Chegou o ano de prestar o Enem, hein! E agora? Como montar uma rotina de estudos que seja simples de executar e, ao mesmo tempo, garanta que você está super preparado? Vale a pena saber como fazer um planejamento estratégico que considere tempo, eficiência e resultados.
Por ser muito estressante, o momento de estudar para o Enem costuma dar uma certa dor de cabeça aos alunos. E, se não for bem administrado, esse momento pode render estresse e rendimento abaixo do desejado.
Como a gente quer que você arrebente no exame, separamos algumas dicas pra montar uma rotina de estudos para o Enem. Se liga!
Como começar a estudar para o Enem?
Antes de montar uma rotina de estudos para o Enem, é fundamental considerar as particularidades de cada pessoa. Não há uma rotina de estudos que funcione para todo mundo e, por isso, vale considerar horários, hábitos e preferências de cada pessoa.
Vale a pena organizar os estudos de acordo com suas facilidades, dificuldades e costumes, respeitando seu tempo e sua capacidade.
A seguir, listamos alguns dos pontos que devem ser lembrados na hora de estudar para o Enem:
1. Organize seu local de estudo
Ambiente bagunçado, livros e papéis espalhados pela mesa, cama desarrumada no quarto… A bagunça perturba nossos pensamentos e faz com que tenhamos dificuldade para nos concentrarmos, sabia?
É muito importante reservar um local tranquilo, organizado, limpo e distante de quaisquer distrações para manter uma rotina de estudos.
Outra dica é manter o celular longe. Nada de redes sociais por um tempo, ok? Reserve uma parte do dia para estudar sério e não se renda a essas tentações.
2. Leia atentamente o edital
O Enem tem seu próprio edital, divulgado sempre no início do ano. Vale a pena ficar de olho em todas as informações contidas ali, pois há uma série de dicas sobre matérias que você deve estudar, critérios de avaliação, como fazer a redação, além das regras específicas de aplicação da prova.
3. Avalie suas dificuldades e o peso de cada matéria
Na hora de montar uma rotina de estudos para o Enem, priorize os conteúdos que têm maior peso para o curso que você vai prestar. Quem deseja cursar Medicina, por exemplo, deve focar em Ciências da Natureza.
Por outro lado, quem está concorrendo a uma vaga em Jornalismo deve focar em Linguagens e Ciências Humanas.
Também é importante dar mais atenção às disciplinas que são mais difíceis para você. Reserve um tempo maior para estudá-las durante sua rotina de estudos.
4. Faça um plano de estudos
Crie um cronograma com os conteúdos que precisam ser estudados. Uma dica é montar um plano de estudos separando 4 horas por dia para estudar, dividindo as disciplinas por dias da semana.
Aqui, segue a lógica de dar prioridade para as disciplinas mais relevantes e para as que você tem mais dificuldade.
5. Pratique a redação
A redação tem metade do peso da prova do Enem, sabia? Por isso, ir bem nessa parte pode determinar se você conseguirá ou não uma vaga na faculdade.
Vale treinar a redação durante sua rotina de estudos, considerando principalmente os critérios do Enem. O recomendado é escrever, no mínimo, duas dissertações-argumentativas por semana.
6. Faça simulados passados
Há muitos simulados do Enem disponíveis. Aqui, no Descomplica, você tem simulados do Enem de raça para estudar!
Com eles, você consegue assimilar o funcionamento do Enem, calcular o tempo que demora para resolver cada questão e, claro, testar seus conhecimentos.
Quantas horas por dia devo estudar para o Enem?
A carga horária de estudos para o Enem dependerá de como sua rotina funciona e quais são suas obrigações diárias.
No começo, o ideal é estudar de 2 a 3 horas, pegando o ritmo da rotina de estudos com o tempo. Depois, você vai aumentando a carga aos poucos, até chegar ao ponto ideal.
Quer estudar para o Enem com quem manja do assunto e ter acesso ao melhor cronograma de estudos para o exame? Conheça o cursinho para Enem da Descomplica e venha aprender com a gente!