A isenção na taxa do Enem pode ajudar no sonho de ser aprovado no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e cursar uma graduação em uma universidade brasileira.
Este ano, por exemplo, quase 2 milhões de estudantes tiveram seus pedidos de isenção para o Enem 2022 aprovados.
Sim! Quando você estiver lendo este texto, o prazo para solicitar sua isenção já terá passado (foi até dia 22 de abril de 2022), mas as informações abaixo serão úteis para você se preparar e não perder o prazo para o próximo exame.
Quem pode pedir isenção para o Enem?
Para ter direito à isenção da taxa de inscrição para o Enem, você precisa preencher um dos seguintes requisitos:
- Cursar a última série do ensino médio em uma escola da rede pública;
- Ter cursado todo o ensino médio em uma escola da rede pública ou como bolsista integral na rede privada. Além disso, você precisa comprovar renda familiar por cabeça igual ou inferior a um salário mínimo e meio;
- Ser de uma família de baixa renda e estar inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico).
Atendido algum dos requisitos acima e comprovada, por documentos, a condição alegada, você precisará informar seus dados, como número do CPF, data de nascimento, endereço de e-mail, número de telefone fixo e/ou celular.
Qual o prazo para pedir a isenção?
Este ano, o prazo para solicitar isenção da taxa de inscrição para o Enem 2022 se estendeu entre os dias 4 e 15 de abril.
Para não perder o próximo prazo, fique de olho nas publicações do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), responsável pela elaboração e aplicação do exame.
O edital com as regras e datas para solicitar isenção da taxa de inscrição para o Enem é divulgado antes do início das inscrições. Por isso, fique alerta!
“O meu pedido de isenção para o Enem 2022 foi reprovado. O que eu faço?”
Nesse caso, seu pedido de isenção deve ter sido reprovado por um dos seguintes motivos:
- Não cumpriu alguma das exigências do edital;
- Não apresentou os documentos necessários para comprovar as informações fornecidas;
- Houve incompatibilidade, contradição ou mesmo falsidade entre as informações fornecidas e os documentos apresentados.
Caso sua solicitação seja reprovada, você poderá entrar com um recurso, que segue regras e prazos estabelecidos no edital de isenção.
Acompanhe o site oficial do exame
O participante que solicitar a isenção da taxa de inscrição para o Enem deve acompanhar todo o processo diretamente no site do Inep. É lá que o resultado do pedido (aprovação ou não) será divulgado. Lembre-se: nenhuma correspondência será enviada à sua casa.
Ah! Se o seu pedido de isenção for aprovado, ainda assim você precisará fazer sua inscrição. São processos distintos. Não confunda e nem perca o prazo!
Agora que você já sabe como solicitar isenção da taxa de inscrição no Enem, prepare sua documentação e foco nos estudos!