• Aumentar Fonte
  • Diminuir Fonte
  • Trocar contraste

Como ter autoconfiança? Confira 5 dicas para confiar mais em si mesmo!

Aprender a como ter autoconfiança é imprescindível pra nos tornarmos pessoas mais plenas e livres. Afinal, a maioria de nós está mais empenhada em criticar as próprias limitações do que celebrar as conquistas e competências que possuímos. Assim como comemorar pequenas conquistas em nossas vidas, sempre nos cobrando mais e mais.

Você certamente já passou por algum momento de baixa autoestima e pouca confiança em si próprio, não é mesmo? Este sentimento é mais comum do que você pensa.

A verdade é que há pouco encorajamento no que diz respeito a estimular a nossa autoestima a fim de nos tornarmos pessoas genuinamente autoconfiantes.

No entanto, é preciso dar início a uma cultura de valorização do nosso potencial e das nossas capacidades. Afinal, mais importante do que a confiança que as pessoas depositam em nós, é olharmos pra nós mesmos e confiarmos em quem realmente somos.

Pois, desenvolver uma personalidade autoconfiante e segura de si é um exercício contínuo que requer compromisso consigo mesmo e determinação.

Assim, pra ajudar você a iniciar este processo, elencamos 5 dicas poderosas que, se aplicadas, vão te auxiliar significativamente.

Acompanhe a leitura pra conhecer estas dicas, aprenda a como ter autoconfiança e caminhe rumo à sua melhor versão.

como ter autoconfiança – uma pessoa abraçando a si mesma

Autoconfiança: a capacidade de ter confiança em si mesmo

Afinal, o que é autoconfiança? Talvez você esteja se perguntando isso neste momento e a gente já adianta que a resposta é bem simples: autoconfiança é, de modo geral, a capacidade de ter confiança em si próprio. Sabe aquela história de confiar no próprio “taco”? É sobre isso.

É importante salientar que, embora sejam conceitos semelhantes, autoestima e autoconfiança diferem-se em alguns pontos. A princípio, é necessário estabelecer que a autoestima está mais relacionada à autovalorização, isto é, o gostar de si mesmo.

Por isso, se você nutre respeito e afeto por si próprio, você é, por conseguinte, uma pessoa com autoestima elevada.

A autoconfiança, por sua vez, está ligada à apreciação das suas habilidades e competências.

Ela é uma das molas propulsoras da autoestima, mas concentra-se na confiança em sua capacidade e potencial pra conquistar os seus sonhos e objetivos, como pleitear uma vaga na universidade e conquistá-la, por exemplo.

como ter autoconfiança – uma pessoa triste segurando um espelho

O que causa a falta de autoconfiança?

Um dos grandes entraves pra desenvolver uma personalidade autoconfiante é o medo excessivo que as pessoas têm de falhar.

Já que, desde a nossa infância, aprendemos a enxergar algo de muito problemático no erro. Crescemos, então, acreditando que errar é algo inaceitável e desenvolvemos, dessa forma, milhões de inseguranças e receios.

Em contrapartida, no livro A coragem de ser Imperfeito, a autora americana Brené Brown afirma que “quando errar não é uma opção, não existe aprendizado, criatividade ou inovação”.

Nesse sentido, se permitir errar pode ser extremamente importante pra você explorar as suas habilidades, ampliar as suas perspectivas e, consequentemente, se tornar uma pessoa mais autoconfiante. Experimente!

como ter autoconfiança – uma pessoa feliz com os braços levantados

Qual a importância de desenvolver autoconfiança?

É fundamental que a autoconfiança seja estimulada e desenvolvida, afinal, ela possui implicações em todas as esferas da sua vida.

Assim, você adquire características como espontaneidade, coragem e firmeza em suas decisões. Superar a falta de confiança em você é um passo importante pra atrair mudanças expressivas em sua vida.

Além disso, a autoconfiança também é muito importante pra você conseguir desenvolver outras áreas da sua vida, como:

  • âmbito profissional;
  • saúde emocional;
  • vida pessoal.

Visto isso, o próximo passo é entender como ter mais autoconfiança. Vem com a gente e aprenda agora mesmo!

como ter autoconfiança – profissional sorrindo de braços cruzados no escritório

Como ter autoconfiança e autoestima em 5 passos?

Agora que você já entendeu o que é autoconfiança e qual a importância dela pra sua vida, bora conhecer as valiosas 5 dicas pra melhorar a autoconfiança?

1. Exercite o autoconhecimento

Pra aprender a confiar em si mesmo, você precisa, antes de tudo, conhecer a si mesmo, né? É preciso conhecer as suas qualidades, potencialidades e explorar, também, as suas limitações e vulnerabilidades. A resposta pra como desenvolver autoconfiança está dentro de você. Ache-a!

Não tenha medo de mergulhar pra dentro de você a fim de buscar entender este universo complexo e imenso que você é.

Por isso, entre de cabeça e busque conhecer cada detalhe sobre a sua personalidade. Assim, será mais fácil investir nos seus pontos fortes e aprimorar o que for necessário pra você confiar cada vez mais em si.

2. Evite comparações

A gente sabe que é quase impossível não se comparar com as outras pessoas, especialmente na era digital, em que as redes sociais são vitrines que exibem pessoas perfeitas — ou quase isso.

Entretanto, é importante que você mantenha o foco em seus processos pessoais e evite comparar a sua jornada com a das outras pessoas.

Afinal, somente você conhece o seu ponto de partida e os obstáculos que existem em seu caminho, por isso, valorize os seus esforços e evite se espelhar na jornada de outras pessoas. Cada processo é único, peculiar e valioso. Valorize o seu!

3. Abrace novos desafios

Uma pessoa autoconfiante é, em essência, uma pessoa corajosa e que não tem medo de arriscar. Mas, pra isso, é preciso embarcar em novas aventuras e abraçar novos desafios, sair da zona de conforto mesmo, sabe?

Comece a se arriscar mais, mesmo que os seus primeiros passos sejam tímidos. Ao final deste desafio, você já terá trilhado um caminho importante pra sua formação, o qual, sem dúvidas, vai contribuir muito pra você se tornar uma pessoa mais confiante em si.

4. Cultive uma boa rede de apoio

É muito importante se cercar de pessoas bacanas, que te encorajam e te lembram constantemente das suas qualidades e potencialidades. Busque cultivar relacionamentos saudáveis, os quais compõem uma rede de apoio sólida pra você.

A autoconfiança também é estimulada quando a gente percebe que outras pessoas confiam em nós e valorizam a pessoa que somos, né? Priorize nutrir estes relacionamentos!

5. Invista em conhecimento e aperfeiçoamento

É fato que a gente sente muito mais segurança quando temos domínio sobre assuntos e exercemos com excelência aquilo que fazemos. Por isso, é imprescindível investir constantemente no seu aperfeiçoamento enquanto profissional e galgar passos maiores na sua formação educacional.

E aí, gostou de saber como ter autoconfiança? Então, aproveite pra conhecer os cursos livres do Descomplica e desenvolva ainda mais a sua autoconfiança.