Separe papel, lápis e borracha: Hoje é dia de Sociologia! 🙂 A professora Larissa Rocha vai falar sobre os Principais Sociólogos e você não pode perder! 🙂
Aproveite esse post para conferir o horário da aula e não esqueça de baixar o material de apoio 😀
Sociologia: Principais Sociólogos
Turma da Noite: 19h45 às 20h45, com a professora Lara
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MATERIAL DE AULA AO VIVO
1. Um dos aspectos do fato social é a coerção que ele exerce sobre todos os indivíduos. Em diversas ações que tomamos na nossa sociedade, podemos identificar fatos sociais que aparecem sem que nos demos conta. Qual das ações abaixo pode ser considerada como um fato social?
a) O ato de ir ao estádio de futebol. Todas as mulheres devem, ao menos uma vez, assistir a um jogo de futebol no estádio.
b) O ato de presentear a criança que faz aniversário. Os adultos sabem que se forem convidados para uma festa de criança, é bom levarem um presente para ela.
c) O ato de andar. Toda pessoa deve, obrigatoriamente, saber andar.
d) O ato de ler livros de literatura. Uma pessoa que não lê literatura fica excluída do convívio social.
e) O ato de brincar de peão. Toda criança é socializada mediante o jogo de peão.
2. Segundo Émile Durkheim (1858-1917), os costumes e as ideias existentes na sociedade não fomos nós, individualmente, que fizemos. São produtos da vida em comum e exprimem as necessidades sociais. São mesmo, na sua maior parte, obras de gerações passadas. Segundo as reflexões do autor sobre esse tema, marque a alternativa incorreta.
a) Cada sociedade dispõe de certas regras, normas e leis que existem independentemente dos indivíduos e fazem com que a sociedade se perpetue.
b) As leis e regras sociais existem fora da consciência individual, pairam como que acima de todos, formando uma consciência coletiva que a todos permeia.
c) Os costumes e normas solidificam-se em instituições sociais e essas, por sua vez, são todas as crenças e comportamentos instituídos e essenciais para a coletividade.
d) As transformações das regras e normas sociais ocorrem de forma dialética, em que o processo de mudanças é condicionado principalmente pela interação dos indivíduos na ação-reflexão-ação.
3. A perspectiva weberiana de estudos sociológicos fundamenta-se na possibilidade de o cientista compreender a ação social do indivíduo, ou seja, em atores sociais capazes de conduzir suas próprias ações, que têm motivações e sentidos. Para ele, a ação social e suas diferentes motivações levam a quatro categorias ou tipologias. Assinale as colunas correspondentes às características de cada uma.
1- Ação social racional em relação a fins
2- Ação social racional com relação a valores
3- Ação social tradicional
4- Ação social afetiva
( ) O agente tem motivações e inspirações imediatas como, por exemplo, de medo, de ódio ou entusiasmo.
( ) São modos de condutas que obedecem a estímulos habituais, de modo que ocorrem e são praticadas por vários agentes como um costume.
( ) O agente possui um comportamento fiel às suas convicções como, por exemplo, na política ou no exercício da liberdade religiosa.
( ) O agente disporá de todos os meios necessários para atingir um fim preestabelecido como, por exemplo, quando ele está praticando uma ação no mercado.
A sequência correta é
a) 3, 2, 4, 1.
b) 2, 1, 4, 3.
c) 4, 1, 2, 3.
d) 4, 3, 2, 1.
4. Sobre a sociologia compreensiva de Max Weber, assinale o que for incorreto.
a) Segundo essa perspectiva sociológica, a ordem social impõe-se aos indivíduos como força exterior e coercitiva, submetendo, assim, as vontades desses indivíduos aos padrões sociais estabelecidos.
b) A ação social é entendida como um comportamento dotado de sentido subjetivamente visado e orientado para o comportamento de outros atores.
c) O sociólogo tem como tarefa fundamental a identificação e a compreensão causal dos sentidos e das motivações que orientam os indivíduos em suas ações sociais.
d) As instituições sociais são definidas como resultados de relações sociais estáveis e duráveis, passíveis de serem alteradas a partir de transformações nos sentidos atribuídos pelos indivíduos às suas ações.
5.
Algumas pessoas conseguem mais do que outras nas sociedades – mais dinheiro, mais prestígio, mais poder, mais vida, e tudo aquilo que os homens valorizam. Tais desigualdades criam divisões na sociedade – divisões com respeito a idade, sexo, riqueza, poder e outros recursos. Aqueles no topo dessas divisões querem manter sua vantagem e seu privilégio; aqueles no nível inferior querem mais e devem viver em um estado constante de raiva e frustração […]. Assim, a desigualdade é uma máquina que produz tensão nas sociedades humanas. É a fonte de energia por trás dos movimentos sociais, protestos, tumultos e revoluções. As sociedades podem, por um período de tempo, abafar essas forças separatistas, mas, se as severas desigualdades persistem, a tensão e o conflito pontuarão e, às vezes, dominarão a vida social.
TURNER, Jonathan H. Sociologia: Conceitos e aplicações. São Paulo: Pearson, 2000. p. 111.
