• Aumentar Fonte
  • Diminuir Fonte
  • Trocar contraste

Produtividade no home office: 4 dicas essenciais

Manter a produtividade no home office nem sempre é fácil, mas há formas de facilitar esse caminho.

Em vias gerais, o home office é uma forma de trabalho que permite conectar, remotamente, pessoas e empresas.

Com a pandemia do novo coronavírus, a necessidade de manter o distanciamento físico levou muitas empresas a adotarem esse esquema de trabalho.

O objetivo era manter o funcionamento dos negócios, sem colocar em risco a saúde dos trabalhadores e das pessoas de seu círculo social. Pra tanto, saber como melhorar a produtividade home office é essencial.

Assim, a gente resolveu apresentar 4 dicas valiosas de como melhorar a produtividade home office. Veja quais são as ações práticas que ajudam a qualquer um atingir as metas mais desafiadoras dessa modalidade de trabalho. Bora ler!

produtividade no home office – homem no notebook concentrado

1. Seja organizado

Em primeiro lugar, vale ressaltar que, pra melhorar a produtividade no home office das equipes, quem é líder precisa desenvolver habilidades específicas.

Contextualmente, um dos aspectos mais relevantes é entender como funcionam as rotinas administrativas e, a partir disso, manter a organização e a distribuição das tarefas a fim de atingir as expectativas tanto da empresa quanto das equipes.

Logo, a produtividade no home office pode ser melhorada com um bom planejamento, organização e comprometimento. Pra isso, é necessário reservar tempo pra planejar as atividades propostas pro dia seguinte. 

produtividade no home office – balões de conversa de papel sobre fundo rosa

2. Estabeleça limites para amigos e familiares

Um dos maiores desafios que envolvem o trabalho em casa é conseguir estabelecer limites em relação aos contatos com as pessoas que moram com você. Por conta disso, converse abertamente com eles e explique que você tem compromissos e responsabilidades a cumprir

Assim, ao estabelecer limites pra amigos e familiares, você terá bem mais condições de trabalhar tranquilo e sem preocupações, pois isso vai ajudar a evitar interrupções em momentos inapropriados.

Portanto, a atenção a esses detalhes pode influenciar bastante o seu desempenho e a qualidade de sua rotina.

produtividade no home office – pessoa trabalhando sozinha em um escritório

3. Reserve um lugar confortável para trabalhar

A boa produtividade no home office depende de diferentes fatores. Nessa perspectiva, um dos mais relevantes é a infraestrutura do seu local de trabalho em casa.

Sendo assim, o ideal é reservar um espaço confortável, limpo, arejado e, de preferência, silencioso. Isso pode ser crucial pra obtenção de bons resultados.

produtividade no home office – pessoa fazendo anotações ao lado do notebook

4. Maximize a sua produtividade no home office

Mesmo trabalhando em casa, é possível atingir as metas mais desafiadoras que envolvem essa metodologia de trabalho. Porém, pra maximizar os resultados, é necessário adotar algumas medidas.

Desse modo, procure evitar distrações: manter, por exemplo, as notificações do celular e de redes sociais silenciadas ajuda a manter a concentração e o foco nas atividades.

Como você percebeu, é possível adotar algumas estratégias em sua rotina de trabalho e melhorar a produtividade no home office. Pra tanto, o ideal é avaliar quais são os fatores que mais atrapalham a sua produtividade.

Certamente, a identificação desses pontos será essencial pra tomada de decisão quanto às mudanças necessárias à superação de seus objetivos profissionais.

Gostou deste artigo? Então aproveite a visita e conheça o curso grátis do Descomplica: Sprint Inteligência Emocional e Produtividade no Home Office!