Entre as questões do Enem, os candidatos precisam responder a cinco questões de uma língua estrangeira: inglês ou espanhol.
A escolha da língua é feita pelos próprios candidatos durante a inscrições do Enem, que vão até o dia 14 de junho.
Ainda está em dúvida se escolhe inglês ou espanhol no Enem? Então a gente ajuda a pensar melhor. Confira nossas dicas!
Inglês ou espanhol no Enem?
Afinal, qual é mais fácil: inglês ou espanhol no Enem? Não existe uma resposta pronta para a pergunta, o que deve ser levado em conta é o nível de conhecimento que o candidato tem do idioma.
Então é preciso fazer uma análise da sua bagagem com relação às línguas estrangeiras. Você tem alguma familiariadade com inglês ou espanhol? Já fez cursos de algum destes dois idiomas?
Com as respostas das perguntas você vai conseguir entender com qual das duas sente mais segurança para realizar a prova.
Outra coisa que pode ajudar é olhar as questões de inglês e espanhol que caíram nos anos anteriores.
Como são as questões de língua estrangeira do Enem?
No total são 10 questões de língua estrangeira, cinco de inglês e cinco de espanhol.
Mas calma! O candidato responde apenas as cinco do idioma que escolher na inscrição do Enem. No momento da correção, o sistema leva em consideração apenas a língua escolhida.
Não precisa perder seu tempinho precioso respondendo as cinco perguntas do idioma que não foi escolhido porque elas são desconsideradas.
Apesar de serem idiomas diferentes, as questões inglês e espanhol no Enem tem o mesmo foco: a interpretação de texto.
Então, tenha em mente que você não respoderá perguntas relacionadas à gramática, sendo assim, foque no idioma que você tem mais facilidade de compreensão.
Espanhol é mais fácil que inglês: mito ou verdade?
A grande verdade é que depende! Existem pessoas que têm mais facilidade com um do que com o outro, mas depende da familiaridade com o idioma, como já dissemos.
Uns acham que espanhol é mais fácil pelo nível de proximidade com a Língua Portuguesa, mas é importante lembrar que existem os falsos cognatos, aquelas palavras se assemelham a algumas do português, mas que têm significados diferentes.
E nesse caso, considerar o fato é muito importante, já que as questões são de interpretação.
Preparação para a prova
Caso você não tenha familiadade nem com o inglês e nem com o espanhol, terá que escolher uma mesmo assim. Mas fica em paz, ainda tem tempo de estudar até lá.
Até o último dia de inscrição você pode analisar questões dos anos anteriores para escolher com mais segurança o idioma.
O que acha de se preparar com a nossa ajuda? Temos opções de cursinhos preparatórios para você mandar bem na prova!