(Adaptado).
A observação da figura e a leitura do texto permitem inferir:
a) no plano social, a igualdade humana está explícita em dois setores bem definidos: na Justiça, segundo a qual todos são iguais perante a lei, e na educação, em que todos devem ter oportunidades iguais; essas práticas são vivenciadas pela sociedade brasileira.
b) segundo Karl Marx, aqueles que possuem ou controlam os meios de produção têm poder, sendo capazes de manipular os símbolos culturais através da criação de ideologias que justifiquem seu poder e seus privilégios.
c) a estratificação de classes existe quando renda, poder e prestígio são dados igualmente aos membros de uma sociedade, gerando, portanto, grupos culturais, comportamentais e organizacionais semelhantes.
d) a estratificação, na visão de Karl Marx, mostra que a luta de classes não se polariza entre o ter e o não ter e envolve mais do que a ordem econômica.
6. A questão das classes sociais ocupa um papel fundamental na teoria de Karl Marx. Para ele, existem condicionantes e determinantes na complexa relação entre indivíduo e sociedade e entre consciência e existência social. Considerando as reflexões de Karl Marx sobre esse tema, marque a alternativa incorreta.
a) A luta de classes desenvolve-se no modo de organizar o processo de trabalho e no modo de se apropriar do resultado do trabalho humano.
b) A luta de classes está presente em todas as ações dos trabalhadores quando lutam para diminuir a exploração e a dominação.
c) Em meio aos antagonismos e lutas sociais, o indivíduo pode repensar a realidade, reagir e até mesmo transformá-la, unindo-se a outros em movimentos sociais e políticos.
d) As classes sociais sustentam-se em equilíbrios dinâmicos e solidários, sendo a produção da solidariedade social o resultado necessário à vida em sociedade.
Gabarito
1. B
2. D
3. D
4. A
5. B
6. D
LISTA DE EXERCÍCIOS
1. Segundo Émile Durkheim (1858-1917), os costumes e as ideias existentes na sociedade não fomos nós, individualmente, que fizemos. São produtos da vida em comum e exprimem as necessidades sociais. São mesmo, na sua maior parte, obras de gerações passadas. Segundo as reflexões do autor sobre esse tema, marque a alternativa incorreta.
a) Cada sociedade dispõe de certas regras, normas e leis que existem independentemente dos indivíduos e fazem com que a sociedade se perpetue.
b) As leis e regras sociais existem fora da consciência individual, pairam como que acima de todos, formando uma consciência coletiva que a todos permeia.
c) Os costumes e normas solidificam-se em instituições sociais e essas, por sua vez, são todas as crenças e comportamentos instituídos e essenciais para a coletividade.
d) As transformações das regras e normas sociais ocorrem de forma dialética, em que o processo de mudanças é condicionado principalmente pela interação dos indivíduos na ação-reflexão-ação.
2. Responda.
a) Segundo a sociologia compreensiva de Max Weber, quais são os tipos de ação social?
b) Os exemplos abaixo se referem a qual tipo de ação social? Justifique sua resposta.
1. Pular em uma piscina para tentar salvar o seu filho que está se afogando.
2. Escovar os dentes todos os dias, pela manhã
3. Estudar três horas por dia para o vestibular de dezembro.
4. Abster-se de comer carne como penitência.
3. Max Weber foi um dos autores que procurou compreender a origem do capitalismo. Segundo sua análise, havia, na Europa moderna, uma ética de valorização do trabalho que ajudou a sustentar o capitalismo enquanto modelo econômico. Dado que a sociedade contemporânea continua vivendo em um sistema capitalista, quais das frases a seguir estão diretamente relacionadas a essa ética de valorização do trabalho?
I. “Quem não trabalha também não deve comer”.
II. “Tempo é dinheiro”.
III. “Antes tarde do que nunca”.
IV. “O trabalho dignifica o homem”.
V. “A democracia é um trabalho árduo”.
a) Somente I e IV.
b) Somente II e III.
c) Somente I, II, IV e V.
d) Somente I, II e IV.
e) Somente I e V.
4.
Na tirinha acima, Manolito (personagem da última fala) incorpora a ideologia de uma classe social determinada. Que classe social é essa?
a) O proletariado.
b) A classe média.
c) A burguesia.
d) A classe operária.
e) A classe militar.
Gabarito
1. D
2. a) Segundo Weber, há quatro tipos de ação social: ação tradicional, ação racional com respeito a fins, ação racional com respeito a valores e ação afetiva.
b) 1 – Ação afetiva. O que movimenta o pai é o afeto por seu filho.
2 – Ação tradicional. Isso porque é uma ação cotidiana habitual, profundamente arraigada, que o indivíduo executa de forma quase mecânica.
3 – Ação racional com respeito a fins. Os estudantes tem um fim – passar no vestibular – e com isso age da forma mais eficaz possível para atingir esse fim.
4 – Ação racional com respeito a valores. No intuito de atingir um fim religioso – a purificação –, o indivíduo pratica a penitência.
3. D
4. C