Blog Descomplica

Redação sobre refugiados – veja exemplo e dicas para fazer

Você sabia que a questão dos refugiados pode cair na sua redação? Confira aqui uma redação exemplar para que você mande bem no ENEM!
porDescomplica| 09/10/2015

Compartilhe

Fazer a redação sobre refugiados pode ser uma forma de você começar a praticar pro Exame Nacional do Ensino Médio, não é mesmo? 

Quem já está nos anos finais sabe da importância que é praticar pro Enem porque é através da nota que você tira nesta prova que vai conseguir entrar pro seu curso de ensino superior de ao menos três modalidades, sendo elas pelo Sisu, pelo Fies, e Prouni. 

Neste texto, trouxemos um exemplo de redação sobre refugiados e também ao final do artigo separamos algumas dicas que podem te ajudar a como fazer essa redação. 

Portanto, se quiser saber mais sobre o assunto, basta que você continue a leitura aqui conosco porque separamos um guia super completo pra te ajudar. 

Exemplo de redação sobre refugiados

Uma imagem, recentemente, tomou conta das mídias do mundo inteiro. A de uma criança síria encontrada morta numa praia turca, como resultado de uma tentativa de sua família de fugir de seu país em conflito.

Essa chocante imagem representa uma situação calamitosa enfrentada por muitas pessoas que tentam fugir dos infernos na terra que seus países se tornaram por conta de guerras, ditaduras e embates religiosos, por exemplo.

No entanto, se, por um lado, algumas nações se mostram dispostas a ajudar a resolver esse problema, outras, se esquivam da responsabilidade, causando um grande desequilíbrio.

Por um lado, temos países em desenvolvimento, como o Paquistão e o Irã, que, colocando a ajuda humanitária em primeiro lugar, recebem um grande número de refugiados. Isso porque essas são nações que possuem políticas de migração pouco rígidas. Se fizermos uma análise superficial, não encontramos nisso uma grande questão. 

Falta de solidez

Porém, avaliando profundamente, podemos diagnosticar que, em virtude da falta de solidez de suas estruturas econômicas, políticas e sociais, a presença desses migrantes causa muitos problemas, como a condição de irregularidade e a falta de empregos e moradias. Isso acontece graças à falta de políticas públicas específicas e de assistência.

Por outro lado, há países, como a Inglaterra e a França, que não abrem mão de sua rígida política de migração, muitas vezes fechando os olhos pra esse grande problema. 

Embora alguns consigam refúgio nessas desenvolvidas nações, essa não é a realidade frequente, já que muitas pessoas são impedidas de cruzar a fronteira. 

O que poderia apresentar uma solução, uma vez que esses têm uma maior estrutura interna pra receber os refugiados, consequentemente, tem de ser descartado pelas instituições de apoio internacional.

Temos, portanto, uma realidade dura e um grande problema nas mãos, que tem sido responsabilidade de poucos e frágeis atores mundiais. Precisamos de um equilíbrio. 

Pra tanto, o primeiro passo é organizar conferências a nível internacional, pra planejar o destino dos refugiados, tentando, na medida do possível, incluir os países mais desenvolvidos nessa lista.

Além disso, é de extrema importância que os Estados que se propõem a acolher essas pessoas procurem se estruturar, garantindo políticas públicas específicas pra esse caso. 

Ainda que seja um grande desafio. Só assim podemos impedir que mais pessoas tenham o mesmo destino do menino que fez o mundo chorar.

Como fazer a redação sobre refugiados? 

Existem algumas dicas que vamos deixar logo abaixo e que irão te ajudar a melhorar a sua redação sobre refugiados. 

Veja logo a seguir e, claro, caso tenha alguma dica diferente destas que estamos citando, basta comentar com a gente pra que possa ajudar a outros leitores do nosso blog. 

1. Tenha dados 

O primeiro passo pra começar a escrever a sua redação do Enem é que você tenha dados de grandes portais de notícias. 

Pra isso, é importante se manter atualizado sobre o que está sendo postado por portais como é o caso do CNN, BBC e do G1. 

Segue, abaixo, as notícias que a gente deixou pra te ajudar a se tornar mais atualizado sobre o que está acontecendo em todo o mundo. 

E, claro, se você quiser, pode usar uma delas na parte em que está desenvolvendo o seu texto, isso, com toda certeza, vai deixar a redação ainda mais rica de argumentos. 

2. Revise o conteúdo 

Outra dica é que você faça toda a revisão do conteúdo pra garantir que não vai deixar passar gafes muito graves em relação ao que escrever. 

A gente tem que salientar que até mesmo um dos melhores dos escritores pode, sem querer, deixar passar erros de coesão e coerência, mas você tem que tomar cuidado pra garantir que não vai deixar passar coisas que são muito graves. 

Deixe o seu texto descansar por cerca de 10 minutos e depois volte nele com a cabeça mais relaxada pra resolver e encontrar quais são os novos problemas que irão aparecer nesta revisão. 

Somente então coloque o seu texto pra nova página em branco, que é a que deverá ser entregue. 

E então, tem mais alguma dúvida de como fazer a sua redação sobre refugiados? Portanto, comentei com a gente agora! Até o próximo artigo, a gente te aguarda lá!

Comentários

Milena
Milena
10/10/2015 às 09:54

AMEI a intervenção, Gi!!

ícone de atenção ao erroícone de atenção ao erroícone de atenção ao erro

Milena
Milena
10/10/2015 às 09:54

AMEI a intervenção, Gi!!

ícone de atenção ao erroícone de atenção ao erroícone de atenção ao erro

joao
joao
09/10/2015 às 21:25

achei um nojo. parece uma bricolagem. SEM logica.

ícone de atenção ao erroícone de atenção ao erroícone de atenção ao erro

joao
joao
09/10/2015 às 21:25

achei um nojo. parece uma bricolagem. SEM logica.

ícone de atenção ao erroícone de atenção ao erroícone de atenção ao erro

ícone de atenção ao erroícone de atenção ao erroícone de atenção ao erro
Quer receber novidades em primeira mão?
Prontinho! Você receberá novidades na sua caixa de entrada.

Veja também

Separamos alguns conteúdos pra você

logo descomplica