Blog Descomplica

Texto literário e texto não literário: como identificá-los?

Confira um super mapa mental sobre Texto Literário, tire todas as suas dúvidas sobre o assunto e prepare-se para o ENEM e vestibulares!

Atualizado em

Compartilhe

Na hora de escrever pra algum cliente ou até mesmo pra si próprio ou pra interpretar um texto em uma prova pro vestibular, a primeira coisa que precisa ser definida é se o texto é literário ou não literário.
Isso porque, será algo que vai decidir o rumo do texto. Ele pode ter um mesmo tema, mas dependendo da forma que for escrito, irá se conectar com o leitor de formas diferentes. Ou seja, tendo a mesma fonte, mas outros objetivos.
Caso tenha dúvidas de qual caminho optar pro seu texto ou de como diferenciar, não se preocupe! A gente vai descomplicar tudo agora e você verá como é bem simples. Vem entender mais!

Texto literário

Criança branca com óculos e cabelo preso em duas tranças lendo um livro sentada em suma de uma pilha de outros livros - texto liuterário
É um tipo de texto feito conforme as normas de literatura, que se preocupa com a função estética e cujo foco é na expressividade de quem escreve. 
É criado através de uma linguagem pessoal, usando lirismo, sendo mais subjetivo e, muitas vezes, usando escrita ficcional. Geralmente, no intuito de entreter o leitor. 
São textos que dependem da habilidade do autor em ser criativo e de sua imaginação. Basicamente, é um texto criado pra provocar emoções em quem for ler. Existem diversas maneiras de escrever um texto literário. Entre elas, estão:

  • Poema;
  • Crônica;
  • Conto;
  • Romance;
  • Fábulas;
  • Roteiros de TV, Cinema e Teatro;
  • Letras de Música.

Principais características do texto literário

Podemos identificar um texto literário através de certos aspectos. Aqui está uma lista de alguns deles pra melhor entendimento.

Aspecto subjetivo

Como dito anteriormente, a subjetividade é um dos recursos usados em um texto literário. Se caracteriza pelo uso da visão pessoal e individual do autor ou do personagem fictício, através de crenças, valores, emoções e sentimentos.
Exemplo: Os meus pais não eram os mais amorosos, não como se via em propagandas de margarina, mas também não eram distantes. 
Havia um equilíbrio ali, apesar de muitas vezes sempre pender mais pra um lado da balança do que pro outro. (A descrição dos pais do personagem está mais ligada às memórias afetivas dele, de como ele se sentia nessa relação).

Ficcionalidade

Esse aspecto é identificado pela criação de mundos e personagens imaginários como base do enredo. 
Exemplo: Amanhã de manhã, estarei de volta ao País dos Espelhos. Dê os meus cumprimentos ao Chapeleiro Louco. (Uso de local e personagens fictícios — Alice no país das Maravilhas). 

Uso de Conotação

É a utilização de sentido representativo no texto ou figurado, podendo ter vários significados dependendo do contexto onde é executado.
Exemplo: O sorriso dela iluminou o meu dia. (O sorriso iluminou o dia da pessoa de forma simbólica, retratado assim pra simplificar que o sorriso de uma pessoa mudou o humor da outra).

Ênfase na função poética da linguagem

Este é guiado a usar elementos que dão mais expressividade ao texto, com utilização de musicalidade, ordens das palavras, entre outros.
Exemplo:
“Todos estes que aí estão
Atravancando o meu caminho,
Eles passarão.
Eu passarinho!”
[Poeminha do Contra, de Mário Quintana] (Uso de rimas e ordem harmônica das palavras).

Interpretação múltipla ou plurissignificação

Homem branco de óculos e camisa vinho dentado com uma caneta na mão - texto literário
Por causa da elevada presença de subjetividade nos textos literários, é aceitável que existam interpretações diversas pra uma mesma passagem. Assim, o destaque é da interpretação pessoal de quem lê.
Exemplo:
“Subiu a construção como se fosse sólido
Ergueu no patamar quatro paredes mágicas
Tijolo com tijolo num desenho lógico
Seus olhos embotados de cimento e tráfego’
[Trecho de Construção, de Chico Buarque] (Alteração das versos pra confundir o leitor/ouvinte).

