Após a realização do exame oficial do Enem, todos os anos, existe a possibilidade de solicitar a reaplicação da prova, sabia? Há casos específicos em que o candidato pode fazer o pedido e, na data marcada, realizar o Enem em uma espécie de “segunda chamada”.
Vale ressaltar, no entanto, que a reaplicação do Enem não é algo liberado para todos os estudantes. É preciso se enquadrar na situação de ter tido um imprevisto de saúde antes da data oficial do exame. Problemas logísticos também fazer parte dos motivos pelos quais é possível solicitar a reaplicação do Enem.
Quer saber se você pode solicitar a reaplicação do Enem, como funciona o exame e quando são divulgados os resultados? Se liga nas nossas dicas!
O que é a reaplicação do Enem
O Inep anuncia, todos os anos, uma segunda aplicação da prova do Enem para candidatos que tiveram problemas na primeira prova, seja ela impressa ou digital.
A prova da reaplicação do Enem tem o mesmo formato da primeira, com 180 questões objetivas e uma redação. Ela também é feita em dois dias, porém eles são seguidos em vez de dois domingos como acontece no Enem regular.
Em geral, a reaplicação do Enem é feita no meio da semana e acontece cerca de um mês após o exame oficial.
Na mesma data da reaplicação, o Inep realiza o Enem PPL – prova do Enem aplicada às pessoas que estão privadas de liberdade ou sob medida socioeducativa.
Qual é o formato da reaplicação do Enem
Como dissemos, o exame é aplicado em dois dias seguidos. A programação é a seguinte:
1º dia da reaplicação do Enem
– 45 questões de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias
– 45 questões de Ciências Humanas e suas Tecnologias
– Redação
2º dia da reaplicação do Enem
– 45 questões de Matemática e suas Tecnologias
– 45 questões de Ciências da Natureza e suas Tecnologias
Quem pode solicitar a reaplicação do Enem
Existem alguns motivos aceitos para solicitar a reaplicação do Enem. São eles:
Incidentes logísticos: encaixam-se nessa categoria desastres naturais (que prejudiquem a aplicação devido ao comprometimento da infraestrutura do local;
Falta de energia elétrica (comprometendo a visibilidade da prova pela ausência de luz natural);
Falha no dispositivo eletrônico fornecido ao inscrito que solicitou uso de leitor de tela;
Erro de execução de procedimento de aplicação pelo aplicador, que tenha, comprovadamente, causado prejuízo ao participante, entre outros casos.
Doenças infectocontagiosas: coqueluche, difteria, doença invasiva por Haemophilus influenza, doença meningocócica e outras meningites, varíola, Influenza humana A e B, poliomielite por poliovírus selvagem, sarampo, rubéola, varicela e Covid-19.
Para as duas opções acima, é imprescindível que os participantes forneçam documentos que informem a veracidade das afirmações, de acordo com as exigências que forem feitas pelo Inep.
Tenha acesso ao gabarito Enem da Descomplica e veja a correção completa do exame!
Como e quando pedir a reaplicação do Enem
Após a aplicação da primeira prova, o Inep abre um prazo para os participantes solicitarem a reaplicação em seu site. O pedido pode ser feito para os dois dias de prova ou só para um dia, de acordo com a necessidade de cada participante.
Após solicitar o pedido, o candidato precisa esperar a análise do processo, que é feita individualmente.
Como é a divulgação do resultado da reaplicação do Enem
O resultado do Enem é divulgado no mesmo dia, tanto para quem fez a primeira prova, quanto para os participantes que fizeram a reaplicação e o Enem PPL.
Para o Enem 2022, a reaplicação acontecerá em 10 e 11 de janeiro de 2023.
Os resultados oficiais do Enem e da reaplicação da prova serão divulgados no dia 13 de fevereiro de 2023.
Precisa daquela ajuda pra estudar pro Enem? Se liga no cursinho Descomplica! Nossos professores são irados, com a melhor metodologia e aulas flexíveis pra se adaptar à sua rotina. Só vem!