Blog Descomplica
Representação da estrutura do ácido nítrico

Ácido nítrico: conheça a fórmula e os conceito

O ácido nítrico é um ácido de nossa química inorgânica. Muito comum na vida de todo vestibulando. Devido sua força e aplicações, iremos nós deparar com ele a todo momento de nossos estudos.

Atualizado em

Compartilhe

O ácido nítrico é um ácido muito forte da química inorgânica. Sua fórmula molecular é HNO3. Esse ácido é capaz de liberar o seu H+ com muita facilidade, sendo classificado como um ácido forte, pois possui um α maior do que 50%. 

Além de aparecer na química inorgânica. Ele está presente também na química orgânica. Ele faz parte de várias reações orgânicas, como por exemplo na reação de substituição conhecida como nitração. Vamos ver nesse texto a sua estrutura, características, propriedades e algumas aplicações.

Ácido Nítrico

O ácido nítrico é um oxiácido, possui oxigênio em sua estrutura. A sua fórmula molecular é HNO3. Se nós formos montar a sua fórmula estrutural, nós iremos chegar na seguinte estrutura:

estrutura do ácido nítrico

OBS: Não confunda com ácido nitroso (HNO2). Pois esse possui propriedades e características diferentes, como por exemplo a sua força. No caso do ácido nitroso ela é média. Classificamos esse ácido como moderado.

Características do ácido nítrico

Provavelmente a primeira coisa que a gente pensa quando fala em ácido nítrico é a sua força. Ele possui um grau de ionização de 92%, ou seja, forte. A gente não precisa decorar esse valor, nós podemos analisar apenas fazendo a diferença entre o número de oxigênios na fórmula molecular e o número de hidrogênios. Sendo assim, seria simplesmente fazer 3 – 1 = 2. Confirmando que esse ácido é forte, já que o resultado foi maior do que 1.

Lembrete: 

  • Menor que 1 é fraco; 
  • Igual a 1 é moderado; 
  • Maior que 1 é forte.

Outra característica importante é o seu poder de oxidação. O que permite que esse ácido ataque quase todos os metais. Vale ressaltar que o seu manuseio precisa de bastante cuidado. Pois ele também é volátil e corrosivo. Quando nós temos uma solução pura de ácido nítrico, ela é incolor e inodora, porém é muito comum ter algumas impurezas que deixam a solução amarelada.

Algo muito interessante sobre o ácido nítrico é que ele misturado em proporções corretas ao ácido clorídrico, é capaz de formar uma mistura que consegue dissolver até mesmo o ouro. Um metal super inerte, que resiste bastante a reações. Essa mistura é conhecida como água-régia.

Obtenção do ácido Nítrico

O ácido nítrico pode ser obtido de várias formas. Atualmente as indústrias utilizam o processo de Ostwald. Esse método consiste em algumas etapas:

4 NH3 + 5 O2 🡪 4 NO + 6 H2O

2 NO + O2 🡪 2 NO2

3 NO2 + H2O 🡪 2 HNO3 + NO

Simplificadamente nós temos a amônia sendo queimada em telas catalíticas de platina (catalisador) na presença de oxigênio produzindo NO. O NO reage com oxigênio sendo oxidado a NO2, um óxido ácido. E como a gente sabe, um óxido ácido em contato com a água forma um ácido. Nesse caso o nosso ácido nítrico.

OBS: Se nos repararmos nas duas reações de baixo, ela é semelhante à da formação da chuva ácida. E de fato esse NO, NO2 se forem lançados na atmosfera são extremamente poluidores.

Uma outra forma de se obter ácido nítrico é através da reação entre o ácido sulfúrico (H2SO4) e o nitrato de sódio (NaNO3). 

2 H2SO4 + NaNO3 🡪 Na2SO4 + 2 HNO3

Industrialmente o processo de Ostwald é o principal. Podemos ver a segunda técnica mais em laboratórios. 

Aplicações do ácido nítrico

O ácido nítrico possui varias aplicações, vamos ver algumas:

  • Utilizado na fabricação de fertilizantes, produtos com nitrogênio;
  • Presente na fabricação do Nylon 6,6;
  • Presente na fabricação do poliuretano (espumas, tintas, selantes);
  • Presente nas reações de nitração;
  • Fabricação de explosivos (TNT, dinamite);
  • Refino de metais precisos (ouro, prata).

Temos várias outras aplicações, que poder variar muito dependendo da concentração e pureza.

>>> CONHEÇA O CURSINHO PRÉ-ENEM DESCOMPLICA <<<

Comentários

ícone de atenção ao erroícone de atenção ao erroícone de atenção ao erro
Quer receber novidades em primeira mão?
Prontinho! Você receberá novidades na sua caixa de entrada.

Veja também

Separamos alguns conteúdos pra você