• Aumentar Fonte
  • Diminuir Fonte
  • Trocar contraste

Saiba como estimular a criatividade e aplicar inovação nas suas ideias!

Dois termos muito importantes pra quem está entrando no mercado de trabalho agora são “criatividade” e “inovação”. Afinal, você já deve ter notado a quantidade de novidades que aparecem no nosso dia a dia.

Sempre surgem novos aplicativos, uma tecnologia surpreendente, uma nova forma de realizar determinado trabalho, entre outras inúmeras possibilidades.

Isso ocorre, justamente, porque esses dois conceitos andam lado a lado e são cada vez mais exigidos nas empresas. Pra sair da zona de conforto, saber mais sobre eles e como estimulá-los, preparamos este artigo imperdível. Acompanha aí, viu?!

transcrição no cimento da palavra "ideas"

O que é criatividade e inovação nas empresas?

A criatividade e inovação, em relação, são conceitos relacionados à capacidade evolutiva. Sim, isso mesmo que você leu: eles permitem que as empresas sempre lancem novos produtos e serviços pros clientes. Afinal, o mercado exige, né?

Com consumidores cada vez mais exigentes e concorrentes acelerados nos lançamentos, é necessário encantar os clientes e superar os demais players. Pra isso, é fundamental ter no time pessoas que sejam capazes de oferecer sempre algo novo no dia a dia.

criatividade e inovação - duas lâmpadas

Qual o papel da criatividade e inovação?

Pense em praticamente tudo que está a sua volta nesse momento. Ou melhor, vamos do básico: olhe pro dispositivo que você está utilizando pra ler esse texto, seja smartphone, tablet, seja um computador.

Já existiu um momento na história no qual esses aparelhos não existiam! Pois é, eles só existem, justamente, porque uma pessoa pensou em uma solução pra criar:

  • a linguagem binária;
  • algoritmos;
  • a internet;
  • o celular;
  • a evolução pros dispositivos móveis, entre outros.

Ao pensar em soluções criativas e colocá-las em práticas, foi possível ter a inovação pra termos produtos que hoje estão profundamente incorporados no nosso dia a dia.

criatividade e inovação - pessoa no computador

Qual a relação entre criatividade e inovação?

Muitos ainda acham que criatividade e inovação são a mesma coisa. É o seu caso? Então é hora de tirar a sua dúvida sobre isso. Eles são complementares, mas não são bem sinônimos.

A criatividade é a nossa capacidade de criar. De termos ideias inéditas, que saiam da caixinha, que permitam trazer novas saídas pra problemas antigos. Ela está em nossa mente, faz parte de nós e, acredite, pode sim ser treinada.

a inovação é a ação de criar. É quando você dá forma àquela ideia que estava em sua mente e cujos resultados podem trazer um profundo impacto na vida das pessoas. Assim, a criatividade é responsável pela inovação.

criatividade e inovação - uma lâmpada

Quais as melhores dicas de ações para incentivar a inovação?

E claro que não poderíamos terminar esse artigo sem trazer dicas imperdíveis de como estimular a criatividade e inovação, né? Por isso, vamos trazer dicas matadoras pra estimular seu potencial criativo e ser super bem-sucedido em sua carreira:

  • Observe como as crianças descobrem o mundo: elas sempre acham algum detalhe engraçado, sempre estão questionando as coisas — mesmo que soem óbvias pros adultos —  e não têm vergonha de perguntar quando têm dúvidas;
  • Desenhe: acredite, esse hábito ajuda muito a estimular a criatividade, faça-o sempre que possível!;
  • Comece pequeno: você não precisa pensar em como mudar o mundo. Uma simples mudança que agregue diferencial já pode ser um grande avanço criativo;
  • Invista em um coaching: esse pode ser um pontapé pro seu crescimento e alcance da maturidade;
  • Mexa o corpo: sim, as atividades físicas auxiliam a elevar nosso potencial criativo. Isso porque libera hormônios importantes de bem-estar;
  • Descanse: uma mente ocupada dificilmente vai explorar toda a sua criatividade e, em consequência, não haverá inovação.

A criatividade e inovação possuem uma relação muito íntima e são cada vez mais exigidas nas empresas. Por isso, é importante saber como trabalhá-la no dia a dia!

Quer mais dicas importantes pra potencializar sua carreira? Aí vai uma de brinde: faça cursos que vão ajudar a estimular esses dois potenciais! Conheça nossos cursos livres e saiba mais!