Texto não literário

Diferentemente de um texto literário, esse tipo tem como objetivo ser utilitário, ou seja, informar, convencer, explicar ou ordenar. Ele faz uso de linguagem impessoal e busca fazer uma representação da realidade tangível.

Principais características e tipos do texto não literário

Relatar fatos reais de modo imparcial e comum, sem figuras de linguagem e outros meios mais elaborados. A intenção aqui é transmitir a informação de forma direta e sucinta pra não confundir quem for ler.
Alguns dos diversos exemplos de textos não literários que podemos citar são:

  • Conteúdos didáticos;
  • Artigos científicos;
  • Dicionários;
  • Reportagens;
  • Receitas culinárias;
  • Manuais de instrução;
  • Bulas de remédios.

 Exemplos de Texto não literário:

  • “O trânsito no sentido centro ficou afetado após o acidente com um caminhão pipa”;
  • “A procura por empregos em home-office continua alta mesmo com a volta do modelo presencial”;
  • “Previsão de chuva forte no fim de semana preocupa moradores e autoridades”;
  • “Quem tem Pós Graduação em Marketing passa ter mais chances no mercado, diz especialista”;

Bora de resumão?

Texto literário é aquele que tem uma função estética, usando da emotividade e, muitas vezes, da ficção pra gerar sentimentos e emoções em quem lê
Pra isso, utiliza alguns recursos dando subjetividade ao que é escrito. Poemas, romances, roteiros de cinema e contos são alguns exemplos de textos literários;
Texto não literário é aquele que recorre a realidade no intuito de informar, instruir, explicar e convencer sem usar nenhum recurso, sendo o mais direto possível.
Conteúdos didáticos, reportagens, receitas culinárias e bulas de remédios são alguns exemplos de textos não literários. Confere só esse mapa mental:
Mapa Mental Descomplica
Gostou do conteúdo? Se ler e compartilhar informações é a sua praia e esse artigo deu vontade de aprender mais, que tal conhecer o nosso curso de Pós Graduação em Docência e Prática de Ensino em Português?
Ou então, você tem interesse em conhecer mais outras áreas, veja os nossos cursos de graduação, os nossos cursos de pós e os cursos livres e escolha qual tem mais a sua cara.
Aqui, na Faculdade Descomplica, você encontra material de ponta, professores experientes em diversas áreas, aulas 100% online e certificado com nota máxima no MEC.
Você ainda terá todo o suporte necessário pro seu desenvolvimento profissional e aulas dinâmicas pra aprender onde e quando quiser. O que você está esperando? Vem pra cá, matricule-se já e dê um up no seu currículo!
Mapa Mental: Texto Literário
Gostou do Mapa Mental sobre Texto Literário? Confira também a lista divertida “3 exemplos de textos que te farão entender a Crônica de uma vez por todas“! Prepare-se para os vestibulares e ENEM com a Família Descomplica! <3
Bons estudos! ;D

Comentários

GABRIELI VITÓRIA DE OLIVEIRA POSSER
GABRIELI VITÓRIA DE OLIVEIRA POSSER
14/04/2024 às 09:30

Me ajudou muito

ícone de atenção ao erroícone de atenção ao erroícone de atenção ao erro

Mirian Menezes Pereira
Mirian Menezes Pereira
24/04/2015 às 14:16

Gosto desse trabalho de vcs ,dedicados e leve na compreensão.Obrigado.

ícone de atenção ao erroícone de atenção ao erroícone de atenção ao erro

ícone de atenção ao erroícone de atenção ao erroícone de atenção ao erro

Hora do Treino de Redação - Linguagens, Códigos e suas Tecnologias

Últimos posts

Quer receber novidades em primeira mão?
Prontinho! Você receberá novidades na sua caixa de entrada.

Veja também

Separamos alguns conteúdos pra você