Blog Descomplica

Mapa mental Centro-Sul Brasileiro: tudo que você precisa saber

Saiba como se dá a formação do Centro-Sul Brasileiro e confira as principais características desse complexo regional neste mapa mental.
porDescomplica| 10/08/2016

Compartilhe

Pessoa escrevendo em um caderno para ilustrar o conteúdo sobre mapa mental região sul

Realize sua prova de geografia após organizar seu mapa mental sobre o Centro-Sul Brasileiro e tirar todas as dúvidas sobre esse  complexo regional. Assim, certamente você irá garantir uma nota 10 na avaliação.

O Brasil é dividido por regiões, ou seja, diferentes territórios segmentados de acordo com critérios específicos. Essa segmentação é definida pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), sendo formada por cinco complexos regionais: Centro-Oeste, Nordeste, Sudeste e Sul. 

Entretanto, há outra subdivisão regional, porém não oficial, que é estabelecida pelas três regiões geoeconômicas do Brasil: a Amazônia, o Nordeste e o Centro-Sul. Os parâmetros utilizados pra essa demarcação são os aspectos naturais e os atributos socioeconômicos. 

O complexo regional Centro-Sul é o mais desenvolvido economicamente e também o mais populoso, sendo a segunda maior região em área de extensão. Acompanhe a leitura pra conseguir criar um mapa mental do Centro-Sul e conhecer um pouco mais sobre ele!

Mapa mental do Centro-Sul Brasileiro 

O Centro-Sul é composto pelas regiões Sul, Sudeste (com a ressalva do norte de Minas Gerais, que faz parte da região geoeconômica do Nordeste) e Centro Oeste (com exceção do norte do Mato Grosso, integrado com a região geoeconômica da Amazônia). 

Além disso, é uma das regiões mais geoeconômicas do país, tendo uma área total de aproximadamente 2 milhões de quilômetros quadrados. 

mapamental-geografia-centro-sul-brasileiro

Mapa mental região sul

Aspectos físicos e naturais

O Centro-Sul apresenta o relevo mais acidentado, no qual predominam as cadeias montanhosas e as zonas de elevadas altitudes, e conta também com três principais tipos de climas: o tropical, o tropical úmido e o subtropical.

No entanto, a oscilação da climática é intensiva, pois existem diversos fatores que influenciam diretamente no clima, como é o caso das variações de latitudes. 

A hidrografia conta com a existência de três bacias hidrográficas: Paraná, São Francisco e Tocantins-Araguaia. 

Aspectos humanos e econômicos 

A região Centro-Sul dispõe das duas maiores metrópoles brasileiras, Rio de Janeiro e São Paulo, e, por esse motivo, tem a maior parte da população do país, registrando, assim, os maiores índices de urbanização e densidades demográficas. 

De maneira geral, podemos destacar diversos atributos importantes do complexo Centro-Sul brasileiro. Entre eles:

  • máximo de centralização da população do país;
  • rigorosa rede de comunicação e transporte;
  • agropecuária mais desenvolvida do país;
  • maior agrupamento de indústrias do país;
  • economia variada;
  • maior produção do PIB.

Com base nessas evidências, é possível afirmar que a região Centro-Sul é a mais avançada economicamente em comparação às demais, sendo também a responsável geral pelo Produto Interno Bruto (PIB) nacional, com aproximadamente 75% do PIB brasileiro.

A economia é criativa e possui um excessivo grau de industrialização, isto é, leva em conta as atividades econômicas, como: desenvolvimento de pesquisas científicas, agropecuária moderna, bancos, entre outros serviços diversificados. 

Além de tudo, é a região que absorve grande parte da renda nacional e expõe as maiores evidências de Desenvolvimento Humano (IDH) do país. 

Por essas e outras razões, podemos considerar o Centro-Sul como o principal complexo regional brasileiro, no que se refere às desigualdades e ao agrupamento de investimentos, fortuna e infraestrutura do país. 

E aí, gostou do conteúdo que trouxemos? Então, que tal conhecer o cursinho preparatório para o Enem da Descomplica?

Comentários

ícone de atenção ao erroícone de atenção ao erroícone de atenção ao erro
Quer receber novidades em primeira mão?
Prontinho! Você receberá novidades na sua caixa de entrada.

Veja também

Separamos alguns conteúdos pra você

logo descomplica