Blog Descomplica
Foto de um cartão de resposta para ilustrar o texto quem não pode fazer o enem

Descubra quem não pode fazer o Enem

Vale a pena entender quem pode e quem não pode fazer o Enem para saber se você está apto para a prova. Vem com a gente e fique por dentro de tudo!

Atualizado em

Compartilhe

É comum que, antes de prestar o Exame Nacional do Ensino Médio, um estudante fique na dúvida sobre quem não pode fazer o Enem. 

Será que é permitido para todas as idades, quem está no 9º ano pode fazer a prova? Ou, ainda, quem pode realizar o exame de graça?

São muitas as dúvidas sobre esse exame que pode ser a glória ou o pesadelo na vida da galera. 

Mas, para te tranquilizar, queremos dizer que quaaase todo mundo pode prestar o Enem. Ufa! Entretanto, há algumas exceções, mas a gente te explica na sequência!

Quem pode fazer o Enem

De forma geral, qualquer pessoa que esteja no Ensino Médio ou já tenha concluído a graduação pode prestar o Enem. 

Entretanto, há algumas situações particulares que exigem atendimentos diferentes nas provas.

Elas estão previstas no edital do Enem, e incluem deficiências físicas, estudantes hospitalizados ou detentos (que também podem prestar o Enem).

A partir de que série posso fazer o exame?

O Enem é o passaporte da alegria para o Ensino Superior.

Ele permite que o estudante use os pontos obtidos no exame para conseguir bolsa pelo ProUni, acesso a universidades públicas pelo SiSu ou financiamento pelo Fies.

Você pode, também, entrar em universidades privadas com essa nota.

Por isso mesmo, o Enem é super concorrido e todo mundo quer prestar o exame. Então, há algumas regrinhas sobre a partir de qual série é possível fazer o exame.

O Enem só aceita inscrições de alunos que estejam devidamente matriculados no Ensino Médioou que já tenham terminado os estudos.

A boa notícia é que você pode se inscrever como treineiro se não estiver no último ano do Ensino Médio. Assim, já vai treinando para fazer bonito na “hora H”. 

Presos podem fazer a prova?

Sim. O Enem PPL (Exame Nacional do Ensino Médio para Pessoas Privadas de Liberdade) é realizado em um período específico, que difere dos dias do exame geral.

O Enem PPL possui o mesmo grau de dificuldade do Enem “normal”, e as áreas do conhecimento testadas são as mesmas.

E pessoas no 9º ano?

Não, migo! 

Para prestar o Enem, é preciso estar no Ensino Médio. Nos primeiros anos, você pode tentar como treineiro e, no último, prestar o Enem para valer!

Pessoas com deficiência podem fazer a prova?

Sim! Pessoas com deficiência física e/ou mental podem fazer a prova, podendo solicitar atendimento especializado nos seguintes casos:

  • Baixa visão
  • Cegueira
  • Visão monocular
  • Deficiência física
  • Deficiência auditiva
  • Surdez
  • Deficiência intelectual (mental)
  • Surdocegueira
  • Dislexia
  • Déficit de atenção
  • Autismo
  • Descauculia

O candidato deve fazer o requerimento de atendimento especializado quando se inscrever, informando sua condição. 

Grávidas podem fazer o Enem?

Sim! Gestantes podem fazer numa boa. Quem está amamentando também pode! 

Basta informar, no ato da inscrição, que é lactante. Por isso, ela terá atendimento específico e poderá levar um acompanhante adulto nos dias da aplicação do exame.

Esta pessoa ficará em uma sala reservada cuidando do bebê durante a realização da prova. É proibida a presença do bebê e do acompanhante adulto na sala em que a mãe está fazendo o exame. 

Quem está hospitalizado pode fazer o Enem?

Se essa pessoa for escolarizada dentro de um hospital, ou se for um estudante hospitalizado para tratar alguma doença em longo prazo, pode realizar a prova!

Se você se enquadrar nesses casos, pode pedir tratamento específico durante a inscrição, informando qual a condição que motivou o requerimento.

Vale, ainda, apresentar declaração do hospital em que estiver internado(a), dizendo que possui instalações adequadas para a aplicação da prova.

Idosos podem fazer o Enem?

Não há restrição de idade para fazer o exame. Se o candidato idoso precisar de atendimento específico devido a alguma deficiência ou problema de saúde, pode pedir o auxílio da mesma forma que os demais candidatos em situação especial.

O Enem vale como Certificado de Conclusão do Ensino Médio?

A partir de 2017, o Enem não serve mais para obter o Certificado de Conclusão do Ensino Médio.

Para conseguir este certificado, agora é necessário prestar o Encceja (Exame Nacional de Certificação de Jovens e Adultos).

Que tal estudar com os melhores professores e o material mais incrível? Aqui no Descomplica você consegue tudo isso! Vem na nossa que é sucesso total!

Comentários

ícone de atenção ao erroícone de atenção ao erroícone de atenção ao erro
Quer receber novidades em primeira mão?
Prontinho! Você receberá novidades na sua caixa de entrada.

Veja também

Separamos alguns conteúdos pra você