enem 2015 até os dias de hoje estão na Página do Participante atual, disponibilizada no site do Inep.

Ao entrar nesses sites, você tem orientações sobre como recuperar a senha da Página do Participante

do Enem, caso você não se lembre mais da sua.

O gabarito do Enem é a divulgação dos resultados do exame, com as respostas corretas das questões aplicadas nos dias de prova. Em geral, o gabarito é liberado pelo Inep alguns dias após a realização do segundo dia de exame, tanto na versão digital quanto na impressa.

O gabarito oficial do Enem inclui a divulgação de possíveis questões anuladas para que o candidato calcule a sua nota e veja se tem chances de conseguir uma vaga no SiSU, por exemplo.

Muitos alunos ficam ansiosos esperando a divulgação do gabarito Enem e, por isso, recorrem ao gabarito extraoficial do Enem, liberado pelo Descomplica horas após o exame.

Além de ter alto índice de precisão, o gabarito extraoficial ainda permite comparar sua nota com edições anteriores e calcular a sua nota no SiSU. Vale a pena conhecê-lo!

Sabe quando você termina o Enem e fica naquela ansiedade pra saber logo a nota? Com o gabarito extraoficial do Enem, é possível!

Desenvolvido por nossos especialistas, o gabarito extraoficial do Enem tem 92% de confiabilidade da nota, já que utiliza o mesmo sistema de correção utilizado pelo Ministério da Educação, chegando muito perto da nota oficial divulgada no SiSU.

Além disso, o gabarito extraoficial do Enem Descomplica tem alta confiabilidade! Isso porque nossos professores resolvem o Enem para que você conheça a sua nota rapidinho!

Fácil de usar, o gabarito extraoficial do Enem é disponibilizado logo após a prova e permite, ainda, comparar a sua nota com anos anteriores e simular a sua nota no SiSU. Bom demais!

Logo depois da realização do Enem 2021, o Descomplica já liberou o gabarito extraoficial para os candidatos matarem a curiosidade a conhecerem as suas notas!

Para acessar o gabarito extraoficial Enem 2021, o candidato precisava informar a língua estrangeira que tinha escolhido e a cor de sua prova. Então, ele preenchia suas respostas e conferia os resultados, elaborados por nosso time de especialistas e seguindo o padrão de correção do Ministério da Saúde, que usa a Teoria TRI.

O resultado foi 96,7% de precisão nas respostas, com alta confiabilidade da nota dos candidatos do Enem, que já ficaram sabendo logo de cara se tinham condições de entrar em um curso disputado ou, ainda, calcular sua nota do SiSU em nosso simulador.

O Inep divulgou os gabaritos oficiais do Exame Nacional do Ensino Médio 2022 em 1º de dezembro. As provas, realizadas em 21 e 28 de novembro de 2021, foram aplicadas nas versões impressa e digital e tiveram uma questão anulada, em Matemática e suas Tecnologias.

Em geral, o gabarito oficial do Enem 2022 1º dia é divulgado cerca de três dias após a realização da segunda prova. Antes disso, porém, é possível acessar o gabarito extraoficial do Enem, corrigido pelos professores do Descomplica. Ele, inclusive, usa a Teoria TRI, mesma metodologia aplicada à correção das provas pelo Ministério da Educação.

Embora o gabarito já tenha sido divulgado, o resultado oficial só será liberado pelo Inep em 11 de fevereiro de 2022. Com o gabarito, no entanto, o candidato já pode conhecer a sua nota e fazer uma simulação da nota no SiSU para verificar se conseguirá uma vaga no programa do Governo.

O gabarito Enem 2022 é liberado cerca de três dias após a realização da segunda prova do Enem. Para acessá-lo, basta entrar na página do Inep e selecionar a sua cor de prova, além da data de realização (1º ou 2º dia de exame).

Quem não aguenta esperar pela divulgação do gabarito do Enem 2022 pode contar com o Descomplica! Nós liberamos o gabarito extraoficial do Enem logo depois da prova, corrigido pelos nossos professores e com mais de 92% de precisão nos resultados!

Com essa nota, você já pode simular sua nota no SiSU e saber em quais faculdades e cursos tem chances de entrar.

