Aprofundando um pouco a temática das Regiões do Mundo, o conteúdo fala sobre o subcontinente sulamericano, a América do Sul, no qual nosso país está inserido.
O objetivo deste texto é apresentar para você de maneira rápida, sistemática e eficiente as principais características desse continente riquíssimo e, ao final, apresentar um resumão sobre os tópicos mais importantes.
Conhecendo a América do Sul
Em 1975 explodia na voz de ninguém menos que Ney Matogrosso a música “América do Sul” que fala um pouco sobre a riqueza e diversidade natural do nosso subcontinente (sol, rio, sertão, “terra morena”…):
“Deus salve América do Sul
Desperta, o claro e amado sol.
Deixa correr qualquer rio
Que alegre esse sertão
Essa terra morena, esse calor
Esse campo, essa força tropical. (…)”
(América do Sul, Paulo Machado, 1975)
Bom, é realmente por aí! A América do Sul é uma vasta região localizada a oeste do Oceano Atlântico que cobre aproximadamente 12% da superfície terrestre. Esta vasta extensão territorial é responsável em grande medida pela enorme diversidade natural e social encontrada aqui.
Dessa maneira, a vasta extensão latitudinal do nosso subcontinente tem como consequência uma enorme diversidade climática (tropical, subtropical, temperado, equatorial e semiárido) e vegetal (florestas densas, vegetação semiárida, campos, cerrados…). Isso evidentemente vai influenciar na biodiversidade aqui encontrada.
Apesar de ser considerada “subdesenvolvida”, é uma região rica economicamente e culturalmente. Em grande medida, o subdesenvolvimento pode ser explicado pelas heranças do passado colonial do continente, que durante séculos explorou os recursos naturais e foi responsável pela configuração de um quadro social extremamente desigual.
Os dois maiores países em termos de dimensão territorial são também os dois maiores países da América do Sul são também as duas maiores economias: Brasil e Argentina. Todavia, é importante mencionar que nas últimas décadas, Chile, Peru e Equador apresentaram crescimento bastante expressivo.
Todo esse desenvolvimento, contudo, ainda está atrelado a uma herança do passado colonial: a agroexportação. O principal motor da economia dos países sul americanos é a atividade primária, com destaque para a exportação das chamadas commodities (soja, cana de açúcar, petróleo).
No que tange o setor industrial, os três maiores destaques são Brasil, Argentina e Chile. Sobre a industrialização desses países importa mencionar que tratou-se de um processo conhecido como “industrialização tardia”, ocorrida já próximo da segunda metade do século XX, a partir de estratégias de abertura do capital estrangeiro e tomada de empréstimos, o que causou um enorme endividamento às economias nacionais dos mesmos.
Países da América do Sul
Formam a América do Sul os seguintes países: Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Equador, Guiana, Paraguai, Peru, Suriname, Uruguai e Venezuela.
Guiana Francesa, Ilha de Páscoa, Ilhas Galápagos, Ilhas Geórgia e Sandwich e Ilhas Malvinas não países! São territórios administrativos, isto é, territórios que são administrados por outros países.
Regiões da América do Sul
A regionalização sulamericana subdivide-a em três regiões principais: América Platina; América Andina; Região Amazônica.
Importante lembrar que o Brasil é considerado uma região separada em função de seu tamanho nada modesto!
América Platina
Essa região é composta pela Argentina, Uruguai e Paraguai, todos eles hispanohablantes, abrangendo uma área de aproximadamente 3,3 milhões de km2. Recebe esse nome porque são países banhados pelos rios que formam a Bacia Hidrográfica do Rio Prata, também chamada de Bacia Platina.
América Andina
Já a América Andina, como o nome sugere, refere-se aos países que são atravessados pela Cordilheira dos Andes. São eles: Bolívia, Chile, Colômbia, Equador, Peru e Venezuela.
Região Amazônica
Uma outra regionalização frequente agrupa os países do norte do subcontinente que são cobertos pela floresta Amazônica: Brasil, Guiana Francesa, Suriname, Guiana, Venezuela, Colômbia, Equador, Peru e Bolívia.
Essa região compreende aproximadamente 7 milhões quilômetros quadrados, dos quais 60% estão no Brasil, por isso nosso país é o mais lembrado quando falamos da floresta.
Contudo, é importante não confundir a Amazônia Internacional com a chamada Amazônia Legal, que se refere ao domínio exclusivamente do território brasileiro, conforme o mapa abaixo.
Curiosidades sobre a América do Sul
- Alguns autores não identificam a América do Sul como um continente e sim como um subcontinente, pois, ela faz parte uma massa continental mais dividida em duas partes: as Américas do Norte e do Sul -, ligadas por um istmo (o istmo do Panamá) que é cortado por um canal (o canal do Panamá).
- A Argentina, apesar de viver atualmente uma grava crise econômica, já foi a maior potência da região, muitas vezes sendo identificada como a “europa da América”.
- Entre 1960 e 1990, Brasil, Argentina, Chile e Uruguai viveram ditaduras militares que culminaram em mais de 40 mil mortos.
- Atualmente a economia que mais cresce na região sulamericana é a Bolívia, com crescimento médio de 4%.
- É muito comum confundirmos os termos América Latina e América do Sul. Contudo, é importante distingui-los, pois, o primeiro faz referência ao processo de colonização do continente Americano. Assim, subdivide-se em América Anglo-Saxônica (EUA e Canadá) e América Latina, países colonizados por potências de língua latina (espanhol e português).
Resumo
- A América do Sul é um subcontinente da América.
- Apesar de ser considerada “subdesenvolvida”, é uma região rica economicamente e culturalmente.
- A colonização é um traço do passado ainda bastante presente, sobretudo no que se refere a economia da região, que permanece ainda extremamente dependente de agroexportação e desigualmente distribuídas.
- O Brasil é o maior país e, por isso, constitui uma região separada.
- As outras duas regionalizações são: América Platina (países da bacia platina) e América Andina (países cortados pelos Andes).
E aí, o que achou do conteúdo sobre América do Sul? Muito bom, né? O que acha de continuar estudando sobre diferentes matérias com o cursinho da Descomplica? Corre!