Você tem a intenção de se inscrever no SiSU, mas rolam algumas dúvidas sobre a primeira e segunda opção de curso?
É importante entender como funciona a primeira opção do SiSU e como você escolhe a segunda. Isso porque a segunda opção do SiSU pode decidir o seu futuro e garantir uma vaga no ensino superior, então, se liga!
O programa do Governo, que disponibiliza vagas em universidades federais do Brasil inteiro para estudantes que tenham participado da última edição do Enem, permite que o aluno escolha sua primeira e segunda opções de curso e instituição.
Essas escolhas são muito importantes e envolvem estratégias e detalhes, gerando várias dúvidas nos participantes.
Para sacar tudo sobre as opções de curso e saber como traçar sua estratégia no SiSU, vale muito a pena entender como funciona a segunda opção de curso e por que ela é importante!
Qual é a diferença entre primeira e segunda opção no SiSU?
O SiSU oferece, em todas as suas edições, a possibilidade de o candidato escolher duas opções de cursos.
Essa estratégia é uma forma de lutar pela vaga com a qual você sempre sonhou, ao mesmo tempo em que permite ficar de olho naquele outro curso que você também toparia cursar, apesar de não ser o que mais quer.
É, também, uma solução pra galera que está em dúvida entre dois cursos ou duas universidades! E o melhor é que uma opção não interfere na outra.
Como funciona a primeira opção do SiSU
Sua primeira opção do SiSU deve ser o curso e universidade que você mais quer, sua prioridade. Isso porque, caso você não passe na primeira chamada da primeira opção, ainda pode tentar a lista de espera.
Como funciona a segunda opção do SiSU
A segunda opção de curso precisa ser bem pensada também, já que o candidato que for aprovado na segunda opção não poderá participar da lista de espera da primeira opção.
Pode colocar o mesmo curso nas duas opções do SiSU?
Sim! A segunda opção do SiSU também pode ser uma forma de aumentar suas chances de passar no curso e instituição que você tem certeza de que quer entrar!
Pensa só: existem cursos e instituições que destinam uma quantidade de vagas para cada turno.
Por exemplo: Comunicação Social na UFRJ no turno da manhã é uma vaga e Comunicação Social na UFRJ no turno da noite é outra.
Assim, você pode colocar como opções o mesmo curso na mesma instituição, só que em turnos diferentes!
É super importante ficar de olho nesses detalhes, viu?
Se eu passar na primeira opção do SiSU cancela a segunda?
Sim! Isso porque você tem até o último dia de inscrições do SiSU para alterar suas opções de curso e turno.
Encerrado esse período, serão consideradas as informações que você tiver inserido. A primeira opção conta como seu interesse principal e, por isso, cancela a segunda, caso você seja aprovado.
Se eu passar na segunda opção do SiSU cancela a primeira?
Sim! Você apenas será aprovado na segunda opção do SiSU se não tiver passado na primeira. Então, a alternativa marcada como principal já terá sido descartada.
A lista de espera do SiSU vale para a segunda chamada?
A resposta é sim! A lista de espera é válida apenas para uma das opções de curso selecionadas no ato da inscrição.
Para escolher a opção desejada, você deve entrar no site do sistema e ir em “Boletim do Candidato”. Lá, você seleciona uma das opções de curso.
Entender como funciona a primeira e a segunda opção no SiSU ajuda muito a tomar a melhor decisão e fazer uma escolha sábia.
A gente tá torcendo para que você seja aprovado na primeira chamada da sua primeira opção, viu? Ah, pra saber suas chances, você pode fazer a simulação da nota em nosso simulador SiSU.
Se não rolar e você quiser estudar mais um ano, conheça o nosso cursinho para o Enem. Vale a pena demais!