Depois de acessar o gabarito do Enem, é hora de calcular a nota para saber se você conseguirá uma vaga em um programa do Governo ou estará apto para estudar na faculdade que deseja.

Antes de mais nada, é importante saber que a média do Enem pode ser calculada de duas formas: média simples ou por peso.

Para calcular a nota do Enem usando a média simples, é preciso apenas somar suas cinco notas (Ciências da Natureza, Ciências Humanas, Linguagens e Códigos, Matemática e Redação) e dividir o valor por cinco.

Na média por peso, é preciso descobrir qual peso a instituição de ensino dá para cada nota do Enem (peso 1, peso 2 e peso 3). Depois, é só multiplicar cada nota pelo peso atribuído pela universidade (por exemplo, se a instituição deu peso 3 para a redação, você irá multiplicar a sua nota da redação por 3).

Depois de multiplicar todas as notas por seus respectivos pesos, você soma todos os resultados e divide esse valor pela soma dos valores dos pesos.

Quer deixar tudo mais fácil? Que tal usar o simulador SiSU do Descomplica? Nele, você pode simular a sua nota e conferir em qual faculdade tem chances de estudar!

A correção da prova do Enem, que é realizada em dois dias, não leva em conta apenas o número de questões corretas, mas também a coerência das respostas do candidato ao conjunto de questões que integram o exame. Para isso, é usada a TRI (Teoria de Resposta ao Item), que estima a dificuldade das questões e avalia o conhecimento dos participantes.

Dessa forma, é comum que estudantes com o mesmo número de acertos da prova tenham notas diferentes. Isso porque é esperado que o candidato acerte questões muito difíceis e acerte também as muito fáceis. Se isso não acontecer, o sistema pode entender que ele chutou a questão e, por isso, dará menos pontos a essa questão na comparação com candidatos que tenham mantido certa coerência esperada.

Outra característica da TRI é não ter um limite inferior ou superior padrão entre as áreas de conhecimento. Isso significa que as proficiências dos participantes não variam entre zero e mil. Os valores máximos e mínimos de cada prova dependerão das características dos itens selecionados.

Já a redação do Enem pode, sim, ter valor 1.000. No momento de corrigi-la, cada corretor precisa analisar a sua redação de acordo com cinco critérios: modalidade escrita, tema e tipo de texto, coerência textual, coesão textual e propostas de intervenção.

Cada uma dessas cinco competências recebe uma nota entre zero e 200 pontos, que somam 1.000 pontos.

Candidatos isentos de taxa de inscrição do Enem e que não compareceram à prova precisam justificar sua ausência para solicitar novamente a isenção no ano seguinte.

A justificativa deve ser feita na mesma página em que são feitos os pedidos de isenção do Enem, na Página do Participante. Ao entrar lá, o estudante deve fazer o seguinte:

Informar CPF, data de nascimento e marcar a figura de segurança solicitada para acessar a área de validação de informações;

Confira se você possui os documentos necessários para justificar a ausência e, se a resposta for sim, clique em "Li e concordo" para continuar;

Informe o motivo da ausência. Cada opção de justificativa conta com a documentação necessária descrita na própria página;

Caso não tenha justificativa, assinale a opção "Não tenho justificativa para comprovar minha ausência" e clique em Continuar;

Faça o upload da documentação nos formatos PDF, PNG ou JPG, com tamanho máximo de 2MB.

Os motivos para justificar a ausência no Enem incluem:

  • Acidente de Trânsito;
  • Assalto ou furto;
  • Casamento;
  • Morte na família;
  • Acompanhamento de cônjuge;
  • Saúde ou emergência médica;
  • Maternidade;
  • Paternidade;
  • Privação de liberdade (prisão);
  • Trabalho;
  • Intercâmbio acadêmico;
  • Atividade curricular.

O Inep anunciou que candidatos que tiveram isenção na prova do Enem 2021, mas não compareceram ao dia da prova, farão o exame em 9 e 16 de janeiro de 2022 - mesma data em que o Enem será aplicado a adultos privados de liberdade e jovens cumprindo medida socioeducativa que inclua privação de liberdade (Enem PPL).

