Blog Descomplica

Quais foram as questões anuladas do Enem 2020?

Questões com dupla interpretação ou que tenham sido mal formuladas podem ser canceladas no Enem. Na edição 2020, duas foram eliminadas.

Atualizado em

Compartilhe

Não é raro que o Enem cancele uma ou mais questões do exame após elas gerarem debates ou causarem dupla interpretação. No Enem 2020, após a divulgação do gabarito, os estudantes perceberam a anulação de duas perguntas: uma sobre Ciências da Natureza e outra em Matemática.

É importante entender o porquê de as questões do Enem terem sido anuladas e como isso impactará na nota final dos candidatos. Por isso, vale a pena conferir em qual caderno de prova elas estavam e como ficam os resultados após essa mudança no Enem 2020.

Quais foram as questões anuladas no Enem 2020

As provas do Enem têm as mesmas questões para todos os candidatos. O que acontece é que a ordem de aplicação varia de acordo com a cor do caderno de questões. 

As duas questões que foram anuladas no Enem 2020 tratavam da alteração cromossômica no café arábica e de probabilidade em uma brincadeira de amigo secreto.

Elas podem ser encontradas nos seguintes cadernos:

  • Prova amarela: questão 114 em ciências da natureza e 141 em matemática
  • Prova azul: questão 135 em ciências da natureza e 157 em matemática
  • Prova cinza: questão 129 em ciências da natureza e 156 em matemática
  • Prova rosa: questão 94 em ciências da natureza e 143 em matemática

A primeira questão anulada no Enem 2020 é a seguinte:

Primeira questão cancelada do Enem 2020 - Artigo: Quais foram as questões anuladas do Enem 2020?

Segundo professores do Descomplica e especialistas, essa pergunta poderia gerar conflito nas respostas. 

Já a questão de Matemática, abaixo, falava sobre probabilidades em uma brincadeira de amigo secreto. Ela também poderia gerar dupla interpretação e, por isso, foi removida.

Segunda questão cancelada do Enem 2020 - Artigo: Quais foram as questões anuladas do Enem 2020?

Como a anulação das questões impacta o resultado da prova

O método Teoria de Resposta ao Item (TRI) aplicado na correção do Enem não considera o número de acertos do candidato, mas, sim, a coerência do seu desempenho, verificando se ele apenas “chutou” ou realmente acertou as perguntas.

Isso significa que, muitas vezes, dois candidatos podem ter acertado o mesmo número de questões e, ainda assim, terem notas diferentes. Se um aluno acertar as 5 questões mais difíceis, mas errou as mais fáceis, o TRI reconhece isso como um chute e sua pontuação é reduzida.

Por outro lado, um candidato que acertou as mais difíceis e as mais fáceis comprova que realmente estudou e, por isso, tem notas maiores.

A anulação das questões não impacta no resultado dos candidatos, uma vez que a anulação vale para todos e o peso dessas perguntas será o mesmo para os estudantes.

A previsão, segundo o Inep, é de que o resultado do Enem 2020 seja divulgado no dia29 de março. Cerca de 60 dias depois, os inscritos poderão ver o espelho da redação.

Como a anulação afeta a reaplicação do Enem 2020

Estudantes que foram diagnosticados com Covid-19 ou outra doença infectocontagiosa nos dias de aplicação do Enem e não puderam comparecer à prova tiveram a chance de pedir a reaplicação do Enem 2020.

Quem tiver o pedido aceito, poderá fazer as provas em 23 e 24 de fevereiro, mas a prova não será impactada pela anulação das questões, uma vez que as questões aplicadas serão outras.

Quer saber tudo sobre o Enem e ainda fazer o melhor curso preparatório? Se liga no Descomplica! Temos os melhores conteúdos e programas de aulas online pra te ajudar a arrasar no exame!

Comentários

ícone de atenção ao erroícone de atenção ao erroícone de atenção ao erro
Quer receber novidades em primeira mão?
Prontinho! Você receberá novidades na sua caixa de entrada.

Veja também

Separamos alguns conteúdos pra você