Quer receber materiais gratuitos e conteúdos exclusivos? 😉

Insira seu e-mail e receba todas as novidades sobre o Enem 2019 em primeira mão

O resultado do Sisu: o grande momento!

Como ver o resultado do Sisu

Primeiro de tudo: as inscrições para o Sisu 2019 já tem data! Entre os dia 22 a 25 de janeiro, o candidato poderá participar do processo seletivo. 

Este ano, o Sisu 2019.1 terá chamada regular única e lista de espera. Isso significa que o candidato poderá ser convocado para a primeira ou para a segunda opção de curso. Ainda nesta edição, se o participante for aprovado em uma das opções, não poderá participar da lista de espera da outra. Isso assegura que o processo de chamada regular e preenchimento de vagas ocorra mais rapidamente.

Mas calma, tem mais! Caso não passe em nenhum das opções, você pode escolher uma das listas de espera para se inscrever. Lembrando que esta inscrição também tem prazo definido: ocorre entre os dias 28 de janeiro e 4 de fevereiro.

Por isso, é importante ficar atento aos três dias do processo seletivo. Dependendo das variações de notas de corte, as opções selecionadas à primeira vista devem ser repensadas. Planeje sua estratégia!

Se você for selecionado pelo Sisu, independentemente da opção de curso, parabéns! É só consultar no próprio site os próximos passos para fazer a matrícula, de acordo com a instituição e curso escolhidos. Lembre-se: o Sisu apenas direciona os candidatos às vagas. Depois disso, todo o restante do processo é feito pelas próprias universidades. Por isso, fique ligado nos calendários individuais das instituições!

Critérios de desempate no Sisu

Quando as notas são iguais, o desempate depende de critérios nessa exata ordem (ou seja, se a nota continua empatada no critério 1, segue-se pro 2, e assim por diante):

  1. Quem mandou melhor na Redação;
  2. Quem mandou melhor em Linguagens, Códigos e suas Tecnologias;
  3. Quem mandou melhor em Matemática e suas Tecnologias;
  4. Quem mandou melhor em Ciências da Natureza e suas Tecnologias;
  5. Quem mandou melhor em Ciências Humanas e suas Tecnologias.

Matrícula nas universidades

Você passou, uhu! Agora é a hora de fazer a matrícula e garantir a vaga! As matrículas devem ser feitas pelo candidato na instituição de ensino onde foi chamado, o que significa que o Sisu já cumpriu seu papel, tchau e bença. Fique ligado no site da própria instituição para descobrir local, horário, documentos e procedimentos para fazer sua matrícula. 

Cada universidade tem um jeitinho diferente de proceder nesses casos, por isso não se esqueça de dar uma olhada nos editais! 

Lista de espera do Sisu

Você pode participar da lista de espera para as vagas oferecidas pelo Sisu em apenas um caso:

  1. Você não foi selecionado em nenhuma das suas opções na primeira chamada.

Um ponto importante: existe lista de espera somente para uma opção de curso, ok? Não é possível participar de duas listas de espera simultaneamente.

Para participar, você deve acessar o seu boletim, na página do Sisu, e confirmar seu interesse em participar da lista de espera. Já falamos aqui, mas não custa nada repetir: o período de inscrições da lista de espera ocorrerá entre os dias 28 de janeiro e 4 de fevereiro de 2019.

E, como já explicamos, as próprias instituições de ensino são as responsáveis por fazer a organização da lista e as chamadas que sucedem; acompanhe diretamente com ela as convocações para matrícula!

Transferência de curso

Tá permitido, mas o Sisu não tem nada a ver com isso!

A transferência de curso deve ser solicitada e realizada dentro da própria instituição de ensino. Cada universidade funciona de uma forma, com seus próprios requisitos, prazos e possibilidades – ninguém melhor do que elas mesmas para te indicar o caminho a ser seguido!

Você deve consultar o site das universidades em que estuda ou para a qual passou, e das que pretende solicitar transferência para. Lá, você irá as informações sobre transferência, requisitos, vagas e outros fatores importantes a serem levados em consideração.

Mais sobre enem