Para os demais participantes do Enem 2021 e que já tiveram a inscrição confirmada, as provas foram aplicadas nos dias 21 e 28 de novembro de 2021. Os resultados do Enem 2021 foram divulgados em dezembro e podem ser conferidos na página do Inep. O Descomplica também disponibiliza o gabarito Enem 2021.

A data de realização do Enem 2022 foi alterada devido à abstenção recorde do exame em 2020, que aconteceu durante a pandemia de Covid-19 e atingiu 55,3% do total de candidatos confirmados. Diante disso, o Ministério da Educação (MEC) manteve a regra que proibia a isenção de taxa a alunos que faltaram às provas na última edição e não apresentaram uma justificativa.

A prova do Enem tem horários padronizados e, geralmente, eles são mantidos em todas as edições. Para o Enem 2021, os horários foram os seguintes:

  • Abertura dos portões: 12h
  • Fechamento dos portões: 13h
  • Início das provas: 13h30
  • Término das provas no 1º dia: 19h
  • Término das provas no 2º dia: 18h30

O horário da prova do Enem 2022 deve se manter o mesmo, já que o tempo de realização da prova presencial e online permanecerá igual.

No primeiro dia, os candidatos têm 5h30 para fazer o exame, ao passo que, no segundo dia, são 5 horas de prova.

O Enem Digital 2022, que representa a terceira edição da modalidade online da prova, será aplicado no mesmo dia que o Enem impresso. A diferença é que, para fazer a prova, será necessário um computador, oferecido pela instituição de ensino na qual o exame será realizado.

Aplicado pela primeira vez em 2020, o Enem Digital chegou com o objetivo de reduzir custos, especialmente com papel e mão de obra. Além disso, ele torna a avaliação mais moderna, dinâmica e interativa.

Entre os anos de 2022 e 2025, o Enem Digital será aprimorado e avaliado pelo Inep, que tem o objetivo de transformar, até 2026, toda a aplicação de provas do Enem em digital.

O Enem Digital 2022 tem o mesmo formato que a prova tradicional. Entretanto, o exame é realizado em computadores, instalados em locais de prova determinados pelo Inep. Sua composição segue a mesma: 180 questões objetivas e uma redação. As questões objetivas são feitas no computador e a redação escrita à mão.

O cartão de confirmação do Enem 2022 fica disponível na Página do Participante dias antes da realização das provas. Ali, o candidato pode acessar o cartão e verificar uma série de informações sobre a prova, como onde ela será aplicada, horários de abertura e fechamento dos portões, bem como a data de cada prova.

Precisa de cartão de confirmação para fazer o Enem?

A resposta é não, mas o Ministério da Educação (MEC) recomenda que o candidato leve uma via impressa para saber todos os detalhes sobre a realização do exame e não correr o risco de errar o local, horário, etc.

Para saber o endereço de onde você fará o Enem 2022, basta acessar a Página do Participante, no site do Inep, e verificar o seu cartão de confirmação, que é divulgado algumas semanas antes da prova.

O passo a passo para descobrir o local da prova do Enem 2022 é o seguinte:

  • Acesse o site Enem e clique na Página do Participante;
  • Responda ao desafio solicitado na página;
  • Insira o seu CPF e senha;
  • Clique na opção Cartão de Confirmação.

No cartão, você encontrará informações como local de prova, data, hora, sala e todos os seus dados!

É muito importante o que pode (e deve) ser levado ao dia de prova do Enem e o que é proibido, não é mesmo? Assim, você evita problemas e imprevistos no exame.

Além de chegar antes ao local da prova, é importante pegar algumas coisas:

  • Documento de identificação com foto (só serão aceitos documentos originais e com foto, como cédulas de identidade, identificação de conselhos de classes, carteira de trabalho, passaporte, certificado de reservista e carteira de habilitação);
  • Caneta preta de material transparente (essa é a única permitida!);
  • Cartão de confirmação impresso;
  • Alimentos e água (prefira os de fácil manuseio, como biscoitos, chocolate e barras de cereal).

O que não pode levar ao Enem?

Alguns itens são proibidos na prova, e obviamente, não podem ser utilizados durante o exame, correndo risco de eliminar o candidato. Vale a pena prestar atenção para não levar nada disso, ok?

  • Canetas de outras cores que não sejam pretas ou com tubo não transparente;
  • Relógio;
  • Lápis, borracha, lapiseira, corretivo e afins;
  • Toucas, bonés ou óculos escuros;
  • Celulares, tablets, calculadoras e outros aparelhos eletrônicos.

Estudantes que prestaram o Enem 2021 saberão o resultado da prova no dia 11 de fevereiro de 2022. A data foi divulgada pelo Inep, que é responsável pela realização do exame, feito em 21 e 28 de novembro.

Com a divulgação do resultado do Enem 2022, os candidatos podem consultar seu boletim com notas individuais em cada uma das provas, feitas em dois dias de exame e sobre conteúdos de Linguagens, Ciências Humanas, Ciências da Natureza, Matemática e Redação.

Com a nota do Enem 2022, o candidato poderá pleitear uma bolsa de estudos pelo SiSU, ProUni ou entrar em faculdades privadas e públicas. As notas também são usadas no Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) e para ingressar em instituições portuguesas que possuam convênio com o Ministério da Educação do Brasil.

A prova do Enem é dividida em dois domingos. No primeiro deles, os candidatos têm cinco horas e meia para responder as questões, preencher o gabarito, fazer a redação e passá-la para a folha de respostas. No segundo domingo do Enem, a duração é de cinco horas.

Os horários do Enem costumam ser os seguintes:

  • 12h: abertura dos portões
  • 13h: fechamento dos portões
  • 13h às 13h30: procedimentos de segurança na sala de prova
  • 13h30: início das provas do Enem
  • 19h: término das provas no primeiro domingo do Enem
  • 18h30: término das provas no segundo domingo do Enem

O Enem é baseado na grade curricular das disciplinas do Ensino Médio. Por isso, as provas têm eixos temáticos que se dividem por áreas, podendo trazer questões de uma só matéria ou de forma interdisciplinar.

As áreas do conhecimento no Enem são divididas assim:

  • Ciências Humanas e suas Tecnologias: História, Geografia, Sociologia e Filosofia
  • Linguagens, Códigos e suas Tecnologias: Português, Língua Estrangeira - Espanhol ou Inglês, Artes, Literatura, Educação Física e Tecnologias da Informação e Comunicação
  • Ciências da Natureza e suas Tecnologias: Física, Química e Biologia
  • Matemática e suas Tecnologias: Matemática
  • Redação

O Enem é composto por 180 questões objetivas e uma proposta de redação. As perguntas objetivas são de múltipla escolha, com cinco alternativas de resposta para cada.

A composição do Enem é a seguinte:

  • 1º dia: 45 questões de Ciências Humanas/ 45 questões de Linguagens e Códigos/ Redação
  • 2º dia: 45 questões de Matemática/ 45 questões de Ciências da Natureza

Algumas disciplinas contam com quadros, histórias em quadrinhos e gráficos em suas perguntas para que o candidato exercite sua capacidade de interpretação textual e visual.

Foto do aluno orador com estrelas ilustrativas ao lado

Aprendi tantas lições no GEP que nunca aprendi na escola

"A importância de manter uma rotina e criar um cronograma que possa de fato fazer com que o meu estudo seja produtivo."

Jenyfer LopesAluna Descomplica

Foto de professores sorrindo

Ainda está com dúvidas?

Gabarito Enem 2021 extraoficial

O Enem é uma prova usada para avaliar o desempenho de estudantes que já passaram pelo Ensino Médio e é o principal método de seleção para universidades em todo o Brasil. A edição 2021 será a segunda realizada nos formatos impresso e digital.


O exame é composto por quatro provas objetivas, com 45 questões cada, e uma redação. As provas são estruturadas em quatro matrizes de referência, uma para cada área de conhecimento, com a redação revelada apenas no dia da prova. A previsão é que em 2026 todos os participantes do exame façam a prova apenas na modalidade digital.


O Gabarito Enem do Descomplica vai te ajudar a antecipar quais foram os seus erros e acertos no teste. Com o nosso simulador, você vai poder avaliar qual a média aproximada da sua nota. Fique atento às instruções de visualização e uso do nosso gabarito e boa sorte. Estamos torcendo por você!